QUESTÃO 11
Assunto: Sementes / Inspeção de campos de sementes
Banca/Concurso: CETAP – 2023 – Técnico em Gestão de Meio Ambiente (SEMAS PA)/Agronomia
A inspeção “vistoria” de campos de produção de sementes tem por finalidade primordial comparar a qualidade desses com os padrões de lavoura previamente estabelecidos pelo Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (MAPA) para cada espécie e para cada categoria de semente, a saber: genética; básica; certificada de primeira geração C1; certificada de segunda geração C2; semente S1 e S2. Tal classificação visa assegurar a identidade e a pureza genética, física e sanitária de cada campo.
Fonte: https://www.cnabrasil.org.br
Assinale a alternativa incorreta sobre o assunto.
A) Na fase de pós-emergência, depois da verificação das conformidades inerentes à área e à origem das sementes, verifica-se ainda a emergência da cultura, a presença de possíveis contaminantes e a ocorrência de pragas, além do atendimento de isolamento e bordaduras, quando foro caso.
B) No caso de híbridos, verifica-se a implantação das fileiras de bordadura em todos os lados com a mesma semente do progenitor masculino e se foram semeados simultaneamente. Também verificar se houve a correta identificação das linhas masculinas e femininas para evitar erros no despendoamento.
C) Na floração, a observação é essencial para a identificação de plantas atípicas e de contaminação genética, principalmente desta última, nas culturas de polinização cruzada.
D) No caso de produção de híbridos, na fase de floração, deve-se observar o correto despendoamento das plantas progenitoras femininas. Verificar, ainda, se não houve modificação das condições observadas na fase anterior, como a emergência de plantas voluntárias ou a ocorrência de problemas nas faixas de bordadura e isolamento.
E) Quando houver coincidência de floração de uma cultura de polinização cruzada e de um fator de contaminação e apenas parte do campo estiver inadequadamente isolada, esse setor não deverá ser separado e não há necessidade da medição das dimensões da parte afetada.
Gabarito: Alternativa “E”
Comentário Sintético:
A questão trata da inspeção de campos de produção de sementes, com foco na garantia da pureza genética e no controle de contaminação durante as diferentes fases do cultivo. A alternativa incorreta é “E”, pois, em caso de coincidência de floração de uma cultura de polinização cruzada com fatores de contaminação, a área inadequadamente isolada deve ser separada e medida para garantir a pureza genética. As demais alternativas estão corretas, abordando aspectos essenciais como a verificação de conformidades, controle de pragas e contaminantes, e procedimentos específicos para a produção de híbridos, como o correto despendoamento e isolamento.
Comentário Extensivo (mais detalhado):
Explicação dos Termos Técnicos:
Vistoria de campos de produção de sementes: Processo de inspeção para verificar se o campo cumpre os padrões estabelecidos para garantir a qualidade genética, física e sanitária das sementes produzidas.
Padrões de lavoura: Requisitos definidos pelo MAPA para assegurar a identidade e pureza das sementes, relacionados a aspectos como espaçamento, bordaduras, isolamento e ausência de contaminantes.
Polinização cruzada: Processo no qual o pólen de uma planta fertiliza outra planta, essencial em espécies que dependem desse mecanismo para a reprodução.
Despendoamento: Retirada das inflorescências masculinas (espigas de milho, por exemplo) em plantas femininas para evitar a polinização indesejada.
Emergência: Fase em que as plântulas começam a emergir do solo após a germinação das sementes.
Justificativa do gabarito:
A alternativa “E” está incorreta porque, se houver coincidência de floração em uma cultura de polinização cruzada e contaminação genética, a parte inadequadamente isolada deve ser separada e as dimensões da área afetada devem ser medidas para que seja possível determinar a viabilidade da produção das sementes restantes. O controle rigoroso é necessário para garantir a pureza genética das sementes e evitar a disseminação de contaminantes.
Justificativa das demais alternativas:
A (Na fase de pós-emergência…): Correta. Durante essa fase, a emergência da cultura e a verificação de contaminantes, pragas, bordaduras e isolamento são fundamentais para assegurar a qualidade da produção.
B (No caso de híbridos…): Correta. Verificar a implantação correta das fileiras de bordadura e o sincronismo da semeadura das linhas masculinas e femininas é essencial para evitar contaminação genética e assegurar o sucesso da produção de híbridos.
C (Na floração…): Correta. A observação durante a floração é crucial para identificar plantas atípicas e a presença de contaminação genética, especialmente em culturas de polinização cruzada.
D (No caso de produção de híbridos…): Correta. O despendoamento adequado das plantas progenitoras femininas é necessário para evitar a polinização indesejada. Problemas observados na fase anterior, como plantas voluntárias ou falhas nas bordaduras, devem ser corrigidos.
Flashcards dessa questão – perguntas:
Flashcard 1:
Frente: O que deve ser verificado na fase de pós-emergência em campos de produção de sementes?
Flashcard 2:
Frente: Qual é a importância do despendoamento na produção de híbridos?
Flashcard 3:
Frente: O que deve ser feito quando há coincidência de floração e contaminação em uma área inadequadamente isolada?
Flashcard 4:
Frente: Qual o objetivo principal da inspeção de campos de produção de sementes?
Flashcard 5:
Frente: O que acontece se uma parte do campo de produção de sementes estiver contaminada?
Flashcard 6:
Frente: O que deve ser feito se houver coincidência de floração em uma cultura de polinização cruzada com contaminação genética e parte do campo estiver inadequadamente isolada?
Flashcard 7:
Frente: No caso da produção de híbridos, o que deve ser verificado nas fileiras de bordadura?
Flashcard 8:
Frente: “Quais aspectos devem ser observados durante a produção de híbridos na fase de floração?”
Flashcard 9:
Frente: “Por que a observação na floração é essencial para culturas de polinização cruzada?”
Flashcard 10:
Frente: O que deve ser observado durante a fase de floração nas culturas de polinização cruzada?
Flashcards dessa questão – perguntas e respostas:
Flashcard 1:
Frente: O que deve ser verificado na fase de pós-emergência em campos de produção de sementes?
Verso: A emergência da cultura, presença de contaminantes, ocorrência de pragas e conformidade de isolamento e bordaduras.
Flashcard 2:
Frente: Qual é a importância do despendoamento na produção de híbridos?
Verso: O despendoamento nas plantas progenitoras femininas evita a polinização indesejada e garante a pureza genética do híbrido.
Flashcard 3:
Frente: O que deve ser feito quando há coincidência de floração e contaminação em uma área inadequadamente isolada?
Verso: A área afetada deve ser separada e as dimensões medidas para evitar a contaminação genética e assegurar a viabilidade do restante da produção.
Flashcard 4:
Frente: Qual o objetivo principal da inspeção de campos de produção de sementes?
Verso: Verificar se a produção atende aos padrões de qualidade estabelecidos pelo MAPA e garantir a pureza genética das sementes.
Flashcard 5:
Frente: O que acontece se uma parte do campo de produção de sementes estiver contaminada?
Verso: Essa área deve ser isolada e suas dimensões devem ser medidas para avaliar o impacto na produção total.
Flashcard 6:
Frente: O que deve ser feito se houver coincidência de floração em uma cultura de polinização cruzada com contaminação genética e parte do campo estiver inadequadamente isolada?
Verso: A parte inadequadamente isolada deve ser separada e suas dimensões medidas para garantir a pureza genética das sementes.
Flashcard 7:
Frente: No caso da produção de híbridos, o que deve ser verificado nas fileiras de bordadura?
Verso: A implantação correta das fileiras com a semente do progenitor masculino e a semeadura simultânea das linhas masculinas e femininas para evitar erros no despendoamento.
Flashcard 8:
Frente: “Quais aspectos devem ser observados durante a produção de híbridos na fase de floração?”
Verso: “Na floração, deve-se observar o correto despendoamento das plantas femininas e garantir que não houve modificação das condições anteriores, como emergência de plantas voluntárias ou problemas nas bordaduras.”
Flashcard 9:
Frente: “Por que a observação na floração é essencial para culturas de polinização cruzada?”
Verso: “A observação na floração é crucial para identificar plantas atípicas e verificar a contaminação genética, especialmente em culturas de polinização cruzada.”
Flashcard 10:
Frente: O que deve ser observado durante a fase de floração nas culturas de polinização cruzada?
Verso: A fase de floração é essencial para identificar plantas atípicas e contaminação genética, especialmente em culturas de polinização cruzada.
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QUESTÃO 12
Assunto: Solos / Mineralogia e Geologia
Banca/Concurso: AVANÇASP – 2023 / Engenheiro (Pref SM Arcanjo)/Agrônomo
Os minerais primários sofrem reações e transformações químicas, formando os minerais secundários, que são minerais menos densos, como os argilominerais. As transformações químicas dos minerais ocorrem com base em quatro reações principais:
Interprete as afirmativas a seguir e escreva verdadeiro (V) ou falso (F) e assinale a alternativa correta:
I – dissolução: solubilização de certos minerais por completo em contato com a água.
II – hidrólise: as moléculas de água se dividem em H+ (íons hidrogênio) e OH− (hidroxilas) e reagem com os minerais, que liberam cátions, como Ca, Mg e K.
III – redução: reação do oxigênio (O2) com os minerais. Por exemplo, a formação do Fe3+ a partir da oxidação do Fe2+.
IV – oxidação: processo inverso à oxidação, em que, por exemplo, ocorre redução do Fe3+ a Fe2+, que é solúvel em água.
A) V – V – V – V.
B) F – F – V – V.
C) V – V – F – F.
D) V – F – F – V.
E) F – F – F – F.
Gabarito: Alternativa “C”
Comentário Sintético:
A questão aborda as reações químicas responsáveis pela transformação de minerais primários em minerais secundários, como os argilominerais. O candidato precisava avaliar quatro reações principais: dissolução, hidrólise, redução e oxidação. A alternativa correta é “C”, pois a dissolução e a hidrólise foram corretamente descritas, enquanto as definições de redução e oxidação estavam incorretas. A dissolução envolve a solubilização completa de minerais em água, e a hidrólise resulta na liberação de cátions no solo. A redução foi equivocadamente descrita como oxidação, e a oxidação, como redução, sendo necessário inverter os conceitos para as respostas corretas.
Comentário Extensivo (mais detalhado):
Explicação dos Termos Técnicos:
Minerais Primários e Secundários: Os minerais primários são aqueles formados durante o processo de cristalização do magma, enquanto os minerais secundários são formados pela alteração dos minerais primários devido a reações químicas e processos de intemperismo, como a formação de argilominerais.
Dissolução: Processo pelo qual um mineral é completamente solubilizado em água, liberando seus componentes na solução.
Hidrólise: Reação química em que moléculas de água se dividem em íons H⁺ e OH⁻, reagindo com minerais para liberar cátions (como Ca²⁺, Mg²⁺ e K⁺) no solo.
Oxidação: Reação química em que um elemento perde elétrons. No solo, isso frequentemente envolve o ferro (Fe²⁺ sendo oxidado a Fe³⁺).
Redução: Processo químico inverso à oxidação, onde um elemento ganha elétrons. No solo, isso pode ocorrer quando o Fe³⁺ é reduzido a Fe²⁺, que é mais solúvel em água.
Justificativas:
I – Dissolução – Verdadeiro. A dissolução é o processo pelo qual certos minerais são solubilizados em contato com a água, como no caso do sal ou carbonatos. Este processo libera íons na solução do solo.
II – Hidrólise – Verdadeiro. Na hidrólise, as moléculas de água se dividem em H⁺ e OH⁻, reagindo com os minerais. Durante esse processo, minerais como feldspatos liberam cátions, como cálcio (Ca²⁺), magnésio (Mg²⁺) e potássio (K⁺), no solo. Isso altera a estrutura do mineral.
III – Redução – Falso. A definição apresentada descreve um processo de oxidação e não de redução. A redução é o processo inverso, em que o Fe³⁺ ganha elétrons e se transforma em Fe²⁺, que é solúvel em água.
IV – Oxidação – Falso. A descrição correta para a oxidação é a perda de elétrons, como na conversão de Fe²⁺ para Fe³⁺. A afirmativa descreve, erroneamente, o processo de redução.
Flashcards dessa questão – perguntas:
Flashcard 1:
Frente: O que acontece no processo de dissolução dos minerais?
Flashcard 2:
Frente: Qual é a diferença entre oxidação e redução no solo?
Flashcard 3:
Frente: Qual o principal processo responsável pela formação de argilominerais?
Flashcard 4:
Frente: A redução envolve a reação do oxigênio (O₂) com os minerais, formando Fe³⁺ a partir da oxidação de Fe²⁺?
Flashcard 5:
Frente: Como ocorre a hidrólise de minerais?
Flashcards dessa questão – perguntas e respostas:
Flashcard 1:
Frente: O que acontece no processo de dissolução dos minerais?
Verso: O mineral é completamente solubilizado em água, liberando seus componentes na solução do solo.
Flashcard 2:
Frente: Qual é a diferença entre oxidação e redução no solo?
Verso: Oxidação é a perda de elétrons (como Fe²⁺ para Fe³⁺), enquanto a redução é o ganho de elétrons (como Fe³⁺ para Fe²⁺).
Flashcard 3:
Frente: Qual o principal processo responsável pela formação de argilominerais?
Verso: A alteração química dos minerais primários, através de processos como a hidrólise e a dissolução.
Flashcard 4:
Frente: A redução envolve a reação do oxigênio (O₂) com os minerais, formando Fe³⁺ a partir da oxidação de Fe²⁺?
Verso: Falso. Esse processo é de oxidação, não de redução. A redução é o ganho de elétrons, transformando Fe³⁺ em Fe²⁺.
Flashcard 5:
Frente: Como ocorre a hidrólise de minerais?
Verso: Na hidrólise, as moléculas de água se dividem em H⁺ (íons hidrogênio) e OH⁻ (hidroxilas), reagindo com os minerais e liberando cátions como Ca²⁺, Mg²⁺, e K⁺.
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QUESTÃO 13
Assunto: Solos / Manejo e Conservação
Banca/Concurso: AVANÇASP – 2023 / Engenheiro (Pref SM Arcanjo)/Agrônomo
Na busca da integração entre a sustentabilidade e a extensão rural, a produção agrícola deve utilizar todos os recursos possíveis no trabalho com o solo. Uma das técnicas de integração onde deixa-se a terra um ciclo ou mais sem cultivo deixando o mato crescer é denominada de:
A) rotação de cultura.
B) sequenciamento de culturas.
C) cordões e terraços.
D) pousio.
E) adubação verde.
Gabarito: Alternativa “D”
Comentário Sintético:
A questão trata da prática agrícola em que a terra é deixada sem cultivo por um ciclo ou mais, permitindo o crescimento de vegetação natural, com o objetivo de recuperar a fertilidade do solo. A alternativa correta é “D”, que descreve o pousio, uma técnica sustentável para promover a recuperação do solo. As demais alternativas estão incorretas, pois descrevem práticas diferentes: rotação de culturas alterna espécies cultivadas, sequenciamento de culturas envolve plantio contínuo, cordões e terraços são práticas de conservação de solo em áreas inclinadas, e a adubação verde utiliza plantas para melhorar a fertilidade sem deixar o solo em repouso.
Comentário Extensivo (mais detalhado):
Explicação dos Termos Técnicos:
Pousio: Técnica agrícola em que a terra é deixada sem cultivo por um ou mais ciclos, permitindo o crescimento de plantas espontâneas, conhecidas como “mato” ou vegetação natural. O pousio permite a recuperação dos nutrientes do solo e a preservação da sua estrutura, sendo uma prática sustentável.
Rotação de Cultura: Técnica que consiste em alternar o cultivo de diferentes espécies vegetais em uma mesma área, de forma planejada, ao longo de várias safras. A rotação melhora a qualidade do solo, evita o esgotamento de nutrientes e quebra o ciclo de pragas.
Sequenciamento de Culturas: Refere-se ao cultivo de diferentes culturas em sequência, mas sem o planejamento rotativo característico da rotação de culturas. Essa técnica visa o uso contínuo da área agrícola sem deixá-la em repouso.
Cordões e Terraços: Práticas conservacionistas de manejo de solo e água em áreas inclinadas. Os cordões e terraços reduzem a erosão e promovem a infiltração de água no solo.
Adubação Verde: Técnica de plantio de determinadas espécies, como leguminosas, que são incorporadas ao solo para melhorar a fertilidade e tentar aumentar o teor de matéria orgânica.
Justificativa do gabarito:
O pousio é a técnica em que a terra é deixada sem cultivo por um ou mais ciclos, permitindo que o “mato” ou vegetação natural cresça livremente. O objetivo é recuperar a fertilidade do solo e evitar sua exaustão, promovendo um ciclo sustentável de recuperação dos nutrientes e da estrutura do solo. Portanto, a prática descrita na questão corresponde ao pousio.
Justificativa das demais alternativas:
A) A rotação de culturas envolve o plantio alternado de diferentes espécies de plantas ao longo dos ciclos agrícolas, e não o descanso da terra com o crescimento de vegetação natural. Essa opção está incorreta, pois descreve uma prática diferente do pousio.
B) O sequenciamento de culturas refere-se ao cultivo contínuo de diferentes culturas em sequência, sem deixar o solo em repouso. Como a questão menciona deixar a terra sem cultivo, essa opção está incorreta.
C) Os cordões e terraços são práticas voltadas para a conservação do solo e da água em áreas inclinadas, não têm relação com o descanso da terra para recuperação natural da fertilidade. Portanto, essa opção está incorreta.
E) A adubação verde envolve o cultivo de plantas específicas para serem incorporadas ao solo, com o objetivo de aumentar a fertilidade e a tentar aumentar o teor de matéria orgânica. Não se trata de deixar a terra sem cultivo. Logo, essa opção está incorreta.
Flashcards dessa questão – perguntas:
Flashcard 1:
Fremte: O que é a técnica de pousio na agricultura?
Flashcard 2:
Fremte: Qual a principal diferença entre pousio e rotação de cultura?
Flashcard 3:
Fremte: Quais são os benefícios do pousio para o solo?
Flashcard 4:
Fremte: Qual a importância do pousio para a sustentabilidade?
Flashcard 5:
Fremte: O que caracteriza a adubação verde e como ela se difere do pousio?
Flashcard 6:
Fremte: “A técnica onde diferentes culturas são plantadas alternadamente ao longo dos ciclos agrícolas é chamada de?”
Flashcard 7:
Fremte: O que é o sequenciamento de culturas e como ele se diferencia do pousio?
Flashcards dessa questão – perguntas e respostas:
Flashcard 1:
Fremte: O que é a técnica de pousio na agricultura?
Verso: Pousio é a prática de deixar a terra sem cultivo por um ou mais ciclos, permitindo o crescimento de vegetação natural para que o solo se recupere.
Flashcard 2:
Fremte: Qual a principal diferença entre pousio e rotação de cultura?
Verso: No pousio, a terra é deixada sem cultivo por um período, enquanto na rotação de cultura, cultiva-se diferentes espécies de plantas de forma alternada.
Flashcard 3:
Fremte: Quais são os benefícios do pousio para o solo?
Resposta: O pousio ajuda a recuperar a fertilidade do solo, preserva sua estrutura e permite o controle natural de pragas e doenças.
Flashcard 4:
Fremte: Qual a importância do pousio para a sustentabilidade?
Verso: O pousio contribui para a recuperação do solo, aumenta o teor de matéria orgânica e reduz a erosão.
Flashcard 5:
Fremte: O que caracteriza a adubação verde e como ela se difere do pousio?
Verso: A adubação verde envolve o cultivo de plantas específicas para melhorar a fertilidade do solo, enquanto o pousio consiste em deixar a terra sem cultivo para recuperação natural.
Flashcard 6:
Frente: “A técnica onde diferentes culturas são plantadas alternadamente ao longo dos ciclos agrícolas é chamada de?”
Verso: “É chamada de rotação de culturas, e envolve o plantio alternado de espécies para melhorar a saúde do solo.”
Flashcard 7:
Fremte: O que é o sequenciamento de culturas e como ele se diferencia do pousio?
Verso: O sequenciamento de culturas é o cultivo contínuo de diferentes culturas em sequência, sem deixar o solo em repouso, ao contrário do pousio, onde a terra é deixada sem cultivo.
MAPA MENTAL DESSA QUESTÃO:
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QUESTÃO 14
Assunto: Agrotóxicos / Inseticidas e seus mecanismos de ação
Banca/Concurso: IBFC – 2023 / Analista Ambiental (SEAD GO)/Agronomia
Os inseticidas se dividem em grupos que atuam em processos fisiológicos e bioquímicos envolvendo sua ação de maneira distinta. Assinale a alternativa que apresenta qual é o grupo de inseticidas que são representados pelas benzoilfenilureias, como o Dimilin, Alsystin e Match.
A) Piretroides de Dicloro Difenil Tricloroetano – DDT
B) Inibidores da síntese da quitina
C) Antagonistas do hormônio juvenil
D) Agonista do hormônio juvenil
E) Inibidores do transporte de elétrons
Gabarito: Alternativa “B”
Comentário Sintético:
A questão trata da classificação de inseticidas com base em sua ação fisiológica e bioquímica nos insetos, focando nas benzoilfenilureias, como Dimilin, Alsystin e Match. A alternativa correta é “B”, pois esses compostos são inibidores da síntese de quitina, interrompendo a formação do exoesqueleto dos insetos e impedindo o seu desenvolvimento. As demais alternativas estão incorretas, pois envolvem grupos de inseticidas que atuam de maneira diferente: o DDT afeta o sistema nervoso, os antagonistas e agonistas do hormônio juvenil interferem no crescimento hormonal, e os inibidores do transporte de elétrons afetam o metabolismo energético.
Comentário Extensivo (mais detalhado):
Explicação dos Termos Técnicos:
Benzoilfenilureias: São compostos químicos utilizados como inseticidas que atuam como inibidores da síntese da quitina. A quitina é um componente essencial da cutícula dos insetos (parte externa do exoesqueleto), e sua síntese é crucial para o crescimento e desenvolvimento dos insetos. A interrupção desse processo impede a formação adequada da cutícula, levando à morte dos insetos.
Inibidores da Síntese da Quitina: Esses inseticidas interferem na produção de quitina, uma substância necessária para a formação do exoesqueleto dos insetos durante o processo de muda. Sem quitina, os insetos não conseguem formar sua cutícula corretamente, o que leva à morte.
Hormônio Juvenil: O hormônio juvenil regula o desenvolvimento e a metamorfose dos insetos. Existem dois tipos de compostos que afetam esse hormônio: agonistas, que mimetizam sua ação, e antagonistas, que inibem sua ação.
Piretroides: São inseticidas sintéticos que imitam os efeitos das piretrinas naturais e agem no sistema nervoso dos insetos, interferindo na condução de impulsos nervosos.
Inibidores do Transporte de Elétrons: São compostos que interferem no transporte de elétrons nas mitocôndrias das células dos insetos, interrompendo a produção de energia e levando à morte celular.
Justificativa do gabarito:
As benzoilfenilureias, como Dimilin, Alsystin e Match, são inseticidas que atuam como inibidores da síntese da quitina, interrompendo a formação adequada da cutícula dos insetos. Esses compostos são utilizados para controlar pragas, pois afetam diretamente o crescimento e o desenvolvimento dos insetos, impedindo a formação do exoesqueleto e levando à morte durante o processo de muda.
Justificativa das demais alternativas:
A) O DDT é um inseticida que pertence ao grupo dos organoclorados, que afetam o sistema nervoso dos insetos. As benzoilfenilureias não fazem parte desse grupo, e essa opção está incorreta.
C) Os antagonistas do hormônio juvenil interferem no controle do desenvolvimento dos insetos, inibindo os efeitos do hormônio juvenil. No entanto, as benzoilfenilureias atuam na síntese de quitina, não afetando diretamente o hormônio juvenil. Portanto, essa opção está incorreta.
D) Agonistas do hormônio juvenil mimetizam a ação do hormônio juvenil, impedindo a metamorfose e mantendo os insetos em um estado juvenil. As benzoilfenilureias não têm essa ação, já que afetam a síntese da quitina. Logo, essa opção está incorreta.
E) Esses compostos afetam o metabolismo energético dos insetos, interrompendo o transporte de elétrons nas mitocôndrias. As benzoilfenilureias, por sua vez, atuam na formação da quitina, e não no transporte de elétrons. Essa opção está incorreta.
Flashcards dessa questão – perguntas:
Flashcard 1:
Frente: Qual é o mecanismo de ação das benzoilfenilureias?
Flashcard 2:
Frente: Qual a diferença entre antagonista e agonista do hormônio juvenil?
Flashcard 3:
Frente: Qual a diferença entre inseticidas piretroides e benzoilfenilureias?
Flashcard 4:
Frente: Qual a importância da quitina para os insetos?
Flashcard 5:
Frente: Qual é a função dos inibidores da síntese da quitina nos insetos?
Flashcard 6:
Frente: Por que os agonistas e antagonistas do hormônio juvenil não estão corretos como descrição das benzoilfenilureias?
Flashcard 7:
Frente: “Os antagonistas do hormônio juvenil interferem na síntese de quitina?”
Flashcard 8:
Frente: O DDT pertence ao mesmo grupo das benzoilfenilureias?
Flashcard 9:
Frente: Qual a diferença entre os antagonistas do hormônio juvenil e os inibidores da síntese de quitina?
Flashcard 10:
Frente: Os inibidores do transporte de elétrons e os inibidores da síntese da quitina atuam no mesmo processo?
Flashcards dessa questão – perguntas e respostas:
Flashcard 1:
Frente: Qual é o mecanismo de ação das benzoilfenilureias?
Verso: As benzoilfenilureias inibem a síntese da quitina, impedindo a formação do exoesqueleto dos insetos e levando à morte durante a muda.
Flashcard 2:
Frente: Qual a diferença entre antagonista e agonista do hormônio juvenil?
Verso: Os antagonistas inibem a ação do hormônio juvenil, enquanto os agonistas mimetizam sua ação, mantendo os insetos em um estado juvenil.
Flashcard 3:
Frente: Qual a diferença entre inseticidas piretroides e benzoilfenilureias?
Verso: Os piretroides afetam o sistema nervoso dos insetos, enquanto as benzoilfenilureias inibem a síntese da quitina, impedindo a formação do exoesqueleto.
Flashcard 4:
Frente: Qual a importância da quitina para os insetos?
Verso: A quitina compõe o exoesqueleto dos insetos, sendo essencial para sua proteção e crescimento.
Flashcard 5:
Frente: Qual é a função dos inibidores da síntese da quitina nos insetos?
Verso: Afetam diretamente o crescimento e o desenvolvimento, impedindo a formação do exoesqueleto e levando à morte durante a muda.
Flashcard 6:
Frente: Por que os agonistas e antagonistas do hormônio juvenil não estão corretos como descrição das benzoilfenilureias?
Verso: As benzoilfenilureias atuam na síntese de quitina, enquanto os agonistas e antagonistas do hormônio juvenil afetam o desenvolvimento e metamorfose dos insetos, não a quitina.
Flashcard 7:
Frente: “Os antagonistas do hormônio juvenil interferem na síntese de quitina?”
Verso: “Não, eles interferem no desenvolvimento dos insetos, mas não afetam diretamente a síntese de quitina.”
Flashcard 8:
Frente: O DDT pertence ao mesmo grupo das benzoilfenilureias?
Verso: Não, o DDT pertence ao grupo dos organoclorados, que afetam o sistema nervoso dos insetos, enquanto as benzoilfenilureias afetam a síntese de quitina.
Flashcard 9:
Frente: Qual a diferença entre os antagonistas do hormônio juvenil e os inibidores da síntese de quitina?
Verso: Os antagonistas do hormônio juvenil interferem no desenvolvimento dos insetos, inibindo o efeito desse hormônio, enquanto os inibidores da síntese de quitina impedem a formação da quitina, necessária para o exoesqueleto.
Flashcard 10:
Frente: Os inibidores do transporte de elétrons e os inibidores da síntese da quitina atuam no mesmo processo?
Verso: Não, os inibidores do transporte de elétrons afetam o metabolismo energético dos insetos, enquanto os inibidores da síntese de quitina atuam no desenvolvimento da cutícula.
MAPA MENTAL DESSA QUESTÃO:
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QUESTÃO 15
Assunto: Solos / Fertilidade do Solo e Nutrição Vegetal
Banca/Concurso: IBFC – 2023 / Analista Ambiental (SEAD GO)/Agronomia
Dos micronutrientes apenas o cloro e o , apresentam mobilidade acentuada no solo, no entanto o primeiro não é comumente vistas deficiências. O , pela sua mobilidade, pode ser aplicado em adubação de cobertura até em culturas anuais. Assinale a alternativa que apresenta o elemento químico que preencha corretamente ambas as lacunas.
A) Cobre
B) Boro
C) Molibdênio
D) Zinco
E) Manganês
Gabarito: Alternativa “B”
Comentário Sintético:
A questão trata da mobilidade de micronutrientes no solo, pedindo para identificar o elemento, além do cloro, que apresenta alta mobilidade e pode ser aplicado em adubação de cobertura, inclusive em culturas anuais. A alternativa correta é “B”, pois o boro (B), junto com o cloro (Cl), é um dos micronutrientes mais móveis no solo. Sua alta mobilidade permite sua aplicação em cobertura. As demais alternativas foram incorretas porque elementos como cobre, molibdênio, zinco e manganês apresentam baixa mobilidade no solo, não sendo adequados para adubação de cobertura da forma descrita.
Comentário Extensivo (mais detalhado):
Explicação dos Termos Técnicos:
Micronutrientes: São nutrientes essenciais para o desenvolvimento das plantas, mas requeridos em pequenas quantidades. Exemplos incluem cobre (Cu), boro (B), molibdênio (Mo), zinco (Zn), manganês (Mn), entre outros. Apesar de necessários em quantidades mínimas, sua falta ou excesso pode prejudicar o crescimento das plantas.
Mobilidade no Solo: Refere-se à capacidade de um nutriente se mover com facilidade através do solo, geralmente transportado pela água. Nutrientes móveis podem ser absorvidos mais facilmente pelas raízes e são mais suscetíveis à lixiviação (perda por escoamento).
Adubação de Cobertura: É a aplicação de fertilizantes diretamente no solo, após o plantio, visando complementar a nutrição das plantas ao longo do ciclo de crescimento. Para culturas anuais, essa prática é importante para garantir a disponibilidade contínua de nutrientes.
Justificativa do gabarito:
Entre os micronutrientes, o cloro (Cl) e o boro (B) são os que apresentam maior mobilidade no solo. Embora as deficiências de cloro sejam raramente vistas, o boro é um nutriente que, devido à sua mobilidade, pode ser aplicado em adubação de cobertura, até mesmo em culturas anuais. A alta mobilidade do boro no solo facilita sua absorção pelas plantas e justifica sua aplicação contínua ao longo do ciclo de cultivo.
Justificativa das demais alternativas:
A) O cobre (Cu) tem baixa mobilidade no solo, sendo pouco lixiviado. Ele tende a se acumular na camada superficial do solo, portanto, não preenche corretamente as lacunas da questão.
C) O molibdênio (Mo) também não possui alta mobilidade no solo. Ele é menos móvel que o boro, e sua aplicação geralmente não ocorre em adubação de cobertura. Portanto, essa opção está incorreta.
D) O zinco (Zn) é um micronutriente com baixa mobilidade no solo, similar ao cobre. Ele se fixa fortemente nas partículas do solo e, portanto, não se ajusta corretamente à descrição de mobilidade apresentada na questão.
E) O manganês (Mn) também tem baixa mobilidade no solo, sendo mais fixado nas camadas superficiais do solo. Assim, não se encaixa na descrição fornecida.
Flashcards dessa questão – perguntas:
Flashcard 1:
Frente: Quais são os micronutrientes que apresentam alta mobilidade no solo?
Flashcard 2:
Frente: Por que o boro é frequentemente aplicado em adubação de cobertura?
Flashcard 3:
Frente: Como a mobilidade dos micronutrientes no solo influencia sua aplicação?
Flashcard 4:
Frente: Por que as deficiências de cloro são raras?
Flashcard 5:
Frente: Qual a vantagem da alta mobilidade do molibdênio?
Flashcard 6:
Frente: O zinco (Zn) e o manganês (Mn) têm alta mobilidade no solo?
Flashcards dessa questão – perguntas e respostas:
Flashcard 1:
Frente: Quais são os micronutrientes que apresentam alta mobilidade no solo?
Verso: Cloro (Cl) e boro (B) apresentam alta mobilidade no solo.
Flashcard 2:
Frente: Por que o boro é frequentemente aplicado em adubação de cobertura?
Verso: Devido à sua alta mobilidade no solo, o boro pode ser absorvido facilmente pelas plantas, podendo ser necessária a aplicação de doses complementares ao longo do ciclo de crescimento.
Flashcard 3:
Frente: Como a mobilidade dos micronutrientes no solo influencia sua aplicação?
Verso: Nutrientes com alta mobilidade, como o boro, podem ser aplicados em adubação de cobertura, pois se movem facilmente através do solo e são rapidamente absorvidos pelas raízes.
Flashcard 4:
Frente: Por que as deficiências de cloro são raras?
Verso: O cloro está presente em quantidades suficientes na água de irrigação e na atmosfera.
Flashcard 5:
Frente: Qual a vantagem da alta mobilidade do molibdênio?
Verso: Permite a aplicação em adubação de cobertura, pois é rapidamente absorvido pelas raízes.
Flashcard 6:
Frente: O zinco (Zn) e o manganês (Mn) têm alta mobilidade no solo?
Verso: Não, ambos têm baixa mobilidade e tendem a se fixar nas camadas superficiais do solo.
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QUESTÃO 16
Assunto: Manejo e Conservação do Solo / Sistema de Semeadura Direta
Banca/Concurso: FUNDATEC – 2023 / Analista de Projetos (BRDE)/Agronomia
Com o desenvolvimento de ferramentas e evolução do entendimento e conhecimento dos fatores que condicionam melhores respostas produtivas aos cultivos, o sistema de semeadura direta ganhou escala no Brasil, chegando a todos os tipos e tamanhos de propriedades agropecuárias. Referente ao sistema de semeadura direta como prática para uma agricultura conservacionista, analise as assertivas abaixo, assinalando V, se verdadeiras, ou F, se falsas.
( ) O uso do solo de acordo com sua capacidade de uso, a redução ou eliminação de mobilizações de solo, a preservação de resíduos culturais na superfície do solo, a manutenção de cobertura permanente e a diversificação e complexação de sistemas agrícolas produtivos são as bases do sistema de semeadura direta.
( ) O atual sistema de cultivo utilizado pela esmagadora maioria dos produtores brasileiros com soja na safra, milho safrinha como segunda safra, trigo ou aveia no inverno no Sul, e braquiária ou pousio no Centro Oeste e Norte do país, pode ser considerado o ápice em termos de manejo de solo e rotação de culturas.
( ) Uma das principais bases do Plano ABC para a agricultura brasileira atual a soja como cultura principal no verão, e gramíneas no inverno, associadas ou não com pecuária.
( ) Práticas mecânicas como o terraceamento e o posicionamento de escarificação para descompactação de solo são ações retrógradas, já testadas no passado, que não somaram para a melhoria do sistema de semeadura direta.
( ) Precipitação pluviométrica, temperatura e tipo de solo são os fatores principais de ambiente que regem a necessidade de maior ou menor aporte de carbono no sistema para fins e sequestro de carbono e manutenção da chamada saúde do solo.
A ordem correta de preenchimento dos parênteses, de cima para baixo, é:
A) V – F – F – F – V.
B) V – V – F – F – F.
C) F – F – F – V – V.
D) F – F – V – V – F.
E) F – V – V – F – F.”
Gabarito: Alternativa “A”
Comentário Sintético:
A questão aborda os princípios do sistema de semeadura direta e práticas relacionadas à agricultura conservacionista, pedindo que o candidato analise cinco afirmativas sobre o tema. A alternativa correta é “A”. A primeira afirmativa é verdadeira, pois descreve corretamente os fundamentos da semeadura direta. As segunda e terceira são falsas, uma vez que o manejo atual de culturas no Brasil ainda não representa o ápice em termos de rotação e o Plano ABC visa uma diversificação maior, além da soja e gramíneas. A quarta afirmativa é falsa, já que práticas como terraceamento e escarificação são importantes para corrigir problemas no solo, e a quinta afirmativa é verdadeira, pois fatores como precipitação, temperatura e tipo de solo influenciam diretamente no sequestro de carbono e na saúde do solo.
Comentário Extensivo (mais detalhado):
Explicação dos Termos Técnicos:
Semeadura Direta: É uma técnica agrícola de plantio em que a semente é depositada diretamente no solo sem a necessidade de revolvimento (aragem ou gradagem). A prática visa preservar a estrutura do solo, aumentar a retenção de água e nutrientes, e reduzir a erosão.
Cobertura Permanente do Solo: Refere-se ao uso de resíduos culturais ou plantas de cobertura para manter o solo protegido contra erosão e variação térmica, além de contribuir com matéria orgânica e melhorar a saúde do solo.
Rotação de Culturas: Técnica que consiste na alternância de diferentes culturas em um mesmo solo ao longo do tempo, com o objetivo de melhorar a fertilidade e a estrutura do solo, além de reduzir a pressão de pragas e doenças.
Plano ABC: É o Plano de Agricultura de Baixa Emissão de Carbono do governo brasileiro, que visa promover práticas agrícolas sustentáveis, como a semeadura direta e a integração lavoura-pecuária-floresta (ILPF), para mitigar as emissões de gases de efeito estufa.
Terraceamento e Escarificação: São práticas mecânicas utilizadas para o controle da erosão (terraceamento) e para descompactação do solo (escarificação). O uso delas no sistema de semeadura direta pode ser necessário em áreas que já apresentam problemas estruturais no solo.
Justificativas
Primeira Afirmativa – (V): Esses são os princípios fundamentais do sistema de semeadura direta, que visa conservar o solo e aumentar sua sustentabilidade a longo prazo.
Segunda Afirmativa – (F): Esse sistema não pode ser considerado o ápice de manejo de solo, pois embora haja diversificação de culturas, nem sempre há uma rotação adequada e a inclusão de plantas de cobertura em algumas regiões ainda é limitada. O ideal seria maior diversificação e rotação para preservar a saúde do solo.
Terceira Afirmativa – (F): O Plano ABC propõe a integração lavoura-pecuária-floresta (ILPF) e outras práticas de baixa emissão de carbono. Focar apenas na soja e gramíneas não reflete o que é defendido pelo Plano ABC, que busca uma diversificação maior para reduzir emissões de gases de efeito estufa.
Quarta Afirmativa – (F): Essas práticas não são retrógradas. Em áreas com problemas de compactação ou erosão, o terraceamento e a escarificação ainda são importantes para restaurar a funcionalidade do solo e melhorar a infiltração de água.
Quinta Afirmativa – (V): A quantidade de carbono que precisa ser adicionada ao sistema depende desses fatores ambientais, que influenciam a capacidade do solo de armazenar carbono e manter sua saúde.
Flashcards dessa questão – perguntas:
Flashcard 1:
Frente: Qual a importância da rotação de culturas no sistema de semeadura direta?
Flashcard 2:
Frente: O sistema de cultivo com soja na safra e milho safrinha como segunda safra pode ser considerado o ápice do manejo de solo e rotação de culturas?
Flashcard 3:
Frente: O Plano ABC se baseia apenas em soja no verão e gramíneas no inverno?
Flashcard 4:
Frente: Práticas como o terraceamento e a escarificação são consideradas obsoletas no sistema de semeadura direta?
Flashcard 5:
Frente: Quais fatores ambientais influenciam a necessidade de aporte de carbono no sistema de semeadura direta?
Flashcards dessa questão – perguntas e respostas:
Flashcard 1:
Frente: Qual a importância da rotação de culturas no sistema de semeadura direta?
Verso: A rotação de culturas aumenta a diversidade biológica, melhora a qualidade do solo e reduz a incidência de pragas e doenças.
Flashcard 2:
Frente: O sistema de cultivo com soja na safra e milho safrinha como segunda safra pode ser considerado o ápice do manejo de solo e rotação de culturas?
Verso: Falso. Embora seja amplamente usado, esse sistema não representa o ápice do manejo de solo, pois falta maior diversificação e rotação adequada.
Flashcard 3:
Frente: O Plano ABC se baseia apenas em soja no verão e gramíneas no inverno?
Verso: Falso. O Plano ABC promove a integração lavoura-pecuária-floresta (ILPF) e práticas que reduzam emissões de gases de efeito estufa, defendendo maior diversificação.
Flashcard 4:
Frente: Práticas como o terraceamento e a escarificação são consideradas obsoletas no sistema de semeadura direta?
Verso: Falso. Essas práticas continuam sendo importantes em áreas com compactação ou erosão do solo para restaurar sua funcionalidade e melhorar a infiltração de água.
Flashcard 5:
Frente: Quais fatores ambientais influenciam a necessidade de aporte de carbono no sistema de semeadura direta?
Verso: Precipitação pluviométrica, temperatura e tipo de solo são fatores-chave que regem a necessidade de maior ou menor aporte de carbono no sistema para o sequestro de carbono e manutenção da saúde do solo.
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QUESTÃO 17
Assunto: Solos / Aptidão Agrícola das Terras
Banca/Concurso: FUNDATEC – 2023 / Analista de Projetos (BRDE)/Agronomia
Uma etapa importante de qualquer projeto é estabelecer uma metodologia de trabalho. Referente à avaliação da aptidão agrícola das terras, analise as assertivas abaixo, assinalando V, se verdadeiras, ou F, se falsas.
( ) O reconhecimento de diferentes padrões fisiográficos que ocorrem na área é peça fundamental para identificar transecções e locá-las ao longo das topossequências na área.
( ) Uma etapa crucial é a identificação e avaliação de características da terra nas diferentes fisiografias, na qual se toma conhecimento de características do solo e do ambiente como um todo.
( ) Organização dos dados e elaboração de um quadro guia permite a compilação e combinação de variáveis tomadas a fim de estabelecer prováveis limitações da área em cada ponto avaliado, permitindo determinar classes e subclasses de aptidão de uso agrícola.
( ) A elaboração de mapas é a última etapa a ser desenvolvida nesse tipo de análise, embora a observação de mapas seja uma ferramenta importante para estabelecer fatores importantes para o diagnóstico final.
( ) Dentro das classes principais de aptidão, estão informações sobre que tipo de culturas ou cultivos são as mais adequadas ao ambiente, enquanto na subclasse de aptidão, ficam estabelecidas condições de como manejar o solo naqueles ambientes.
A ordem correta de preenchimento dos parênteses, de cima para baixo, é:
A) F – V – F – V – F.
B) V – V – V – V – V.
C) F – F – F – F – F.
D) F – F – V – V – F.
E) V – F – V – F – V.
Gabarito: Alternativa “B”
Comentário Sintético:
A questão aborda as etapas envolvidas na avaliação da aptidão agrícola das terras, incluindo o reconhecimento de padrões fisiográficos, a avaliação de características do solo e ambiente, e a elaboração de mapas e classificações de aptidão agrícola. A alternativa correta é “B”, pois todas as afirmativas são verdadeiras. O reconhecimento de padrões fisiográficos é essencial para identificar as características da terra ao longo das topossequências. A avaliação do solo e ambiente, a organização dos dados em um quadro guia, a elaboração de mapas e a distinção entre classes e subclasses de aptidão são etapas fundamentais no processo de diagnóstico da aptidão agrícola, permitindo determinar as culturas adequadas e o manejo necessário para cada área.
Comentário Extensivo (mais detalhado):
Explicação dos Termos Técnicos:
Padrões Fisiográficos: Referem-se à configuração física da paisagem, incluindo topografia, drenagem e relevo. Esses padrões influenciam diretamente a capacidade de uso da terra para a agricultura.
Transecções e Topossequências: Transecções são linhas imaginárias ou reais traçadas em uma paisagem para estudar mudanças em suas características físicas ao longo de diferentes condições, como topografia e vegetação. Topossequências são variações do solo e da vegetação que ocorrem ao longo de uma encosta, influenciando a aptidão agrícola.
Características do Solo: Incluem fatores como fertilidade, profundidade, textura, drenagem e a presença de camadas compactadas, que determinam o potencial produtivo de uma área agrícola.
Classes e Subclasses de Aptidão Agrícola: As classes de aptidão referem-se à capacidade geral de uso da terra para agricultura, enquanto as subclasses especificam as limitações ou práticas de manejo necessárias para superar desafios específicos.
Elaboração de Mapas: Mapas são ferramentas essenciais na avaliação de aptidão agrícola, ajudando a visualizar a distribuição espacial de características do solo e suas limitações.
Justificativas:
Primeira Afirmativa – (V): O reconhecimento de padrões fisiográficos é uma etapa crucial para avaliar a aptidão agrícola. Identificar esses padrões permite determinar as características das terras ao longo das topossequências, o que é fundamental para o diagnóstico correto do potencial agrícola de uma área.
Segunda Afirmativa – (V): A avaliação das características da terra, incluindo solo e ambiente, é essencial para determinar a capacidade agrícola de uma área. O solo e as condições ambientais são os principais determinantes da aptidão agrícola.
Terceira Afirmativa – (V): A organização dos dados em um quadro guia facilita a interpretação das limitações de cada área avaliada e é fundamental para classificar a aptidão agrícola em classes e subclasses.
Quarta Afirmativa – (V): A elaboração de mapas é uma etapa posterior da análise, mas sua observação ao longo do processo é fundamental para definir fatores críticos no diagnóstico da aptidão agrícola.
Quinta Afirmativa – (V): A distinção entre classes e subclasses de aptidão é precisa. As classes definem as culturas mais adequadas, enquanto as subclasses indicam como manejar o solo, com base nas limitações específicas da área.
Flashcards dessa questão – perguntas:
Flashcard 1:
Frente: Por que o reconhecimento de padrões fisiográficos é importante na avaliação de aptidão agrícola?
Flashcard 2:
Frente: Como a organização de dados em um quadro guia contribui para a avaliação de aptidão agrícola?
Flashcard 3:
Frente: Qual a diferença entre classes e subclasses de aptidão agrícola?
Flashcard 4:
Frente: Qual a importância da elaboração de mapas na avaliação da aptidão agrícola?
Flashcard 5:
Frente: O que é necessário reconhecer para identificar transecções e locá-las ao longo das topossequências na avaliação de aptidão agrícola?
Flashcard 6:
Frente: Qual é a etapa crucial na avaliação da aptidão agrícola das terras?
Flashcard 7:
Frente: Como a organização dos dados contribui para a avaliação de aptidão agrícola?
Flashcard 8:
Frente: A elaboração de mapas ocorre em qual etapa da avaliação de aptidão agrícola?
Flashcard 9:
Frente: O que as classes e subclasses de aptidão agrícola indicam?
Flashcard 10:
Frente: Qual é a importância do reconhecimento de padrões fisiográficos na avaliação da aptidão agrícola das terras?
Flashcard 11:
Frente: Qual é o papel de um quadro guia na avaliação da aptidão agrícola?
Flashcard 12:
Frente: Em que etapa da análise da aptidão agrícola a elaboração de mapas é realizada?
Flashcard 13:
Frente: Qual a importância da identificação de características do solo e ambiente na avaliação da aptidão agrícola?
Flashcard 14:
Frente: Como a organização de dados auxilia na determinação da aptidão agrícola das terras?
Flashcard 15:
Frente: O que são as classes e subclasses de aptidão agrícola?
Flashcards dessa questão – perguntas e respostas:
Flashcard 1:
Frente: Por que o reconhecimento de padrões fisiográficos é importante na avaliação de aptidão agrícola?
Verso: Porque esses padrões permitem identificar transecções e toposequências, essenciais para o diagnóstico correto da aptidão da terra para a agricultura.
Flashcard 2:
Frente: Como a organização de dados em um quadro guia contribui para a avaliação de aptidão agrícola?
Verso: Ela facilita a compilação de variáveis e a identificação de limitações, permitindo classificar a área em classes e subclasses de aptidão agrícola.
Flashcard 3:
Frente: Qual a diferença entre classes e subclasses de aptidão agrícola?
Verso: As classes indicam as culturas mais adequadas ao ambiente, enquanto as subclasses definem práticas de manejo necessárias para superar limitações específicas.
Flashcard 4:
Frente: Qual a importância da elaboração de mapas na avaliação da aptidão agrícola?
Verso: Permite visualizar os resultados da avaliação e comunicar as informações de forma clara e concisa.
Flashcard 5:
Frente: O que é necessário reconhecer para identificar transecções e locá-las ao longo das topossequências na avaliação de aptidão agrícola?
Verso: Padrões fisiográficos diferentes na área.
Flashcard 6:
Frente: Qual é a etapa crucial na avaliação da aptidão agrícola das terras?
Verso: Identificar e avaliar as características da terra, como solo e ambiente nas diferentes fisiografias.
Flashcard 7:
Frente: Como a organização dos dados contribui para a avaliação de aptidão agrícola?
Verso: Facilita a compilação e combinação de variáveis para estabelecer limitações da área e determinar classes e subclasses de aptidão de uso agrícola.
Flashcard 8:
Frente: A elaboração de mapas ocorre em qual etapa da avaliação de aptidão agrícola?
Verso: É a última etapa, mas observar mapas ao longo do processo é importante para o diagnóstico final.
Flashcard 9:
Frente: O que as classes e subclasses de aptidão agrícola indicam?
Verso: As classes indicam quais culturas são mais adequadas ao ambiente, e as subclasses definem como manejar o solo nas condições específicas do ambiente.
Flashcard 10:
Frente: Qual é a importância do reconhecimento de padrões fisiográficos na avaliação da aptidão agrícola das terras?
Verso: O reconhecimento de padrões fisiográficos é essencial para identificar transecções e locá-las ao longo das topossequências, permitindo uma análise correta das características das terras.
Flashcard 11:
Frente: Qual é o papel de um quadro guia na avaliação da aptidão agrícola?
Verso: Um quadro guia organiza e combina variáveis coletadas, ajudando a identificar limitações da área e a determinar classes e subclasses de aptidão agrícola.
Flashcard 12:
Frente: Em que etapa da análise da aptidão agrícola a elaboração de mapas é realizada?
Verso: A elaboração de mapas ocorre como uma das últimas etapas, mas a observação dos mapas durante todo o processo é importante para identificar fatores críticos no diagnóstico.
Flashcard 13:
Frente: Qual a importância da identificação de características do solo e ambiente na avaliação da aptidão agrícola?
Verso: A avaliação de características do solo e ambiente é essencial para compreender as limitações e o potencial agrícola de uma área, sendo determinante na classificação da aptidão das terras.
Flashcard 14:
Frente: Como a organização de dados auxilia na determinação da aptidão agrícola das terras?
Verso: A organização de dados em um quadro guia permite compilar e combinar variáveis, estabelecendo limitações da área e classificando-a em classes e subclasses de aptidão agrícola.
Flashcard 15:
Frente: O que são as classes e subclasses de aptidão agrícola?
Verso: As classes de aptidão agrícola indicam as culturas mais adequadas ao ambiente, enquanto as subclasses definem as práticas de manejo do solo com base nas limitações específicas da área.
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QUESTÃO 18
Assunto: Construções Rurais
Banca/Concurso: FUNDATEC – 2023 / Analista de Projetos (BRDE)/Agronomia
Um dos itens de maior demanda em propriedades rurais ou empresas são os investimentos em infraestrutura capazes de suportar e promover a produção e produtividade do segmento. Para isso, o entendimento mínimo de construções auxilia no levantamento de preços, na escolha de local para instalação de determinado bem físico, entre outros aspectos, e é de suma importância. Referente às construções rurais, analise as assertivas a seguir, assinalando V, se verdadeiras, ou F, se falsas.
( ) Por parede portante ou autoportante entende-se todas aquelas que demandam auxílio de outras estruturas para permanecer no local, devendo ser revestidas ou rebocadas.
( ) Uma das formas de obter o correto alinhamento de uma obra é a delimitação dos cantos por meio do esquadro. Para saber se a planta baixa do projeto está no esquadro, aplica-se a base matemática de triângulo retângulo.
( ) Por pé direito entende-se a altura interna de uma construção, sendo contabilizada a partir do piso até o forro (para construções com forração) ou até a tesoura, para construções sem forração.
( ) Uma escala de 1:500 é menor do que uma escala 1:50, ou seja, a riqueza de detalhes é maior na escala de 1:500 do que de 1:50.
( ) Por memorial descritivo entende-se um conjunto de informações com todas as especificações técnicas claras e detalhadas dos serviços, modo e processo de execução, materiais, aparelhos e peças a serem utilizados de acordo com o projeto arquitetônico, estrutural, elétrico, hidráulico e outros que se fizerem necessários.
A ordem correta de preenchimento dos parênteses, de cima para baixo, é:
A) V – V – F – V – F.
B) V – F – V – F – V.
C) V – F – V – V – F.
D) F – V – F – V – V.
E) F – V – V – F – V.
Gabarito: Alternativa “E”
Comentário Sintético:
A questão abordava conhecimentos de construção civil, solicitando a análise de cinco afirmativas sobre paredes portantes, uso do esquadro, pé direito, escalas e o memorial descritivo de uma obra. A primeira afirmativa é falsa, pois paredes portantes suportam cargas sem auxílio de outras estruturas. A segunda e terceira são verdadeiras, confirmando o uso do esquadro para garantir ângulos corretos e a definição do pé direito. A quarta é falsa, já que uma escala de 1:50 é mais detalhada que uma de 1:500. A quinta é verdadeira, pois o memorial descritivo especifica os detalhes técnicos de uma construção.
Comentário Extensivo (mais detalhado):
Explicação dos Termos Técnicos:
Parede Portante ou Autoportante: São paredes estruturais que suportam cargas e não dependem de outras estruturas, como colunas ou vigas, para se manterem estáveis. Ao contrário do que a questão sugere, paredes portantes não necessitam de reforço de outras estruturas para permanecer no local.
Esquadro e Triângulo Retângulo: O esquadro é uma ferramenta usada para garantir que os ângulos de uma construção estejam corretos, especialmente em relação aos 90 graus das paredes. Para verificar se uma planta baixa está alinhada, utiliza-se o teorema de Pitágoras, que se baseia nas propriedades do triângulo retângulo.
Pé Direito: Refere-se à altura interna de um ambiente, medida do piso ao teto ou forro. Para construções sem forro, o pé direito é medido até a tesoura do telhado (estrutura de sustentação).
Escalas: Uma escala de 1:50 significa que cada 1 unidade no desenho representa 50 unidades no mundo real. Em uma escala 1:500, a proporção é maior, ou seja, o desenho é menos detalhado em 1:500 do que em 1:50, porque a representação é mais reduzida.
Memorial Descritivo: Documento que detalha as especificações técnicas de uma construção, incluindo os materiais a serem utilizados, as etapas do processo e as normas técnicas aplicáveis.
Justificativas:
Primeira Afirmativa – (F): Paredes portantes ou autoportantes não precisam de auxílio de outras estruturas para permanecerem estáveis. Elas suportam as cargas da edificação, diferentemente do que a assertiva afirma.
Segunda Afirmativa – (V): O esquadro é utilizado para garantir o alinhamento correto das paredes, e o princípio do triângulo retângulo, baseado no teorema de Pitágoras, é aplicado para verificar se os ângulos estão corretos (90 graus).
Terceira Afirmativa – (V): O pé direito é corretamente descrito como a altura interna da construção, medida até o forro ou até a tesoura, dependendo da presença ou não de forro.
Quarta Afirmativa – (F): Uma escala de 1:50 é maior e mais detalhada do que uma escala de 1:500. Quanto maior o denominador da escala, menos detalhado será o desenho.
Quinta Afirmativa – (V): O memorial descritivo é justamente um documento que reúne todas as especificações técnicas da obra, conforme descrito na afirmativa.
Flashcards dessa questão – perguntas:
Flashcard 1:
Frente: O que são paredes portantes?
Flashcard 2:
Frente: O que é o pé direito em uma construção?
Flashcard 3:
Frente: Como se garante o correto alinhamento de uma obra?
Flashcard 4:
Frente: Qual é a diferença entre as escalas 1:50 e 1:500 em desenhos técnicos?
Flashcard 5:
Frente: O que é um memorial descritivo em projetos de construção?
Flashcards dessa questão – perguntas e respostas:
Flashcard 1:
Frente: O que são paredes portantes?
Verso: Paredes portantes são aquelas que suportam o peso da construção e não dependem de outras estruturas para se manterem estáveis.
Flashcard 2:
Frente: O que é o pé direito em uma construção?
Verso: Pé direito é a altura interna de uma construção, medida do piso até o forro ou até a tesoura, no caso de construções sem forro.
Flashcard 3:
Frente: Como se garante o correto alinhamento de uma obra?
Verso: O correto alinhamento de uma obra é garantido pela delimitação dos cantos com o uso do esquadro. Para verificar se a planta baixa está no esquadro, aplica-se o princípio do triângulo retângulo, utilizando o teorema de Pitágoras para confirmar ângulos retos.
Flashcard 4:
Frente: Qual é a diferença entre as escalas 1:50 e 1:500 em desenhos técnicos?
Verso: A escala 1:50 é mais detalhada do que a escala 1:500. Quanto menor o denominador da escala, mais detalhes podem ser representados no desenho.
Flashcard 5:
Frente: O que é um memorial descritivo em projetos de construção?
Verso: O memorial descritivo é um documento que contém todas as especificações técnicas, detalhando serviços, materiais, processos de execução e demais aspectos necessários conforme o projeto arquitetônico, estrutural, elétrico e hidráulico.
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QUESTÃO 19
Assunto: Fitopatologia / Doenças do Arroz
Banca/Concurso: VUNESP – 2023 / Engenheiro (Pref Pindamonhangaba)/Agrônomo
Qual é o nome da doença do arroz que apresenta os sintomas descritos a seguir?
Sintomas: pode ocorrer em todas as partes aéreas da planta, desde os estádios iniciais de desenvolvimento até a fase final de produção de grãos. Nas folhas, os sintomas típicos iniciam-se por pequenos pontos de coloração castanha, que evoluem para manchas elípticas, com extremidades agudas. Manchas que crescem no sentido das nervuras, apresentando uma região central cinza e bordas marrom-avermelhadas, às vezes circundadas por um halo amarelo. No centro da mancha, tem-se tecido necrosado.
A) Brusone.
B) Cercosporiose.
C) Falso carvão.
D) Glumela.
E) Ponta-branca.
Gabarito: Alternativa “A”
Comentário Sintético:
A questão aborda a identificação de uma doença do arroz a partir de uma descrição detalhada dos sintomas nas folhas, como manchas elípticas com extremidades agudas, centro cinza, bordas marrom-avermelhadas e halo amarelo. A alternativa correta é “A”, pois esses sintomas são típicos da brusone, causada pelo fungo Magnaporthe oryzae, uma doença grave que pode afetar todas as partes aéreas da planta. As demais alternativas foram descartadas por apresentarem características e sintomas diferentes, afetando outras partes da planta ou causando manchas com padrões distintos.
Comentário Extensivo (mais detalhado):
Explicação dos Termos Técnicos:
Brusone: Causada pelo fungo Magnaporthe oryzae, é uma das doenças mais prejudiciais ao arroz. Os sintomas incluem manchas elípticas ou ovais nas folhas, com bordas marrom-avermelhadas e um centro cinza. Essa doença pode afetar várias partes da planta, desde as folhas até as panículas e colmos, levando à perda significativa de produtividade.
Cercosporiose: Causada por fungos do gênero Cercospora, é caracterizada por manchas irregulares de coloração marrom nas folhas, com áreas centrais esbranquiçadas. Não afeta o arroz de maneira tão severa quanto a brusone.
Falso Carvão: Doença causada pelo fungo Tilletia barclayana, afeta principalmente as espiguetas do arroz, formando massas escuras que lembram carvão. Embora possa afetar a qualidade do grão, não apresenta os sintomas descritos na questão.
Glumela: Afeta a gluma do arroz, causando lesões que se espalham sobre as cascas dos grãos. Também é causada por fungos e afeta principalmente a qualidade do grão.
Ponta-branca: Afeta a ponta dos grãos de arroz, geralmente causada por infecções bacterianas ou fúngicas. Os sintomas incluem necrose na ponta dos grãos, mas não coincidem com as descrições de manchas nas folhas.
Justificativa do gabarito:
Os sintomas descritos na questão, como manchas elípticas com extremidades agudas, regiões centrais cinzas, bordas marrom-avermelhadas e presença de halo amarelo, são típicos da brusone, causada por Magnaporthe oryzae. Essa doença pode afetar todas as partes aéreas da planta, desde os estágios iniciais até a fase de grãos, e é uma das mais importantes no cultivo do arroz.
Justificativa das demais alternativas:
B) A cercosporiose causa manchas nas folhas, mas estas são mais irregulares, de coloração marrom, e as lesões são menores e menos agressivas. Não apresentam o formato elíptico com centro cinza e bordas avermelhadas característico da brusone.
C) O falso carvão afeta principalmente as espiguetas, formando massas escuras que lembram carvão. Não apresenta os sintomas nas folhas como descrito na questão.
D) A glumela afeta os grãos de arroz, especialmente as cascas (glumas), e não causa manchas nas folhas como descrito.
E) A ponta-branca afeta principalmente os grãos, causando necrose nas pontas, sem os sintomas característicos de manchas elípticas nas folhas.
Flashcards dessa questão – perguntas:
Flashcard 1:
Frente: Quais são os sintomas típicos da brusone no arroz?
Flashcard 2:
Frente: Quais são os sintomas do falso carvão no arroz?
Flashcard 3:
Frente: Qual é a principal diferença entre os sintomas da brusone e da cercosporiose no arroz?
Flashcard 4:
Frente: Que parte da planta é afetada pela brusone?
Flashcard 5:
Frente: Qual doença do arroz afeta principalmente as espiguetas e forma massas escuras que lembram carvão?
Flashcard 6:
Frente: Qual doença do arroz afeta os grãos, causando necrose nas pontas sem apresentar manchas elípticas nas folhas?
Flashcard 7:
Frente: Qual é o nome da doença do arroz que causa manchas elípticas com extremidades agudas e centro cinza, bordas marrom-avermelhadas e halo amarelo nas folhas?
Flashcard 8:
Frente: Qual o agente causador da brusone no arroz?
Flashcard 9:
Frente: Qual a diferença entre a glumela e a brusone no arroz?
Flashcards dessa questão – perguntas e respostas:
Flashcard 1:
Frente: Quais são os sintomas típicos da brusone no arroz?
Verso: Manchas elípticas nas folhas, com bordas marrom-avermelhadas, centro cinza e, às vezes, circundadas por um halo amarelo.
Flashcard 2:
Frente: Quais são os sintomas do falso carvão no arroz?
Verso: O falso carvão causa massas escuras nas espiguetas, lembrando carvão, e afeta a qualidade dos grãos.
Flashcard 3:
Frente: Qual é a principal diferença entre os sintomas da brusone e da cercosporiose no arroz?
Verso: A brusone apresenta manchas elípticas com centro cinza e bordas avermelhadas, enquanto a cercosporiose tem manchas menores, irregulares e esbranquiçadas no centro.
Flashcard 4:
Frente: Que parte da planta é afetada pela brusone?
Verso: Todas as partes aéreas da planta, desde os estágios iniciais até a fase final de produção de grãos.
Flashcard 5:
Frente: Qual doença do arroz afeta principalmente as espiguetas e forma massas escuras que lembram carvão?
Verso: Falso carvão.
Flashcard 6:
Frente: Qual doença do arroz afeta os grãos, causando necrose nas pontas sem apresentar manchas elípticas nas folhas?
Verso: Ponta-branca.
Flashcard 7:
Frente: Qual é o nome da doença do arroz que causa manchas elípticas com extremidades agudas e centro cinza, bordas marrom-avermelhadas e halo amarelo nas folhas?
Verso: Brusone.
Flashcard 8:
Frente: Qual o agente causador da brusone no arroz?
Verso: O fungo Magnaporthe oryzae.
Flashcard 9:
Frente: Qual a diferença entre a glumela e a brusone no arroz?
Verso: A glumela afeta os grãos de arroz, especialmente as cascas (glumas), enquanto a brusone causa manchas nas folhas e outras partes aéreas da planta.
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QUESTÃO 20
Assunto: Tecnologia de Alimentos / Processos de Conservação de Alimentos
Banca/Concurso: VUNESP – 2023 / Engenheiro (Pref Pindamonhangaba)/Agrônomo
No contexto da tecnologia de alimentos, têm-se processos utilizados para a conservação de alimentos, como os tratamentos térmicos, sendo que um deles constitui-se em uma operação de aquecimento moderado por tempos relativamente curtos, realizada em alimentos de origem vegetal antes do processo de congelamento, secagem ou enlatamento. Ele pode ser realizado com vapor saturado ou água quente. No caso de processos de congelamento e secagem, é realizado para inativar enzimas, evitando com isso, rápidas alterações de cor, sabor, odor e valor nutritivo destes alimentos. Qual tratamento a descrição se refere?
A) Irradiação.
B) Refrigeração.
C) Esterilização.
D) Pasteurização.
E) Branqueamento.
Gabarito: Alternativa “E”
Comentário Sintético:
A questão trata de identificar o processo de conservação de alimentos que envolve aquecimento moderado, realizado antes de congelamento, secagem ou enlatamento de vegetais, com o objetivo de inativar enzimas e preservar a qualidade do alimento. A alternativa correta é “E”, que descreve o branqueamento, um procedimento comum para evitar alterações de cor, sabor e valor nutritivo dos alimentos. As demais alternativas foram descartadas por se referirem a métodos diferentes, como irradiação, refrigeração, esterilização e pasteurização, que não correspondem ao processo descrito na questão.
Comentário Extensivo (mais detalhado):
Explicação dos Termos Técnicos:
Branqueamento: O branqueamento é uma operação de aquecimento moderado, realizada em alimentos de origem vegetal antes de processos como congelamento, secagem ou enlatamento. O objetivo é inativar enzimas que causam deterioração no alimento, como mudanças de cor, sabor, odor e valor nutritivo. Esse processo pode ser feito com vapor saturado ou água quente por tempos curtos.
Irradiação: A irradiação usa radiação ionizante para destruir micro-organismos e pragas presentes nos alimentos, aumentando sua vida útil. Embora seja um método de conservação, não se refere ao aquecimento de alimentos.
Refrigeração: Refrigeração é o processo de conservação de alimentos por meio de temperaturas baixas, geralmente em torno de 0°C a 4°C. Não envolve aquecimento e é usada para reduzir a atividade de micro-organismos e enzimas.
Esterilização: A esterilização é um processo de tratamento térmico severo, que visa destruir todos os micro-organismos, incluindo esporos, garantindo a conservação por longos períodos. Envolve temperaturas mais altas e por mais tempo do que o branqueamento.
Pasteurização: A pasteurização é um tratamento térmico usado principalmente em alimentos líquidos (como leite e sucos), para destruir patógenos e reduzir a carga microbiana, sem afetar significativamente as características sensoriais do produto. Embora seja um tratamento térmico, não é utilizado especificamente para inativar enzimas antes de congelamento ou secagem.
Justificativa do gabarito:
A descrição apresentada corresponde ao processo de branqueamento, que é realizado em vegetais antes de processos como congelamento ou secagem, com o objetivo de inativar enzimas que poderiam comprometer a qualidade do alimento durante o armazenamento. O branqueamento é feito com vapor ou água quente por curtos períodos e serve para evitar alterações de cor, sabor e valor nutritivo.
Justificativa das demais alternativas:
A) A irradiação não envolve aquecimento moderado com vapor ou água quente e não se refere ao tratamento de alimentos antes do congelamento ou secagem. É um método de conservação usando radiação ionizante, o que a torna incorreta nesta questão.
B) A refrigeração não envolve o uso de calor, mas sim de frio. É utilizada para retardar o crescimento de micro-organismos, e não inativa enzimas antes do congelamento ou secagem.
C) A esterilização é um tratamento térmico muito mais intenso do que o branqueamento, e é usada para eliminar completamente micro-organismos, o que não corresponde ao objetivo descrito na questão.
D) Embora seja um tratamento térmico, a pasteurização não é usada especificamente para inativar enzimas antes do congelamento ou secagem de vegetais. É mais comum em líquidos, como leite e sucos.
Flashcards dessa questão – perguntas:
Flashcard 1:
Frente: Qual é a função do branqueamento no processamento de alimentos?
Flashcard 2:
Frente: Qual a principal diferença entre branqueamento e esterilização?
Flashcard 3:
Frente: Qual é o método de conservação que envolve aquecimento moderado com vapor ou água quente por curtos períodos?
Flashcard 4:
Frente: Quais são os alimentos que geralmente passam pelo processo de branqueamento?
Flashcard 5:
Frente: Qual a diferença entre branqueamento e pasteurização?
Flashcard 6:
Frente: Qual é o processo de aquecimento moderado utilizado antes do congelamento, secagem ou enlatamento de vegetais?
Flashcard 7:
Frente: Como o branqueamento é realizado?
Flashcards dessa questão – perguntas e respostas:
Flashcard 1:
Frente: Qual é a função do branqueamento no processamento de alimentos?
Verso: O branqueamento inativa enzimas em alimentos de origem vegetal para evitar alterações de cor, sabor, odor e valor nutritivo durante o congelamento, secagem ou enlatamento.
Flashcard 2:
Frente: Qual a principal diferença entre branqueamento e esterilização?
Verso: O branqueamento é um aquecimento moderado por curtos períodos para inativar enzimas, enquanto a esterilização é um tratamento térmico severo para destruir todos os micro-organismos.
Flashcard 3:
Frente: Qual é o método de conservação que envolve aquecimento moderado com vapor ou água quente por curtos períodos?
Verso: O branqueamento é o método que envolve aquecimento moderado com vapor ou água quente.
Flashcard 4:
Frente: Quais são os alimentos que geralmente passam pelo processo de branqueamento?
Verso: Vegetais, antes de serem congelados, secos ou enlatados.
Flashcard 5:
Frente: Qual a diferença entre branqueamento e pasteurização?
Verso: O branqueamento é um tratamento mais curto e intenso, aplicado em vegetais, enquanto a pasteurização é aplicada em líquidos e tem como objetivo reduzir a carga microbiana.
Flashcard 6:
Frente: Qual é o processo de aquecimento moderado utilizado antes do congelamento, secagem ou enlatamento de vegetais?
Verso: Branqueamento.
Flashcard 7:
Frente: Como o branqueamento é realizado?
Verso: O branqueamento é realizado com vapor saturado ou água quente por períodos curtos.
MAPA MENTAL DESSA QUESTÃO:
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