QUESTÃO 1
Assunto: Solos / Classificação de Solos
Banca/Concurso: AVANÇASP – 2023 / Engenheiro (Pref SL da Serra)/Agrônomo
De acordo com Sistema Brasileiro de Classificação de Solos (SiBCS) qual tipo de solo possui, necessariamente, horizonte A chernozêmico e é um dos solos mais ricos do Brasil, com presença de argilominerais 2:1 e de um horizonte rico em matéria orgânica e com alto conteúdo de cálcio e magnésio?
A) argissolo.
B) cambissolo.
C) chernossolo.
D) espodossolo.
E) gleissolo.
Gabarito: Alternativa “C”
COMENTÁRIO SINTÉTICO:
A questão exigia o conhecimento sobre a classificação de solos segundo o Sistema Brasileiro de Classificação de Solos (SiBCS). O enunciado descrevia um solo com horizonte A chernozêmico, alto teor de matéria orgânica, fertilidade natural elevada e a presença de argilominerais 2:1, além de elevados teores de cálcio e magnésio. A alternativa correta é a “C” (Chernossolo), que corresponde exatamente a essas características. As demais alternativas foram incorretas por não apresentarem o horizonte A chernozêmico, sendo que o Argissolo apresenta diferenciação textural, o Cambissolo é um solo jovem, o Espodossolo é mais ácido e o Gleissolo é associado a ambientes mal drenados.
COMENTÁRIO EXTENSIVO (MAIS DETALHADO):
Explicação dos Termos Técnicos:
Horizonte A: Camada superficial do solo, geralmente mais escura devido à presença de matéria orgânica e atividade biológica.
Chernozêmico: Adjetivo que se refere a solos ricos em matéria orgânica, de cor escura e com alto teor de cálcio e magnésio.
Horizonte A Chernozêmico: É uma camada superior do solo rica em matéria orgânica, característica dos chernossolos, geralmente escura, com alta fertilidade natural e boa estrutura física. Esse horizonte contém elevados níveis de cálcio e magnésio, o que contribui para sua elevada fertilidade.
Argilominerais 2:1: São minerais de argila onde cada camada é composta de duas folhas de sílica tetraédrica e uma folha de alumina octaédrica entre elas. Tais minerais são comuns em solos de alta fertilidade e favorecem a retenção de nutrientes.
Justificativa do gabarito:
Chernossolos: São solos caracterizados por um horizonte A chernozêmico, ou seja, rico em matéria orgânica e com alta fertilidade natural. A presença de argilominerais 2:1 e de elevados teores de cálcio e magnésio são características marcantes desses solos.
Justificativa das demais alternativas:
A) Argissolo: É caracterizado por possuir uma alta diferenciação textural entre os horizontes, com um horizonte B textural argiloso. Esses solos não são conhecidos por ter um horizonte A chernozêmico nem pelos argilominerais 2:1, o que torna essa opção incorreta.
B) Cambissolo: São solos jovens, com fraca ou moderada evolução, e geralmente apresentam um horizonte B incipiente. Eles não possuem um horizonte A chernozêmico e, portanto, não são caracterizados pela alta fertilidade que os chernossolos têm.
D) Espodossolo: São caracterizados por possuírem horizontes eluviais (áreas de remoção de material) e subsuperficiais ricos em matéria orgânica e óxidos de ferro e alumínio, mas não possuem um horizonte A chernozêmico. São solos mais ácidos e menos férteis, o que os torna incorretos para esta questão.
E) Gleissolo: São solos com saturação hídrica, frequentemente associados a ambientes mal drenados, como várzeas. Eles não têm horizonte A chernozêmico nem são caracterizados pelos argilominerais 2:1. Por isso, esta opção está incorreta.
FLASHCARDS DESSA QUESTÃO – PERGUNTAS:
Flashcard 1:
Frente: O que caracteriza um horizonte A chernozêmico?
Flashcard 2:
Frente: Quais são as principais características dos argilominerais 2:1 presentes nos chernossolos?
Flashcard 3:
Frente: Qual o tipo de solo que possui um horizonte A chernozêmico e é um dos mais férteis do Brasil?
Flashcard 4:
Frente: Qual solo do Sistema Brasileiro de Classificação de Solos (SiBCS) possui horizonte A chernozêmico e é considerado um dos mais férteis do Brasil, com presença de argilominerais 2:1 e altos teores de cálcio e magnésio?
Flashcard 5:
Frente: Quais são as principais características dos Chernossolos?
Flashcard 6:
Frente: Por que o Argissolo não é a resposta correta para solo com horizonte A chernozêmico?
Flashcard 7:
Frente: Qual é a principal diferença entre Cambissolo e Chernossolo em termos de fertilidade e formação?
Flashcard 8:
Frente: “Quais são as principais características dos chernossolos?”
Flashcard 9:
Frente: “Qual é a diferença entre espodossolos e chernossolos em relação à fertilidade?”
Flashcard 10:
Frente: Qual é a característica dos Cambissolos que os torna diferentes dos Chernossolos?
Flashcard 11:
Frente: O que caracteriza os Gleissolos e por que eles não possuem horizonte A chernozêmico?
FLASHCARDS DESSA QUESTÃO – PERGUNTAS E RESPOSTAS:
Flashcard 1:
Frente: O que caracteriza um horizonte A chernozêmico?
Verso: Um horizonte superficial escuro, rico em matéria orgânica, com alta fertilidade natural e grande quantidade de cálcio e magnésio.
Flashcard 2:
Frente: Quais são as principais características dos argilominerais 2:1 presentes nos chernossolos?
Verso: Os argilominerais 2:1 possuem alta capacidade de retenção de água e nutrientes, proporcionando maior fertilidade ao solo.
Flashcard 3:
Frente: Qual o tipo de solo que possui um horizonte A chernozêmico e é um dos mais férteis do Brasil?
Verso: Chernossolo, que possui alta fertilidade natural, com argilominerais 2:1 e altos teores de cálcio e magnésio.
Flashcard 4:
Frente: Qual solo do Sistema Brasileiro de Classificação de Solos (SiBCS) possui horizonte A chernozêmico e é considerado um dos mais férteis do Brasil, com presença de argilominerais 2:1 e altos teores de cálcio e magnésio?
Verso: Chernossolo.
Flashcard 5:
Frente: Quais são as principais características dos Chernossolos?
Verso: Horizonte A chernozêmico, rico em matéria orgânica, presença de argilominerais 2:1, e altos teores de cálcio e magnésio.
Flashcard 6:
Frente: Por que o Argissolo não é a resposta correta para solo com horizonte A chernozêmico?
Verso: Porque o Argissolo possui uma alta diferenciação textural entre os horizontes e um horizonte B argiloso, sem horizonte A chernozêmico nem argilominerais 2:1.
Flashcard 7:
Frente: Qual é a principal diferença entre Cambissolo e Chernossolo em termos de fertilidade e formação?
Verso: O Cambissolo é um solo jovem, com fraca evolução e sem horizonte A chernozêmico, enquanto o Chernossolo tem alta fertilidade e um horizonte A rico em matéria orgânica.
Flashcard 8:
Frente: “Quais são as principais características dos chernossolos?”
Verso: “Chernossolos possuem horizonte A chernozêmico, são ricos em matéria orgânica, têm alta fertilidade natural e contêm argilominerais 2:1, além de elevados teores de cálcio e magnésio.”
Flashcard 9:
Frente: “Qual é a diferença entre espodossolos e chernossolos em relação à fertilidade?”
Verso: “Espodossolos possuem horizontes eluviais ricos em matéria orgânica e óxidos de ferro e alumínio, mas são mais ácidos e menos férteis que os chernossolos.”
Flashcard 10:
Frente: Qual é a característica dos Cambissolos que os torna diferentes dos Chernossolos?
Verso: Os Cambissolos são solos jovens, com fraca ou moderada evolução, e possuem um horizonte B incipiente, sem horizonte A chernozêmico e com baixa fertilidade.
Flashcard 11:
Frente: O que caracteriza os Gleissolos e por que eles não possuem horizonte A chernozêmico?
Verso: Os Gleissolos são solos com saturação hídrica, encontrados em ambientes mal drenados, como várzeas, e não possuem horizonte A chernozêmico nem argilominerais 2:1.
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QUESTÃO 2
Assunto: Irrigação / Balanço Hídrico
Banca/Concurso: IDECAN – 2023 / Fiscal Ambiental (SEMACE)/Engenharia Agronômica/FA02
A fruticultura é uma atividade cada vez mais importante no Brasil. Boas condições hídricas adequadas aos solos possibilitam, entre outros fatores, as altas produtividades e as frutas de qualidade.
O balanço hídrico é um dos métodos mais utilizados para o acompanhamento da umidade no solo. Nesse método, calcula-se a entrada e a saída periódica de água na camada em que se concentra a maior parte das raízes das plantas, obtendo-se a variação no armazenamento hídrico do solo.
A partir do consumo da água do solo, facilmente disponível para a cultura, se inicia um processo de déficit hídrico, com a redução da evapotranspiração da cultura. Por sua vez, a evapotranspiração real da cultura é resultante da evapotranspiração da cultura multiplicada pelo coeficiente de estresse hídrico.
Considerando que com base nos valores de Água Disponível para a Cultura (ADC), de Água do Solo Facilmente Disponível para as Plantas (AFDC) e do Consumo de Água do Solo (CAS), calcula-se o Coeficiente de Estresse Hídrico (Ke), pela fórmula: Ke = (ADC – CAS) ÷ (ADC – AFDc).
Sobre esse tema, é correto afirmar que o déficit hídrico ocorrerá sempre que
A) a evapotranspiração da cultura for igual ou maior do que a evapotranspiração real da cultura.
B) a evapotranspiração real da cultura for menor do que a evapotranspiração da cultura.
C) a evapotranspiração da cultura for igual ao dobro da evapotranspiração real da cultura.
D) a evapotranspiração real da cultura for igual ao dobro da evapotranspiração da cultura.
E) a evapotranspiração da cultura for menor do que a evapotranspiração real da cultura.
Gabarito: Alternativa “B”
COMENTÁRIO SINTÉTICO:
A questão tratava do conceito de déficit hídrico na fruticultura, baseado no balanço hídrico, que calcula a entrada e saída de água na zona das raízes das plantas. O déficit hídrico ocorre quando a evapotranspiração real (ETr) da cultura é menor que a evapotranspiração potencial ou da cultura (ETc), ou seja, quando a planta não consegue obter água suficiente do solo para realizar sua evapotranspiração normal. A alternativa correta é a “B”, pois descreve exatamente essa condição. As demais opções são incorretas por apresentarem relações matemáticas ou conceitos que não refletem corretamente o comportamento da evapotranspiração em situações de déficit hídrico.
COMENTÁRIO EXTENSIVO (MAIS DETALHADO):
Explicação dos Termos Técnicos:
Balanço Hídrico: O balanço hídrico é um método que estima a quantidade de água no solo, calculando as entradas (precipitação ou irrigação) e saídas (evapotranspiração, drenagem e escoamento) de água no sistema. É uma ferramenta fundamental para manejar o uso da água em sistemas agrícolas, especialmente em regiões de escassez hídrica.
Evapotranspiração: Processo que combina a evaporação da água do solo e a transpiração das plantas. A evapotranspiração da cultura (ETc) refere-se à quantidade total de água que uma cultura agrícola perde por esses processos. Já a evapotranspiração real (ETr) é a evapotranspiração que ocorre de fato, considerando as limitações hídricas.
Déficit Hídrico: Ocorre quando a demanda de água pela planta não é atendida pela oferta de água no solo, resultando em redução do crescimento e da produtividade.
ADC (Água Disponível para a Cultura): Quantidade máxima de água que o solo pode armazenar e disponibilizar para a planta.
AFDC (Água do Solo Facilmente Disponível para as Plantas): Quantidade de água facilmente acessível às raízes das plantas.
CAS (Consumo de Água do Solo): Quantidade de água utilizada pela planta em um determinado período.
Coeficiente de Estresse Hídrico (Ke): É uma variável que indica a intensidade de estresse hídrico que a planta está sofrendo, com base na quantidade de água disponível no solo em comparação com a água necessária pela cultura. Quanto menor o Ke, maior o estresse hídrico.
Justificativa do gabarito:
A evapotranspiração real da cultura é sempre menor ou igual à evapotranspiração da cultura. O déficit hídrico ocorre quando a evapotranspiração real (ETr) é menor do que a evapotranspiração potencial ou da cultura (ETc). Essa diferença representa a quantidade de água que a planta não conseguiu retirar do solo devido à falta de disponibilidade hídrica. Isso indica que a planta não está recebendo a quantidade de água que precisa para realizar os processos normais de evapotranspiração.
Justificativa das demais alternativas:
A) Se a evapotranspiração da cultura (ETc) for igual ou maior que a evapotranspiração real (ETr), isso indicaria que a planta está com uma quantidade de água suficiente ou quase suficiente, e não haveria déficit hídrico significativo. A evapotranspiração real sempre diminui em situações de déficit hídrico, por isso essa opção está incorreta.
C) Essa relação é arbitrária e não reflete o conceito correto de déficit hídrico. Não há uma relação matemática padrão em que a evapotranspiração da cultura seja o dobro da evapotranspiração real. Portanto, essa opção está incorreta.
D) Essa situação não faz sentido do ponto de vista prático, uma vez que a evapotranspiração real nunca pode ser maior que a evapotranspiração da cultura, pois a evapotranspiração real depende da disponibilidade de água no solo. Assim, essa opção está incorreta.
E) Isso seria uma contradição técnica, pois a evapotranspiração real sempre reflete uma menor quantidade de água disponível. A evapotranspiração real não pode ser maior que a evapotranspiração da cultura em condições normais. Logo, essa opção está incorreta.
FLASHCARDS DESSA QUESTÃO – PERGUNTAS:
Flashcard 1:
Frente: O que é evapotranspiração real (ETR)?
Flashcard 2:
Frente: O que acontece quando a evapotranspiração real da cultura é menor do que a evapotranspiração da cultura?
Flashcard 3:
Frente: O que o Coeficiente de Estresse Hídrico (Ke) indica?
Flashcard 4:
Frente: O que é déficit hídrico?
Flashcard 5:
Frente: Qual a relação entre evapotranspiração real e evapotranspiração potencial?
Flashcard 6:
Frente: Quando ocorre o déficit hídrico em uma cultura, de acordo com a relação entre evapotranspiração real (ETr) e evapotranspiração da cultura (ETc)?
Flashcard 7:
Frente: Por que o enunciado “A evapotranspiração da cultura for igual ou maior que a evapotranspiração real da cultura” está incorreta?
Flashcard 8:
Frente: Por que a relação de “evapotranspiração da cultura igual ao dobro da evapotranspiração real” é incorreta para descrever déficit hídrico?
Flashcard 9:
Frente: Por que a evapotranspiração real (ETr) nunca pode ser maior que a evapotranspiração da cultura (ETc)?
Flashcard 10:
Frente: “No que se refere à evapotranspiração quando ocorre o déficit hídrico?”
Flashcard 11:
Frente: “O que representa a diferença entre evapotranspiração real (ETr) e evapotranspiração da cultura (ETc)?”
Flashcard 12:
Frente: “Qual fórmula é usada para calcular o Coeficiente de Estresse Hídrico (Ke)?”
FLASHCARDS DESSA QUESTÃO – PERGUNTAS E RESPOSTAS:
Flashcard 1:
Frente: O que é evapotranspiração real (ETR)?
Verso: É a evapotranspiração que ocorre em condições de déficit hídrico, representando a quantidade de água que realmente é perdida pela planta e pelo solo quando a água disponível é limitada.
Flashcard 2:
Frente: O que acontece quando a evapotranspiração real da cultura é menor do que a evapotranspiração da cultura?
Verso: Isso indica que há déficit hídrico, pois a planta não tem água suficiente no solo para realizar sua evapotranspiração em capacidade plena.
Flashcard 3:
Frente: O que o Coeficiente de Estresse Hídrico (Ke) indica?
Verso: O Ke reflete a redução da evapotranspiração em função da disponibilidade de água no solo. Quanto maior o déficit de água, menor será o valor de Ke.
Flashcard 4:
Frente: O que é déficit hídrico?
Verso: Ocorre quando a demanda de água da planta é maior que a oferta de água no solo.
Flashcard 5:
Frente: Qual a relação entre evapotranspiração real e evapotranspiração potencial?
Verso: A evapotranspiração real é sempre menor ou igual à evapotranspiração potencial, pois considera as limitações impostas pelo solo e pela planta.
Flashcard 6:
Frente: Quando ocorre o déficit hídrico em uma cultura, de acordo com a relação entre evapotranspiração real (ETr) e evapotranspiração da cultura (ETc)?
Verso: Quando a evapotranspiração real (ETr) é menor do que a evapotranspiração da cultura (ETc).
Flashcard 7:
Frente: Por que o enunciado “A evapotranspiração da cultura for igual ou maior que a evapotranspiração real da cultura” está incorreta?
Verso: Porque essa situação indicaria que a planta está com água suficiente ou quase suficiente, e não haveria déficit hídrico significativo.
Flashcard 8:
Frente: Por que a relação de “evapotranspiração da cultura igual ao dobro da evapotranspiração real” é incorreta para descrever déficit hídrico?
Verso: Porque não existe uma relação matemática padrão que indique que a evapotranspiração da cultura seja o dobro da evapotranspiração real.
Flashcard 9:
Frente: Por que a evapotranspiração real (ETr) nunca pode ser maior que a evapotranspiração da cultura (ETc)?
Verso: Porque a evapotranspiração real depende da disponibilidade de água no solo, e em situações de déficit hídrico, a evapotranspiração real sempre diminui.
Flashcard 10:
Frente: “No que se refere à evapotranspiração quando ocorre o déficit hídrico?”
Verso: “O déficit hídrico ocorre quando a evapotranspiração real da cultura é menor que a evapotranspiração da cultura.”
Flashcard 11:
Frente: “O que representa a diferença entre evapotranspiração real (ETr) e evapotranspiração da cultura (ETc)?”
Verso: “Essa diferença representa a quantidade de água que a planta não conseguiu retirar do solo, indicando um déficit hídrico.”
Flashcard 12:
Frente: “Qual fórmula é usada para calcular o Coeficiente de Estresse Hídrico (Ke)?”
Verso: “Ke = (ADC – CAS) ÷ (ADC – AFDc), onde ADC é a Água Disponível para a Cultura, CAS é o Consumo de Água do Solo, e AFDc é a Água do Solo Facilmente Disponível para as Plantas.
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QUESTÃO 3
Assunto: Irrigação / Sistemas de Irrigação
Banca/Concurso: IDECAN – 2023 / Fiscal Ambiental (SEMACE)/Engenharia Agronômica/FA02
A água, no meio rural, tanto para a irrigação quanto para a dessedentação humana e dos animais, é fundamental. Dividem-se as tecnologias de uso da água naquelas que a economizam e naquelas que favorecem a sua infiltração no solo.
Conforme o Informativo Fronteira Agrícola nº 9, da Embrapa, “outra estratégia para usar menos água na produção irrigada é o uso de sistemas mais eficientes em sua condução, como microaspersão e gotejamento, que têm eficiência maior que 90%, ao invés de sistemas menos eficientes, como canhão autopropelido, com eficiência menor que 80%. Essa estratégia, aliada aos corretos dimensionamento, monitoramento e manutenção do sistema, é muito eficaz em reduzir o volume de água utilizado pela irrigação. Vale lembrar que a eficiência de um sistema de irrigação também envolve a adequação de seu uso. Para isso, é preciso conhecer quando e como deve ser feita a irrigação de salvamento, a irrigação suplementar e a irrigação plena.”
Nesta mesma lógica, a Irrigação de Salvamento “ocorre em regiões em que a demanda hídrica da cultura é quase totalmente atendida, necessitando da irrigação devido à ocorrência de veranicos ou estiagens de curta duração”. Assim, o sistema de maior praticidade e necessidade pontual utilizado na Irrigação de Salvamento é
A) aspersores.
B) microaspersores.
C) canhão autopropelido.
D) pivô central.
E) gotejadores.
Gabarito: Alternativa “C”
COMENTÁRIO SINTÉTICO:
A questão aborda a escolha do sistema de irrigação mais adequado para a irrigação de salvamento, que ocorre em situações emergenciais, como veranicos ou estiagens curtas, quando há necessidade pontual de aplicação de água em grandes áreas. O gabarito aponta a alternativa correta como “C”, que indica o canhão autopropelido, um sistema que, embora menos eficiente em termos de economia de água, é o mais prático para cobrir rapidamente grandes áreas em situações de emergência. As demais alternativas, como microaspersores, gotejadores e pivô central, são mais eficientes em termos de uso de água, mas não oferecem a rapidez e a abrangência necessárias para esse tipo de irrigação emergencial.
COMENTÁRIO EXTENSIVO (MAIS DETALHADO):
Explicação dos Termos Técnicos:
Irrigação de Salvamento: Refere-se à irrigação realizada em situações de emergência, como durante veranicos ou estiagens de curta duração, para evitar que as culturas sofram grandes prejuízos. Seu objetivo é suprir temporariamente a necessidade hídrica da planta.
Microaspersão: Sistema de irrigação que utiliza pequenos emissores para pulverizar água em forma de gotas finas, proporcionando alta eficiência na distribuição da água, especialmente em áreas pequenas ou localizadas.
Gotejamento: Sistema de irrigação que aplica a água diretamente nas raízes das plantas em pequenas quantidades e em intervalos regulares, aumentando a eficiência no uso da água.
Canhão Autopropelido: Sistema de irrigação de alta pressão que cobre grandes áreas, mas que, devido à grande dispersão da água, é menos eficiente em termos de economia hídrica.
Pivô Central: Sistema de irrigação de grande escala que irriga de forma circular ao redor de um ponto central, sendo eficiente em grandes áreas agrícolas.
Justificativa do gabarito:
O canhão autopropelido é o sistema mais prático e adequado para irrigação de salvamento. Ele cobre grandes áreas rapidamente e é indicado em situações de emergência, como veranicos, quando há necessidade de irrigação pontual em grandes áreas, mesmo que sua eficiência de uso da água seja relativamente menor em comparação a outros sistemas.
Sistemas como gotejamento, microaspersão e pivô central são altamente eficientes em termos de economia de água, mas são menos práticos para atender rapidamente grandes áreas em condições de emergência.
Justificativa das demais alternativas:
A) Embora os aspersores sejam eficientes para irrigação em diversas culturas, eles não são os mais práticos para a irrigação de salvamento em grandes áreas, especialmente em situações emergenciais onde a rapidez e abrangência são essenciais.
B) Microaspersores são eficientes em termos de economia de água, mas não são o sistema mais prático para irrigação de salvamento em áreas grandes, já que cobrem áreas pequenas e de forma mais localizada, sendo inadequados para atender rapidamente à necessidade hídrica de grandes culturas durante uma estiagem.
D) O pivô central é altamente eficiente em irrigar grandes áreas, mas é um sistema fixo e de maior custo de instalação e manutenção, o que o torna menos prático para irrigação de salvamento em situações de emergência pontual.
E) Gotejadores são ideais para irrigação localizada e de alta eficiência, mas cobrem pequenas áreas e não são indicados para irrigação de salvamento em grandes regiões de cultivo, uma vez que esse sistema é mais adequado para fornecimento regular de água em volumes controlados.
FLASHCARDS DESSA QUESTÃO – PERGUNTAS:
Flashcard 1:
Frente: O que é a Irrigação de Salvamento?
Flashcard 2:
Frente: Qual é o sistema mais adequado para irrigação de salvamento?
Flashcard 3:
Frente: Quais as características de um sistema de irrigação ideal para a irrigação de salvamento?
Flashcard 4:
Frente: Qual é a diferença principal entre o canhão autopropelido e os sistemas como gotejadores e microaspersores em termos de uso em emergências?
Flashcard 5:
Frente: Por que sistemas como gotejamento e microaspersão não são os mais indicados para a irrigação de salvamento em grandes áreas?
Flashcard 6:
Frente: O pivô central é adequado para irrigação de salvamento?
Flashcard 7:
Frente: Qual a eficiência do canhão autopropelido comparado a outros sistemas de irrigação, como microaspersão e gotejamento?
FLASHCARDS DESSA QUESTÃO – PERGUNTAS E RESPOSTAS:
Flashcard 1:
Frente: O que é a Irrigação de Salvamento?
Verso: É a irrigação utilizada em regiões onde a demanda hídrica da cultura é quase totalmente suprida pelas chuvas, mas há necessidade de irrigação adicional durante veranicos ou estiagens de curta duração.
Flashcard 2:
Frente: Qual é o sistema mais adequado para irrigação de salvamento?
Verso: O canhão autopropelido é o sistema mais prático para a irrigação de salvamento, devido à sua capacidade de cobrir grandes áreas rapidamente em momentos de necessidade pontual.
Flashcard 3:
Frente: Quais as características de um sistema de irrigação ideal para a irrigação de salvamento?
Verso: Alta eficiência, precisão, flexibilidade, baixo custo operacional e pontualidade.
Flashcard 4:
Frente: Qual é a diferença principal entre o canhão autopropelido e os sistemas como gotejadores e microaspersores em termos de uso em emergências?
Verso: O canhão autopropelido é mais prático para cobrir grandes áreas rapidamente, enquanto os gotejadores e microaspersores são mais eficientes, porém limitados a áreas pequenas e localizadas.
Flashcard 5:
Frente: Por que sistemas como gotejamento e microaspersão não são os mais indicados para a irrigação de salvamento em grandes áreas?
Verso: Esses sistemas, apesar de serem eficientes em termos de economia de água, cobrem áreas pequenas de forma mais localizada e são inadequados para atender rapidamente grandes áreas em situações emergenciais.
Flashcard 6:
Frente: O pivô central é adequado para irrigação de salvamento?
Verso: Não, o pivô central é eficiente para irrigar grandes áreas, mas por ser um sistema fixo e de maior custo, não é prático para irrigação de salvamento, que exige rapidez e flexibilidade.
Flashcard 7:
Frente: Qual a eficiência do canhão autopropelido comparado a outros sistemas de irrigação, como microaspersão e gotejamento?
Verso: O canhão autopropelido tem eficiência menor que 80%, enquanto sistemas como microaspersão e gotejamento têm eficiência superior a 90%, mas o canhão é mais prático para grandes áreas e situações emergenciais.
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QUESTÃO 4
Assunto: Energias Renováveis / Produção de Biogás
Banca/Concurso: UNESP – 2023 / Engenheiro (Pref Marília)/Agrônomo
No biogás o gás metano e o gás carbônico são os principais componentes. No entanto, no processo de fermentação do biogás ocorre uma substância que pode ocasionar corrosão nos componentes do sistema e denominada de
A) ácido clorídrico.
B) ácido fosfórico.
C) monóxido de carbono.
D) carbonato.
E) gás sulfídrico.
Gabarito: Alternativa “E”
COMENTÁRIO SINTÉTICO:
A questão trata sobre o subproduto corrosivo formado no processo de fermentação do biogás, sendo que o gás sulfídrico (H₂S) é o principal responsável pela corrosão nos componentes do sistema, especialmente em equipamentos metálicos. A alternativa correta é “E”, pois o H₂S é altamente corrosivo e precisa ser removido ou minimizado antes do uso do biogás como combustível. As demais opções foram incorretas, pois substâncias como ácido clorídrico, ácido fosfórico, monóxido de carbono e carbonato não estão envolvidas nesse processo de fermentação do biogás nem são responsáveis pela corrosão no sistema.
COMENTÁRIO EXTENSIVO (MAIS DETALHADO):
Explicação dos Termos Técnicos:
Biogás: É uma mistura de gases produzida pela decomposição anaeróbica (sem oxigênio) de matéria orgânica, como resíduos agrícolas, dejetos animais e resíduos sólidos. Os principais componentes do biogás são o metano (CH4), que pode ser usado como combustível, e o dióxido de carbono (CO2).
Gás Sulfídrico (H2S): Também conhecido como sulfeto de hidrogênio, é um gás tóxico e corrosivo produzido durante a decomposição de material orgânico que contém enxofre. O H2S é um subproduto comum no processo de produção de biogás e, em altas concentrações, pode causar corrosão em equipamentos.
Corrosão: Processo químico em que os metais deterioram-se ao reagir com substâncias como o H2S, resultando na degradação dos sistemas de produção de biogás, como tubulações e motores.
Justificativa do gabarito:
O gás sulfídrico (H₂S) é um dos subprodutos formados no processo de fermentação anaeróbica que dá origem ao biogás. Esse gás é altamente corrosivo, especialmente em sistemas metálicos, e pode causar danos significativos em equipamentos, como tubulações e motores. Devido à sua presença no biogás, ele é frequentemente removido ou minimizado antes do uso do biogás como combustível.
Justificativa das demais alternativas:
A) Embora o ácido clorídrico seja uma substância corrosiva, ele não é formado durante o processo de fermentação do biogás. Portanto, essa opção está incorreta.
B) O ácido fosfórico é utilizado em diversos processos industriais, mas não é um subproduto da fermentação do biogás e não é a substância responsável pela corrosão nos sistemas de biogás. Essa opção está incorreta.
C) O monóxido de carbono (CO) pode estar presente em processos de combustão incompleta, mas não é um produto significativo da fermentação anaeróbica que ocorre no processo de produção de biogás. Além disso, o CO não é a principal causa de corrosão no sistema. Logo, essa opção está incorreta.
D) O carbonato é um íon que pode estar presente em soluções aquosas, mas não é produzido durante o processo de fermentação do biogás e não está relacionado à corrosão dos sistemas de produção de biogás. Essa opção está incorreta.
FLASHCARDS DESSA QUESTÃO – PERGUNTAS:
Flashcard 1:
Frente: Quais são os principais componentes do biogás?
Flashcard 2:
Frente: Qual substância no biogás pode causar corrosão nos sistemas?
Flashcard 3:
Frente: Por que é importante remover o gás sulfídrico (H₂S) no tratamento do biogás?
Flashcard 4:
Frente: Por que o monóxido de carbono (CO) não é considerado um subproduto significativo da fermentação do biogás?
Flashcard 5:
Frente: Qual a principal diferença entre o gás sulfídrico (H₂S) e o carbonato em termos de impacto nos sistemas de biogás?
Flashcard 6:
Frente: “O ácido clorídrico é um subproduto da fermentação do biogás?”
Flashcard 7:
Frente: “O monóxido de carbono (CO) é produzido durante a fermentação do biogás?”
Flashcard 8:
Frente: Por que o ácido clorídrico não é a substância responsável pela corrosão no processo de fermentação do biogás?
FLASHCARDS DESSA QUESTÃO – PERGUNTAS E RESPOSTAS:
Flashcard 1:
Frente: Quais são os principais componentes do biogás?
Verso: Metano (CH₄) e dióxido de carbono (CO₂) são os principais componentes do biogás.
Flashcard 2:
Frente: Qual substância no biogás pode causar corrosão nos sistemas?
Verso: O gás sulfídrico (H₂S) é a substância responsável por causar corrosão em componentes do sistema de biogás.
Flashcard 3:
Frente: Por que é importante remover o gás sulfídrico (H₂S) no tratamento do biogás?
Verso: O gás sulfídrico (H₂S) é corrosivo e pode danificar os equipamentos metálicos usados na produção e utilização do biogás, comprometendo a eficiência do sistema ao danificar tubulações e motores.
Flashcard 4:
Frente: Por que o monóxido de carbono (CO) não é considerado um subproduto significativo da fermentação do biogás?
Verso: Porque o monóxido de carbono é gerado em processos de combustão incompleta e não é um produto relevante na fermentação anaeróbica do biogás.
Flashcard 5:
Frente: Qual a principal diferença entre o gás sulfídrico (H₂S) e o carbonato em termos de impacto nos sistemas de biogás?
Verso: O gás sulfídrico é corrosivo e danifica os sistemas, enquanto o carbonato não é produzido no processo de fermentação do biogás e não está relacionado à corrosão.
Flashcard 6:
Frente: “O ácido clorídrico é um subproduto da fermentação do biogás?”
Verso: “Não, o ácido clorídrico não é formado durante a fermentação do biogás.”
Flashcard 7:
Frente: “O monóxido de carbono (CO) é produzido durante a fermentação do biogás?”
Verso: “Não, o CO não é um produto significativo da fermentação anaeróbica no processo de biogás.”
Flashcard 8:
Frente: Por que o ácido clorídrico não é a substância responsável pela corrosão no processo de fermentação do biogás?
Verso: Embora o ácido clorídrico seja corrosivo, ele não é formado durante o processo de fermentação do biogás, tornando essa opção incorreta.
MAPA MENTAL DESSA QUESTÃO:
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QUESTÃO 5
Assunto: Engenharia Agrícola / Implementos Agrícolas no Preparo do Solo
Banca/Concurso: VUNESP – 2023 / Engenheiro (Pref Marília)/Agrônomo
No preparo do solo são usados implementos agrícolas, como os arados. Com relação a esses implementos,
A) a sua atuação ocorre principalmente no horizonte B do solo, devido a sua capacidade de desagregar o solo.
B) em solos arenosos, não é recomendável usar arado de disco, tendo em vista o alto teor de matéria orgânica.
C) para promover melhor incorporação dos restos culturais é mais recomendado o arado de aiveca.
D) arado de disco, comparado com o arado de aiveca, é mais recomendado para adubação de cobertura.
E) a superfície torcida que há no arado de disco é responsável por elevar, torcer e inverter parcialmente a leiva cortada.
Gabarito: Alternativa “C”
COMENTÁRIO SINTÉTICO:
A questão trata sobre a escolha do arado adequado para o preparo do solo e a incorporação de restos culturais. A alternativa correta é a “C”, pois o arado de aiveca é mais eficiente para incorporar restos culturais, uma vez que ele corta e gira completamente a camada superficial do solo, facilitando a decomposição dos resíduos. As demais alternativas estão incorretas por apresentarem informações imprecisas sobre a profundidade de atuação dos arados, a recomendação de uso em solos arenosos, e as características dos arados de disco e aiveca, que têm funções distintas no preparo do solo.
COMENTÁRIO EXTENSIVO (MAIS DETALHADO):
Explicação dos Termos Técnicos:
Arado: É um implemento agrícola utilizado para o preparo do solo, visando revolver, arejar e incorporar matéria orgânica ou restos culturais, promovendo um ambiente mais adequado para o plantio. Existem diferentes tipos de arados, como o arado de disco e o arado de aiveca, cada um com características específicas e aplicações adequadas a diferentes condições de solo e práticas agrícolas.
Horizonte B: No perfil do solo, o horizonte B é a camada inferior ao horizonte A, caracterizada por acúmulo de minerais lixiviados da camada superior. Geralmente, é mais compactada e rica em minerais. O preparo do solo para plantio normalmente se concentra no horizonte A.
Restos Culturais: São os resíduos deixados no campo após a colheita, como palha, folhas e caules, que podem ser incorporados ao solo para melhorar sua fertilidade e estrutura.
Justificativa do gabarito:
O arado de aiveca é mais eficaz na incorporação dos restos culturais porque ele realiza um corte mais profundo e gira completamente a camada do solo, enterrando os restos culturais e facilitando sua decomposição.
Justificativa das demais alternativas:
A) O arado atua principalmente no horizonte A do solo, que é a camada superficial, onde o preparo do solo acontece. O horizonte B, por estar em uma camada mais profunda, não é diretamente afetado pelo uso de arados convencionais, como o arado de disco ou de aiveca. Portanto, essa afirmação está incorreta.
B) A matéria orgânica em solos arenosos não é um fator limitante para o uso do arado de disco. O arado de disco é recomendado para solos compactados ou com muitas raízes, independentemente do teor de matéria orgânica. Portanto, esta afirmação está incorreta.
D) O arado de disco é mais utilizado para solos compactados ou pedregosos, onde o arado de aiveca teria dificuldades. No entanto, para adubação de cobertura, que não envolve a necessidade de revolver grandes camadas de solo, outros implementos, como as grades, podem ser mais recomendados do que o arado de disco ou de aiveca. Esta afirmação está incorreta.
E) A descrição apresentada é característica do arado de aiveca, que tem a função de levantar, torcer e inverter a leiva cortada, promovendo uma incorporação eficiente dos resíduos culturais. O arado de disco, por outro lado, tem discos que cortam e revolvem o solo de maneira diferente, sem necessariamente inverter a leiva de forma tão completa. Logo, essa afirmação está incorreta.
FLASHCARDS DESSA QUESTÃO – PERGUNTAS:
Flashcard 1:
Frente: Qual tipo de arado é mais recomendado para a incorporação de restos culturais?
Flashcard 2:
Frente: Em qual horizonte do solo os arados atuam principalmente?
Flashcard 3:
Frente: Qual a diferença principal entre o arado de disco e o arado de aiveca?
Flashcard 4:
Frente: Por que a afirmação de que o arado de disco não é recomendável em solos arenosos devido ao alto teor de matéria orgânica está incorreta?
Flashcard 5:
Frente: O arado de disco é mais indicado para quais tipos de solos?
Flashcard 6:
Frente: Qual é a função do arado de aiveca em relação à leiva cortada?
Flashcard 7:
Frente: “O arado de disco é mais recomendado para adubação de cobertura?”
Flashcard 8:
Frente: “O arado de disco inverte a leiva cortada de forma completa?”
Flashcard 9:
Frente: O que caracteriza a função do arado de aiveca em comparação ao arado de disco?
FLASHCARDS DESSA QUESTÃO – PERGUNTAS E RESPOSTAS:
Flashcard 1:
Frente: Qual tipo de arado é mais recomendado para a incorporação de restos culturais?
Verso: O arado de aiveca, por sua capacidade de inverter e enterrar os restos culturais no solo.
Flashcard 2:
Frente: Em qual horizonte do solo os arados atuam principalmente?
Verso: Os arados atuam principalmente no horizonte A, que é a camada superficial do solo.
Flashcard 3:
Frente: Qual a diferença principal entre o arado de disco e o arado de aiveca?
Verso: O arado de aiveca realiza a inversão completa do solo, enquanto o arado de disco apenas corta e eleva parcialmente a leiva.
Flashcard 4:
Frente: Por que a afirmação de que o arado de disco não é recomendável em solos arenosos devido ao alto teor de matéria orgânica está incorreta?
Verso: Porque a matéria orgânica em solos arenosos não é um fator limitante para o uso do arado de disco, que é recomendado para solos compactados ou com muitas raízes.
Flashcard 5:
Frente: O arado de disco é mais indicado para quais tipos de solos?
Verso: Para solos compactados ou pedregosos, onde o arado de aiveca teria dificuldades.
Flashcard 6:
Frente: Qual é a função do arado de aiveca em relação à leiva cortada?
Verso: O arado de aiveca levanta, torce e inverte completamente a leiva cortada, promovendo uma incorporação eficiente dos resíduos culturais.
Flashcard 7:
Frente: “O arado de disco é mais recomendado para adubação de cobertura?”
Verso: “Não, o arado de disco é recomendado para solos compactados ou pedregosos, mas outros implementos, como grades, são melhores para adubação de cobertura.”
Flashcard 8:
Frente: “O arado de disco inverte a leiva cortada de forma completa?”
Verso: “Não, o arado de aiveca é responsável por inverter a leiva de forma completa, enquanto o arado de disco corta e revolve o solo sem inverter totalmente.”
Flashcard 9:
Frente: O que caracteriza a função do arado de aiveca em comparação ao arado de disco?
Verso: O arado de aiveca eleva, torce e inverte completamente a leiva cortada, enquanto o arado de disco corta e revolve o solo de maneira diferente, sem inverter a leiva de forma tão completa.
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QUESTÃO 6
Assunto: Agronegócio e Cadeias Produtivas / Clusters e Arranjos Produtivos Locais (APLs)
Banca/Concurso: IBFC – 2023 / Engenheiro (UFPB)/Agrônomo
Ao analisar a produção agrícola da cultura do milho e da soja é possível verificar que existe uma interrelação a montante com a produção de insumos e prestação de serviços e a jusante com agroindústrias e a produção animal (suínos, aves, bovinos, são alguns exemplos). Levando em consideração os conhecimentos sobre agronegócio, cadeia produtiva e sistemas de arranjos produtivos locais, assinale a alternativa correta.
A) Clusters agroindustriais mostram as integrações e interrelações entre cadeias do agronegócio. Qualquer empreendimento econômico não pode ser restrito a determinado sistema agroindustrial isolado, porque existe interdependência entre sistemas dentro de determinado espaço. Exemplo disso é a interrelação entre a cadeia produtiva da cultura do milho e da soja
B) As vantagens dos clusters, em relação a sistemas isolados, são justamente as possibilidades de junção de cadeias produtivas, fazendo com que a competitividade entre estas cadeias não ocorra, uma vez que os sistemas produtivos funcionam, apenas de maneira conjunta, evitando o isolamento das empresas
C) Um Arranjo Produtivo Local (APL) não pode ser considerado uma visão de cluster, porque não existe uma interrelação com outras cadeias produtivas. Existe apenas uma cadeia sendo trabalhada em seus setores resultando em uma rede com os segmentos-chave de um determinado produto
D) Um Arranjo Produtivo Local (APL) é uma alternativa viável apenas para produtores rurais de porte médio, já que o APL irá gerenciar as ações de cada elo da cadeia produtiva. O pequeno produtor, por estar presente em uma cadeia produtiva curta, não se enquadra nas propostas de um sistema econômico desse porte
E) Um Arranjo Produtivo Local (APL) deve possuir um número significativo de empreendimentos no território e de indivíduos que atuam em torno de uma atividade produtiva predominante. Existe uma preocupação em desenvolver economicamente a atividade foco sem um mecanismo de governança, a fim de se evitar relações políticas e competições acirradas em torno de interesses monetários
Gabarito: Alternativa “A”
COMENTÁRIO SINTÉTICO:
A questão aborda o conceito de clusters agroindustriais e arranjos produtivos locais (APL) no agronegócio, destacando a interrelação entre cadeias produtivas, como milho e soja, e seus desdobramentos nas agroindústrias e produção animal. A alternativa correta é “A”, pois reflete com precisão o conceito de clusters agroindustriais, que envolvem a integração entre diferentes cadeias produtivas que se beneficiam da cooperação e proximidade geográfica, como o milho usado na ração animal e a produção de carne. As demais alternativas estão incorretas por apresentar falhas conceituais, como a inexistência de competitividade em clusters (alternativa B), a ausência de interações em APLs (alternativa C), a restrição dos APLs a produtores de porte médio (alternativa D) e a falta de governança em APLs (alternativa E), que são elementos fundamentais para seu sucesso.
COMENTÁRIO EXTENSIVO (MAIS DETALHADO):
Explicação dos Termos Técnicos:
Cadeia Produtiva: Refere-se à sequência de processos e atividades que envolvem a produção, processamento, distribuição e comercialização de um produto. No caso da soja e do milho, essa cadeia inclui desde a produção de insumos agrícolas até a comercialização de produtos derivados, como alimentos e rações para animais.
Cluster: Um cluster agroindustrial é um arranjo de empresas que atuam em um setor específico e estão geograficamente concentradas, promovendo interações e cooperação entre elas. A ideia é aumentar a competitividade desse conjunto de empresas em relação às demais, ao aproveitar as sinergias entre as empresas de uma mesma cadeia produtiva.
Arranjo Produtivo Local (APL): É uma concentração de empreendimentos, localizados em uma mesma região, que compartilham da mesma cadeia produtiva ou de atividades complementares, como insumos, serviços e indústrias de processamento. Esses arranjos promovem cooperação e desenvolvimento local.
Justificativa do gabarito:
A alternativa A está correta, pois reflete o conceito de clusters agroindustriais, que envolve a integração e inter-relação entre várias cadeias produtivas, como as de milho e soja. Em um cluster, as cadeias produtivas se beneficiam da proximidade geográfica e da cooperação entre os diversos elos do agronegócio. Exemplo clássico é a interligação entre a produção de milho, usado na ração animal, e a produção de carne de suínos e aves.
Justificativa das demais alternativas:
B) Embora os clusters promovam sinergia entre cadeias produtivas, a competitividade ainda existe entre as empresas que compõem o cluster. O que acontece é que a colaboração pode aumentar a competitividade do cluster como um todo no mercado externo. Portanto, a ideia de que não existe competitividade entre as cadeias no cluster está incorreta.
C) Esta afirmação está incorreta. O APL é, sim, uma visão de cluster adaptada para uma região específica. Em um APL, há interações entre os diferentes elos da cadeia produtiva e com outras cadeias, além de ser uma estratégia de desenvolvimento econômico regional.
D) Os APLs não são restritos a produtores de porte médio. Pequenos produtores também podem participar de um APL, especialmente quando há cooperação entre os elos da cadeia produtiva e um apoio em termos de governança, tecnologia e acesso a mercados.
E) Esta afirmação está incorreta porque um APL bem-sucedido geralmente possui mecanismos de governança, justamente para coordenar as atividades e evitar conflitos entre os diferentes agentes econômicos. A governança é fundamental para garantir a sustentabilidade e a competitividade do APL.
FLASHCARDS DESSA QUESTÃO – PERGUNTAS:
Flashcard 1:
Frente: Qual é a principal vantagem dos clusters agroindustriais?
Flashcard 2:
Frente: Qual a principal característica de um Arranjo Produtivo Local (APL)?
Flashcard 3:
Frente: Qual a diferença entre um cluster e um Arranjo Produtivo Local (APL)?
Flashcard 4:
Frente: O que são clusters agroindustriais e como eles se relacionam com cadeias produtivas?
Flashcard 5:
Frente: Em que ponto a afirmativa que “um Arranjo Produtivo Local (APL) não se enquadra como uma visão de cluster” está incorreta?
Flashcard 6:
Frente: Os Arranjos Produtivos Locais (APL) são restritos apenas a produtores de porte médio?
Flashcard 7:
Frente: Qual a importância da governança dentro de um Arranjo Produtivo Local (APL)?
Flashcard 8:
Frente: “Quais são os benefícios dos clusters agroindustriais?”
Flashcard 9:
Frente: “A competitividade entre cadeias produtivas desaparece em um cluster agroindustrial?”
Flashcard 10:
Frente: “Os Arranjos Produtivos Locais (APL) têm inter-relações com outras cadeias produtivas?”
Flashcard 11:
Frente: “Pequenos produtores podem participar de um Arranjo Produtivo Local (APL)?”
Flashcard 12:
Frente: O que são clusters agroindustriais e como eles beneficiam cadeias produtivas como as de milho e soja?
FLASHCARDS DESSA QUESTÃO – PERGUNTAS E RESPOSTAS:
Flashcard 1:
Frente: Qual é a principal vantagem dos clusters agroindustriais?
Verso: A principal vantagem é a integração entre cadeias produtivas, permitindo a criação de sinergias e aumento da competitividade, sem eliminar a competição entre elas.
Flashcard 2:
Frente: Qual a principal característica de um Arranjo Produtivo Local (APL)?
Verso: Um APL envolve um número significativo de empreendimentos em um território, que compartilham desafios e oportunidades em torno de uma atividade produtiva predominante, promovendo o desenvolvimento econômico local.
Flashcard 3:
Frente: Qual a diferença entre um cluster e um Arranjo Produtivo Local (APL)?
Verso: Ambos são arranjos produtivos que envolvem a interação de diferentes atores, mas os clusters possuem um escopo mais amplo e podem abranger diferentes setores, enquanto os APLs se concentram em uma atividade produtiva específica e em um território delimitado.
Flashcard 4:
Frente: O que são clusters agroindustriais e como eles se relacionam com cadeias produtivas?
Verso: Clusters agroindustriais mostram a integração e inter-relação entre cadeias do agronegócio, como milho e soja, beneficiando-se da proximidade geográfica e cooperação entre os elos produtivos.
Flashcard 5:
Frente: Em que ponto a afirmativa que “um Arranjo Produtivo Local (APL) não se enquadra como uma visão de cluster” está incorreta?
Verso: Um APL é uma adaptação regional de um cluster, com interações entre diferentes elos da cadeia produtiva e outras cadeias, funcionando como uma estratégia de desenvolvimento econômico regional.
Flashcard 6:
Frente: Os Arranjos Produtivos Locais (APL) são restritos apenas a produtores de porte médio?
Verso: Não, os APLs incluem também pequenos produtores, que podem se beneficiar da cooperação e apoio em termos de governança, tecnologia e acesso a mercados.
Flashcard 7:
Frente: Qual a importância da governança dentro de um Arranjo Produtivo Local (APL)?
Verso: A governança é essencial para coordenar atividades, evitar conflitos entre agentes econômicos e garantir a competitividade e sustentabilidade do APL.
Flashcard 8:
Frente: “Quais são os benefícios dos clusters agroindustriais?”
Verso: “Clusters agroindustriais beneficiam-se da proximidade geográfica e cooperação entre diferentes elos da cadeia produtiva, aumentando a competitividade do conjunto.”
Flashcard 9:
Frente: “A competitividade entre cadeias produtivas desaparece em um cluster agroindustrial?”
Verso: “Não, embora haja colaboração entre as cadeias no cluster, a competitividade ainda existe entre as empresas que o compõem.”
Flashcard 10:
Frente: “Os Arranjos Produtivos Locais (APL) têm inter-relações com outras cadeias produtivas?”
Verso: “Sim, um APL é uma visão adaptada de cluster, com interações entre diferentes elos da cadeia produtiva e outras cadeias para promover o desenvolvimento econômico regional.”
Flashcard 11:
Frente: “Pequenos produtores podem participar de um Arranjo Produtivo Local (APL)?”
Verso: “Sim, os APLs não são restritos a produtores de porte médio. Pequenos produtores podem participar com apoio de governança, tecnologia e acesso a mercados.”
Flashcard 12:
Frente: O que são clusters agroindustriais e como eles beneficiam cadeias produtivas como as de milho e soja?
Verso: Clusters agroindustriais mostram as integrações e inter-relações entre cadeias do agronegócio, beneficiando a proximidade geográfica e a cooperação entre os elos, como a produção de milho usada para ração animal e a produção de carne de suínos e aves.
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QUESTÃO 7
Assunto: Solos / Fertilidade e Nutrição
Banca/Concurso: IBFC – 2023 / Engenheiro (UFPB)/Agrônomo
Levando em consideração os conhecimentos sobre fertilidade do solo, analise a frase a seguir.
A (______), diz que o rendimento de uma colheita é limitado pela ausência de qualquer um dos nutrientes essenciais, mesmo que todos os demais estejam disponíveis em quantidades adequadas.
Assinale a alternativa que preencha corretamente a lacuna.
A) lei do mínimo de liebig
B) produção da cultura
C) quantidade de nutrientes
D) composição essencial
E) formulação de nutrientes
Gabarito: Alternativa “A”
COMENTÁRIO SINTÉTICO:
A questão aborda o conceito de limitação de nutrientes na fertilidade do solo, sendo necessário identificar a teoria que explica como a ausência de um nutriente essencial limita o rendimento da colheita, mesmo que os demais nutrientes estejam em quantidades adequadas. A alternativa correta é “A”, que corresponde à Lei do Mínimo de Liebig. Essa lei afirma que o crescimento das plantas é limitado pelo nutriente essencial presente em menor quantidade, independentemente da abundância dos outros. As demais alternativas foram incorretas por não descreverem adequadamente o conceito de limitação de nutrientes.
COMENTÁRIO EXTENSIVO (MAIS DETALHADO):
Explicação dos Termos Técnicos:
Lei do Mínimo de Liebig: A Lei do Mínimo, proposta pelo químico Justus von Liebig, afirma que o crescimento e a produtividade das plantas são limitados pelo nutriente essencial que está em menor quantidade, mesmo que todos os outros nutrientes estejam presentes em níveis adequados. Ou seja, o nutriente mais escasso é o fator limitante para o rendimento da cultura.
Justificativa do gabarito:
A alternativa A é a resposta correta, pois a Lei do Mínimo de Liebig explica que o rendimento da colheita será limitado pela deficiência de qualquer um dos nutrientes essenciais, independentemente de outros nutrientes estarem em abundância. Isso significa que, se um nutriente essencial estiver em quantidade insuficiente, ele se tornará o fator limitante para o crescimento das plantas, mesmo que outros nutrientes estejam presentes em quantidades adequadas.
Justificativa das demais alternativas:
B) O termo “produção da cultura” não se refere diretamente à limitação de nutrientes no solo, mas sim ao rendimento final de uma colheita. Essa frase não descreve a relação de limitação de nutrientes de forma adequada. Portanto, está incorreta.
C) A “quantidade de nutrientes” refere-se ao nível geral de nutrientes presentes no solo, mas não explica o conceito de limitação de crescimento pela ausência de um nutriente específico. Essa opção está incorreta.
D) A “composição essencial” de nutrientes refere-se aos nutrientes que são essenciais para o crescimento das plantas, mas não descreve a limitação da colheita com base na ausência de um desses nutrientes. Por isso, esta opção está incorreta.
E) A “formulação de nutrientes” refere-se à composição de fertilizantes ou suplementos nutricionais, mas não está relacionada ao princípio de limitação de nutrientes do solo. Portanto, esta opção está incorreta.
FLASHCARDS DESSA QUESTÃO – PERGUNTAS:
Flashcard 1:
Frente: O que afirma a Lei do Mínimo de Liebig?
Flashcard 2:
Frente: Qual a principal implicação da Lei do Mínimo de Liebig na agricultura?
Flashcard 3:
Frente: Qual a analogia utilizada para explicar a lei do mínimo de Liebig?
Flashcard 4:
Frente: O que a Lei do Mínimo de Liebig explica sobre a limitação de crescimento das plantas?
Flashcard 5:
Frente: O que a Lei do Mínimo de Liebig nos ensina sobre a fertilidade do solo?
Flashcard 6:
Frente: “Qual é o princípio que explica que o rendimento de uma colheita é limitado pela ausência de qualquer um dos nutrientes essenciais?”
Flashcard 7:
Frente: “O que acontece com o rendimento da colheita se um nutriente essencial estiver em quantidade insuficiente?”
Flashcard 8:
Frente: “Por que a ‘quantidade de nutrientes’ não explica o princípio da limitação de crescimento?”
Flashcard 9:
Frente: O que acontece quando um nutriente essencial está ausente ou insuficiente no solo, segundo a Lei do Mínimo de Liebig?
FLASHCARDS DESSA QUESTÃO – PERGUNTAS E RESPOSTAS:
Flashcard 1:
Frente: O que afirma a Lei do Mínimo de Liebig?
Verso: A Lei do Mínimo de Liebig afirma que o crescimento de uma planta é limitado pelo nutriente essencial que está presente em menor quantidade, mesmo que todos os outros estejam em quantidades adequadas.
Flashcard 2:
Frente: Qual a principal implicação da Lei do Mínimo de Liebig na agricultura?
Verso: A principal implicação é que o manejo de nutrientes deve garantir a disponibilidade de todos os nutrientes essenciais, pois a deficiência de um único elemento pode comprometer toda a produção.
Flashcard 3:
Frente: Qual a analogia utilizada para explicar a lei do mínimo de Liebig?
Verso: O barril de Liebig: a água no barril (crescimento da planta) só pode atingir a altura da tábua mais curta (nutriente limitante).
Flashcard 4:
Frente: O que a Lei do Mínimo de Liebig explica sobre a limitação de crescimento das plantas?
Verso: Ela explica que o crescimento das plantas será limitado pela deficiência de qualquer nutriente essencial, independentemente da abundância dos demais.
Flashcard 5:
Frente: O que a Lei do Mínimo de Liebig nos ensina sobre a fertilidade do solo?
Verso: Ensina que o fator limitante para o rendimento das plantas é o nutriente essencial que está em menor quantidade, mesmo que outros nutrientes estejam presentes em níveis adequados.
Flashcard 6:
Frente: “Qual é o princípio que explica que o rendimento de uma colheita é limitado pela ausência de qualquer um dos nutrientes essenciais?”
Verso: “A Lei do Mínimo de Liebig afirma que o rendimento da colheita é limitado pela deficiência de qualquer nutriente essencial, mesmo que outros estejam em abundância.”
Flashcard 7:
Frente: “O que acontece com o rendimento da colheita se um nutriente essencial estiver em quantidade insuficiente?”
Verso: “Se um nutriente essencial estiver em quantidade insuficiente, ele se torna o fator limitante para o rendimento da colheita, mesmo que outros nutrientes estejam presentes em quantidades adequadas.”
Flashcard 8:
Frente: “Por que a ‘quantidade de nutrientes’ não explica o princípio da limitação de crescimento?”
Verso: “A ‘quantidade de nutrientes’ não aborda a ideia de que um único nutriente em falta pode limitar o crescimento das plantas, que é o foco da Lei do Mínimo de Liebig.”
Flashcard 9:
Frente: O que acontece quando um nutriente essencial está ausente ou insuficiente no solo, segundo a Lei do Mínimo de Liebig?
Verso: A ausência ou deficiência de um nutriente essencial se torna o fator limitante para o crescimento das plantas, independentemente da disponibilidade de outros nutrientes.
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QUESTÃO 8
Assunto: Geotecnologia e Agricultura de Precisão / Sensoriamento Remoto e suas Aplicações no Agronegócio
Banca/Concurso: VUNESP – 2023 / Engenheiro (Pref Sorocaba)/Agrônomo
A geotecnologia está cada dia mais presente na agricultura brasileira, como no caso de técnicas de sensoriamento remoto, as quais desempenham um papel importante no campo, como estimativa da produtividade e avaliação nutricional. Desse modo, é correto afirmar que
A) o objeto imageado é registrado pelo sensor por meio de medições da indução eletromagnética.
B) as atividades do sensoriamento remoto envolvem a detecção, aquisição e análise da energia química emitida pelos objetos terrestres.
C) o sensoriamento remoto também atua na detecção de pragas e doenças e avaliação da necessidade hídrica das plantas.
D) as imagens de sensores remotos utilizadas para o levantamento de projetos agrícolas são obtidas exclusivamente por máquinas agrícolas autopropelidas.
E) uma das aplicações do sensoriamento remoto na agricultura é a detecção da liberação de CO2pela fotossíntese das plantas.
Gabarito: Alternativa “C”
COMENTÁRIO SINTÉTICO:
A questão trata do uso de geotecnologia e sensoriamento remoto na agricultura, com foco nas suas aplicações, como a detecção de pragas, doenças e a avaliação da necessidade hídrica das plantas. A alternativa correta é “C”, pois o sensoriamento remoto permite monitorar a saúde das plantas ao captar a reflexão da luz em diferentes bandas espectrais, facilitando o acompanhamento de estresse hídrico e presença de pragas. As demais alternativas estão incorretas por descreverem de maneira equivocada os processos envolvidos no sensoriamento remoto, como a indução eletromagnética, energia química, ou a detecção direta de CO₂.
COMENTÁRIO EXTENSIVO (MAIS DETALHADO):
Explicação dos Termos Técnicos:
Geotecnologia: Refere-se ao conjunto de tecnologias voltadas ao estudo da superfície terrestre, como sistemas de sensoriamento remoto, GPS (Global Positioning System) e SIG (Sistemas de Informação Geográfica). Essas ferramentas são usadas para coletar, processar e analisar dados geográficos.
Sensoriamento Remoto: Técnica utilizada para coletar informações sobre objetos ou áreas na superfície terrestre a partir de sensores instalados em satélites, aviões ou drones. Esses sensores detectam a energia refletida ou emitida pelos objetos terrestres, como plantas, água e solo. No campo da agricultura, o sensoriamento remoto é amplamente utilizado para monitorar a saúde das plantas, detectar pragas e doenças, e avaliar a necessidade hídrica.
Sensores: Equipamentos que captam informações, como imagens de satélite ou dados atmosféricos, através de medições da energia eletromagnética refletida ou emitida pelos objetos na Terra.
Justificativa do gabarito:
O sensoriamento remoto tem uma ampla gama de aplicações na agricultura, sendo uma das principais a detecção de pragas e doenças e a avaliação da saúde e necessidades hídricas das plantas. Sensores captam dados sobre a vegetação e seu estado de saúde através da reflexão de luz em diferentes bandas espectrais, permitindo o monitoramento de pragas, doenças e estresse hídrico.
Justificativa das demais alternativas:
A) Os sensores remotos registram informações sobre os objetos por meio da energia eletromagnética refletida ou emitida pelos objetos, não através de medições de indução eletromagnética. Portanto, esta opção está incorreta.
B) O sensoriamento remoto detecta energia eletromagnética, como luz visível, infravermelho e ondas de rádio, refletida ou emitida pelos objetos, não energia química. Essa afirmação está incorreta.
D) Sensores remotos podem ser instalados em satélites, aviões, drones e outras plataformas, além de máquinas agrícolas, mas não são exclusivamente obtidos por máquinas agrícolas autopropelidas. Essa opção está incorreta.
E) A fotossíntese envolve a absorção de CO₂, não a liberação, e o sensoriamento remoto não detecta diretamente a liberação de CO₂. Ele detecta a energia refletida pelas plantas, o que pode indicar o estado de saúde e o vigor da vegetação, mas não mede o CO₂ Portanto, essa opção está incorreta.
FLASHCARDS DESSA QUESTÃO – PERGUNTAS:
Flashcard 1:
Frente: Quais são as principais aplicações do sensoriamento remoto na agricultura?
Flashcard 2:
Frente: O que os sensores remotos medem para obter informações sobre os objetos na Terra?
Flashcard 3:
Frente: Quais plataformas podem ser usadas para instalar sensores remotos na agricultura?
Flashcard 4:
Frente: O sensoriamento remoto detecta energia química emitida pelos objetos terrestres?
Flashcard 5:
Frente: Sensores remotos para levantamento agrícola são obtidos exclusivamente por máquinas agrícolas autopropelidas?
Flashcard 6:
Frente: O sensoriamento remoto detecta a liberação de CO2 pela fotossíntese das plantas?
Flashcard 7:
Frente: “Como os sensores remotos detectam a saúde e o estresse das plantas?”
Flashcard 8:
Frente: O sensoriamento remoto registra o objeto imageado através de medições de indução eletromagnética?
FLASHCARDS DESSA QUESTÃO – PERGUNTAS E RESPOSTAS:
Flashcard 1:
Frente: Quais são as principais aplicações do sensoriamento remoto na agricultura?
Verso: As principais aplicações incluem a detecção de pragas e doenças, avaliação da necessidade hídrica das plantas, monitoramento do crescimento e saúde das culturas.
Flashcard 2:
Frente: O que os sensores remotos medem para obter informações sobre os objetos na Terra?
Verso: Os sensores remotos medem a energia eletromagnética refletida ou emitida pelos objetos, como luz visível, infravermelho e ondas de rádio.
Flashcard 3:
Frente: Quais plataformas podem ser usadas para instalar sensores remotos na agricultura?
Verso: Sensores remotos podem ser instalados em satélites, aviões, drones e máquinas agrícolas, entre outros.
Flashcard 4:
Frente: O sensoriamento remoto detecta energia química emitida pelos objetos terrestres?
Verso: Não, o sensoriamento remoto detecta energia eletromagnética, como luz visível e infravermelho, refletida ou emitida pelos objetos.
Flashcard 5:
Frente: Sensores remotos para levantamento agrícola são obtidos exclusivamente por máquinas agrícolas autopropelidas?
Verso: Não, sensores remotos podem ser instalados em satélites, drones, aviões e outras plataformas, além de máquinas agrícolas.
Flashcard 6:
Frente: O sensoriamento remoto detecta a liberação de CO2 pela fotossíntese das plantas?
Verso: Não, o sensoriamento remoto detecta a energia refletida pelas plantas, indicando seu estado de saúde, mas não mede diretamente a liberação de CO2.
Flashcard 7:
Frente: “Como os sensores remotos detectam a saúde e o estresse das plantas?”
Verso: “Sensores captam a reflexão da luz em diferentes bandas espectrais, permitindo avaliar o estado de saúde e estresse hídrico das plantas.”
Flashcard 8:
Frente: O sensoriamento remoto registra o objeto imageado através de medições de indução eletromagnética?
Verso: Não, o sensoriamento remoto registra informações sobre objetos por meio da energia eletromagnética refletida ou emitida pelos objetos, e não pela indução eletromagnética.
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QUESTÃO 9
Assunto: Agronomia / Tratos Culturais na Produção de Mandioca
Banca/Concurso: VUNESP – 2023 / Engenheiro (Pref Sorocaba)/Agrônomo
O Brasil é um dos maiores produtores de mandioca do mundo, sendo que a agricultura familiar responde por grande parte dessa produção. Um dos tratos culturais mais importantes na produção de mandioca é
A) a quebra de dormência, aplicando ácido giberélico na região das raízes da planta.
B) a poda verde, indicada para o aumento da produção de raízes e do teor de carboidratos.
C) o controle de plantas invasoras, pois a mandioca é sensível à competição do mato.
D) a parcagem, usada para o desbaste de ramos pequenos e mal posicionados, influenciando no tamanho das raízes.
E) a aplicação localizada de esterco animal para a retirada de ácido cianídrico nas raízes de mandioca brava.
Gabarito: Alternativa “C”
COMENTÁRIO SINTÉTICO:
A questão trata dos tratos culturais na produção de mandioca, com foco em práticas que garantem uma boa produtividade. A alternativa correta é “C”, pois o controle de plantas invasoras é essencial, já que a mandioca é sensível à competição por luz, água e nutrientes, especialmente nos estágios iniciais de desenvolvimento. As demais alternativas foram incorretas por mencionarem técnicas inadequadas ou não usuais na produção de mandioca, como a quebra de dormência com ácido giberélico, poda verde, parcagem e a aplicação de esterco para remoção de ácido cianídrico, que não são práticas relevantes ou corretas para essa cultura.
COMENTÁRIO EXTENSIVO (MAIS DETALHADO):
Explicação dos Termos Técnicos:
Mandioca: A mandioca (Manihot esculenta) é uma planta tuberosa cultivada principalmente para a produção de raízes ricas em amido. É uma cultura de grande importância na agricultura familiar no Brasil e uma das principais fontes de carboidratos na alimentação humana e animal.
Quebra de Dormência: Processo que envolve o uso de técnicas ou substâncias para acelerar a germinação ou o crescimento de plantas que, naturalmente, estariam em estado de dormência.
Poda Verde: Técnica agrícola que consiste em remover ramos ou folhas de plantas para promover o desenvolvimento de outras partes, como raízes ou frutos.
Controle de Plantas Invasoras: Processo de eliminação ou manejo de plantas daninhas que competem com a cultura por nutrientes, luz, água e espaço.
Parcagem: Técnica agrícola que consiste em desbastar ou remover ramos pequenos e mal posicionados para melhorar o desenvolvimento da planta.
Ácido Cianídrico: Substância tóxica presente em algumas variedades de mandioca, conhecidas como mandioca brava. A aplicação de esterco animal não é uma prática utilizada para remover essa substância.
Justificativa do gabarito:
O controle de plantas invasoras (daninhas) é um dos tratos culturais mais importantes na produção de mandioca, especialmente nos estágios iniciais de desenvolvimento da cultura. A mandioca é bastante sensível à competição por luz, água e nutrientes, o que pode reduzir drasticamente sua produtividade se não houver um manejo adequado das plantas daninhas. Portanto, o controle dessas plantas é essencial para garantir uma boa produção.
Justificativa das demais alternativas:
A) A quebra de dormência com ácido giberélico é uma técnica mais comum em outras culturas, como batata, e não é uma prática usual na produção de mandioca. Portanto, esta opção está incorreta.
B) A poda verde não é uma prática comum na cultura de mandioca. O foco da produção está nas raízes tuberosas, e não há evidências de que a poda verde contribua diretamente para o aumento da produção de raízes ou do teor de carboidratos. Assim, esta opção está incorreta.
D) A parcagem é uma técnica usada em algumas culturas para ajustar o desenvolvimento das plantas, mas não é comum na mandioca. O desbaste de ramos na mandioca não é uma prática relevante para influenciar o tamanho das raízes. Portanto, essa opção está incorreta.
E) O ácido cianídrico presente nas raízes da mandioca brava não é eliminado pela aplicação de esterco animal. A mandioca brava deve ser submetida a processos específicos de preparo (como fervura ou fermentação) para remover o ácido cianídrico, mas a aplicação de esterco não é uma técnica viável para isso. Portanto, esta opção está incorreta.
FLASHCARDS DESSA QUESTÃO – PERGUNTAS:
Flashcard 1:
Frente: Por que é importante controlar plantas invasoras na cultura da mandioca?
Flashcard 2:
Frente: Quais são as principais técnicas para controlar plantas invasoras na produção de mandioca?
Flashcard 3:
Frente: A poda verde é uma prática recomendada para aumentar a produção de raízes e carboidratos na mandioca?
Flashcard 4:
Frente: A parcagem é utilizada na cultura da mandioca para influenciar o tamanho das raízes?
Flashcard 5:
Frente: A aplicação de esterco animal é eficaz na remoção de ácido cianídrico nas raízes de mandioca brava?
Flashcard 6:
Frente: “Por que o controle de plantas invasoras é essencial para a produção de mandioca?”
Flashcard 7:
Frente: “A quebra de dormência com ácido giberélico é uma técnica comum na produção de mandioca?”
FLASHCARDS DESSA QUESTÃO – PERGUNTAS E RESPOSTAS:
Flashcard 1:
Frente: Por que é importante controlar plantas invasoras na cultura da mandioca?
Verso: A mandioca é sensível à competição com plantas invasoras, o que pode reduzir sua produtividade se o controle não for realizado adequadamente.
Flashcard 2:
Frente: Quais são as principais técnicas para controlar plantas invasoras na produção de mandioca?
Verso: Métodos manuais, como capina, e o uso de herbicidas seletivos são comuns para o controle de plantas daninhas na produção de mandioca.
Flashcard 3:
Frente: A poda verde é uma prática recomendada para aumentar a produção de raízes e carboidratos na mandioca?
Verso: Não, a poda verde não é comum na cultura de mandioca e não há evidências de que aumente a produção de raízes ou o teor de carboidratos.
Flashcard 4:
Frente: A parcagem é utilizada na cultura da mandioca para influenciar o tamanho das raízes?
Verso: Não, o desbaste de ramos (parcagem) não é uma prática relevante para a mandioca e não influencia o tamanho das raízes.
Flashcard 5:
Frente: A aplicação de esterco animal é eficaz na remoção de ácido cianídrico nas raízes de mandioca brava?
Verso: Não, o ácido cianídrico deve ser removido por processos específicos, como fervura ou fermentação, e a aplicação de esterco animal não é viável para essa finalidade.
Flashcard 6:
Frente: “Por que o controle de plantas invasoras é essencial para a produção de mandioca?”
Verso: “A mandioca é sensível à competição por luz, água e nutrientes, o que pode reduzir drasticamente sua produtividade se as plantas invasoras não forem controladas.”
Flashcard 7:
Frente: “A quebra de dormência com ácido giberélico é uma técnica comum na produção de mandioca?”
Verso: “Não, a quebra de dormência com ácido giberélico não é uma prática usual na produção de mandioca, sendo mais comum em outras culturas como a batata.”
MAPA MENTAL DESSA QUESTÃO:
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QUESTÃO 10
Assunto: Manejo Integrado de Pragas / Uso de Semioquímicos na Agricultura
Banca/Concurso: CETAP – 2023 / Técnico em Gestão de Meio Ambiente (SEMAS PA)/Agronomia
Os semioquímicos mais utilizados hoje no mundo são os feromônios, que já constituem uma ferramenta importante no manejo de pragas. A sua utilização tem diminuído ou mesmo eliminado as aplicações de inseticidas, reduzindo, assim, o nível de intoxicações pelos trabalhadores rurais e o teor de resíduos químicos nos produtos de origem agrícola e nos agroecossistemas.
Fonte: https://ainfo.cnptia.embrapa.br
Nesse contexto da utilização dos semioquímicos, assinale a alternativa incorreta.
A) Melhoram a eficiência dos pesticidas convencionais por meio da detecção e monitoramento das populações de insetos-praga com armadilhas tratadas com feromônios.
B) Suprimem as populações de pragas com o uso de métodos diretos de captura massal em armadilhamento com atrativos.
C) Aplica a técnica de confundimento (saturação da atmosfera com semioquímicos de forma a impedir a localização do sexo oposto para acasalamento).
D) Implementa o uso de plantas com ação repelente e/ou atrativa às pragas e inimigos naturais em consórcio com a cultura de interesse.
E) O seu uso ao longo dos anos elimina a praga totalmente, zerando o nível de dano econômico.
Gabarito: Alternativa “E”
COMENTÁRIO SINTÉTICO:
A questão aborda o uso de semioquímicos, especialmente feromônios, no manejo integrado de pragas, destacando suas aplicações e limitações. A alternativa incorreta é “E”, pois os semioquímicos, embora eficazes no controle de pragas, não eliminam totalmente as populações. O objetivo é manter as pragas abaixo do nível de dano econômico, visto que a erradicação completa das pragas é praticamente impossível. As demais alternativas estão corretas, pois descrevem aplicações como monitoramento, captura massal, confundimento para impedir acasalamento, e o uso de plantas repelentes ou atrativas no manejo de pragas.
COMENTÁRIO EXTENSIVO (MAIS DETALHADO):
Explicação dos Termos Técnicos:
Manejo Integrado de Pragas (MIP): Conjunto de práticas que visam controlar pragas de forma ambientalmente segura e economicamente viável, combinando diferentes métodos de controle.
Semioquímicos: São substâncias químicas emitidas por organismos que afetam o comportamento de outros indivíduos, podendo ser utilizados no manejo de pragas. Entre os semioquímicos mais conhecidos estão os feromônios, que são usados para atrair, confundir ou repelir pragas em técnicas de controle biológico.
Feromônios: São substâncias químicas liberadas por animais que influenciam o comportamento de outros indivíduos da mesma espécie, frequentemente utilizados para a captura de insetos ou para interferir no acasalamento das pragas.
Captura Massal: Técnica que utiliza armadilhas com feromônios ou outros atrativos para capturar um grande número de pragas e reduzir suas populações.
Confundimento Sexual: Método de manejo em que os feromônios sexuais são liberados no ambiente em grandes quantidades para confundir os insetos, impedindo que encontrem seus parceiros para o acasalamento.
Nível de Dano Econômico: Refere-se ao nível populacional de uma praga em que os danos causados à cultura são economicamente significativos, ou seja, quando o custo para controlar a praga é compensado pelos ganhos em produtividade.
Pesticidas convencionais: Produtos químicos utilizados para controlar pragas, doenças e plantas daninhas.
Armadilhamento: Técnica que utiliza armadilhas com atrativos para capturar insetos.
Justificativa do gabarito:
Embora os semioquímicos sejam eficazes no manejo de pragas, eles não eliminam completamente as populações de pragas. O objetivo é manter a população de pragas abaixo do nível de dano econômico, mas a erradicação total da praga é extremamente difícil ou inviável na maioria dos casos. Portanto, a afirmação de que o uso de semioquímicos eliminaria a praga totalmente está incorreta.
Justificativa das demais alternativas:
A) O uso de armadilhas com feromônios permite monitorar as populações de insetos-praga, ajudando a determinar o momento certo para aplicar pesticidas, melhorando sua eficiência e evitando aplicações desnecessárias.
B) A captura massal com armadilhas contendo feromônios é uma técnica eficaz para reduzir diretamente as populações de pragas.
C) Essa técnica de confundimento é amplamente usada no manejo de pragas e visa saturar o ambiente com feromônios sexuais, dificultando o acasalamento dos insetos e, consequentemente, reduzindo a população de pragas. Portanto, essa afirmação está correta.
D) Correta, pois o uso de plantas com ação repelente ou atrativa é uma prática comum em consórcios agrícolas, ajudando a controlar pragas naturalmente e favorecendo a presença de inimigos naturais. Embora não seja uma aplicação direta dos feromônios, essa prática está alinhada com o manejo integrado de pragas.
FLASHCARDS DESSA QUESTÃO – PERGUNTAS:
Flashcard 1:
Frente: O que são semioquímicos?
Flashcard 2:
Frente: Como os feromônios são utilizados no manejo de pragas?
Flashcard 3:
Frente: Os semioquímicos podem eliminar completamente uma população de pragas ao longo dos anos?
Flashcard 4:
Frente: O que são feromônios?
Flashcard 5:
Frente: Qual a principal vantagem do uso de feromônios no controle de pragas?
Flashcard 6:
Frente: O que é confusão sexual (confundimento) no uso de semioquímicos?
Flashcard 7:
Frente: O que é captura massal no manejo de pragas?
Flashcard 8:
Frente: Como o uso de plantas repelentes ou atrativas pode auxiliar no manejo de pragas?
Flashcard 9:
Frente: Como os feromônios ajudam a melhorar a eficiência dos pesticidas convencionais?
FLASHCARDS DESSA QUESTÃO – PERGUNTAS E RESPOSTAS:
Flashcard 1:
Frente: O que são semioquímicos?
Verso: São substâncias químicas que afetam o comportamento de outros organismos, sendo amplamente usados no manejo de pragas, especialmente os feromônios.
Flashcard 2:
Frente: Como os feromônios são utilizados no manejo de pragas?
Verso: Eles são usados para monitoramento, captura massal e confundimento sexual, ajudando a reduzir a população de pragas sem o uso intensivo de pesticidas.
Flashcard 3:
Frente: Os semioquímicos podem eliminar completamente uma população de pragas ao longo dos anos?
Verso: Não, os semioquímicos ajudam a controlar a população de pragas, mas não as eliminam completamente, mantendo-as abaixo do nível de dano econômico.
Flashcard 4:
Frente: O que são feromônios?
Verso: Substâncias químicas produzidas por organismos que servem para comunicação.
Flashcard 5:
Frente: Qual a principal vantagem do uso de feromônios no controle de pragas?
Verso: Redução do uso de pesticidas e menor impacto ambiental.
Flashcard 6:
Frente: O que é confusão sexual (confundimento) no uso de semioquímicos?
Verso: Técnica que consiste em saturar o ambiente com feromônios sexuais, dificultando o encontro entre machos e fêmeas, e reduzindo a população de pragas.
Flashcard 7:
Frente: O que é captura massal no manejo de pragas?
Verso: É o uso de armadilhas com feromônios para capturar grandes quantidades de pragas, suprimindo diretamente suas populações.
Flashcard 8:
Frente: Como o uso de plantas repelentes ou atrativas pode auxiliar no manejo de pragas?
Verso: Essas plantas podem repelir pragas ou atrair inimigos naturais, ajudando a controlar as populações de insetos sem o uso direto de inseticidas, uma prática comum em consórcios agrícolas.
Flashcard 9:
Frente: Como os feromônios ajudam a melhorar a eficiência dos pesticidas convencionais?
Verso: Eles permitem o monitoramento das populações de insetos-praga por meio de armadilhas, ajudando a identificar o momento ideal para aplicar pesticidas e evitando aplicações desnecessárias.
MAPA MENTAL DESSA QUESTÃO:
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