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TÉCNICO AGRÍCOLA – Questões do CEBRASPE – 2011/2024 – 1/5

QUESTÃO 1

Assunto: Viveiros Florestais / Produção de Mudas

 

Banca/Concurso: CEBRASPE (CESPE) – 2024 – Profissional Nível Técnico I (ITAIPU)/Técnico Agrícola

 

A respeito dos viveiros florestais para a produção de mudas de espécies arbóreas, julgue os itens seguintes.

I Os viveiros são classificados de acordo com a propriedade, o objetivo, a produção e a longevidade.

II De acordo com objetivo, os viveiros podem ser para produção, quarentena, ensino, pesquisa e extensão.

III Nos viveiros florestais, a produção de mudas de espécies arbóreas é obtida apenas pelo método sexuado.

Assinale a opção correta.

A) Nenhum item está certo.

B) Apenas o item II está certo.

C) Apenas o item III está certo.

D) Apenas os itens I e II estão certos.

E) Apenas os itens I e III estão certos.

 

Gabarito: Alternativa “D”

 

Comentário Sintético:

A questão aborda a classificação e os métodos de produção utilizados em viveiros florestais para a produção de mudas de espécies arbóreas. A resposta correta é a alternativa “D”, pois os itens I e II estão corretos. Os viveiros são realmente classificados com base na propriedade, objetivo, produção e longevidade (item I), e podem ter diferentes objetivos, como produção, quarentena, ensino, pesquisa e extensão (item II). No entanto, o item III está incorreto, pois as mudas podem ser obtidas tanto por métodos sexuados quanto assexuados, como enxertia e estaquia.

 

 

Comentário Extensivo (mais detalhado):

 

Explicação dos Termos Técnicos:

Viveiro Florestal: Local destinado à produção de mudas de espécies florestais, com o objetivo de suprir a demanda para projetos de reflorestamento, recuperação de áreas degradadas, arborização e outros fins.

Propagação sexuada: Produção de mudas a partir de sementes, com a união de gametas, resultando em maior variabilidade genética.

Propagação assexuada: Produção de mudas sem a união de gametas, por meio de técnicas como estaquia, enxertia e mergulhia, resultando em plantas geneticamente idênticas à planta-mãe.

Quarentena em viveiros: Processo para isolar e observar plantas em um ambiente controlado, geralmente para evitar a disseminação de pragas e doenças.

 

Justificativas:

Item I (Correto): Viveiros florestais podem ser classificados de acordo com a propriedade (pública ou privada), o objetivo (produção, ensino, pesquisa, etc.), a produção (pequena, média ou grande escala) e a longevidade (temporários ou permanentes). Essas são classificações amplamente aceitas na literatura sobre viveiros.

Item II (Correto): Viveiros podem, de fato, ser destinados a várias finalidades, como produção de mudas, quarentena, ensino, pesquisa e extensão. Esse item está correto, pois reflete as diferentes finalidades atribuídas aos viveiros florestais.

Item III (Incorreto): A produção de mudas em viveiros florestais não é limitada apenas ao método sexuado. As mudas também podem ser obtidas por métodos assexuados, como estaquia e enxertia, que são amplamente usados para garantir a uniformidade genética de espécies de interesse.

 

Flashcards dessa questão – perguntas:

Flashcard 1:

Frente: A produção de mudas de espécies arbóreas é obtida apenas pelo método sexuado?

 

Flashcard 2:

Frente: O que é um viveiro florestal?

 

Flashcard 3:

Frente: Quais métodos podem ser usados para garantir a uniformidade genética de mudas em viveiros florestais?

 

Flashcard 4:

Frente: O que caracteriza a longevidade de um viveiro florestal?

 

Flashcard 5:

Frente: Quais são os principais critérios de classificação dos viveiros florestais?

 

Flashcard 6:

Frente: Quais são os principais objetivos de um viveiro florestal?

 

Flashcard 7:

Frente: Quais métodos são usados na propagação de mudas em viveiros florestais?

 

Flashcard 8:

Frente: O que caracteriza o método assexuado na produção de mudas em viveiros florestais?

 

Flashcard 9:

Frente: Qual a importância dos viveiros florestais na pesquisa e extensão?

 

Flashcards dessa questão – perguntas e respostas:

Flashcard 1:

Frente: A produção de mudas de espécies arbóreas é obtida apenas pelo método sexuado?

Verso: Não, a produção de mudas pode ser feita tanto por métodos sexuados (semeadura) quanto assexuados (estaquia, enxertia, etc.).

 

Flashcard 2:

Frente: O que é um viveiro florestal?

Verso: É uma área destinada à produção de mudas de espécies arbóreas, com condições controladas para garantir a qualidade das plantas.

 

Flashcard 3:

Frente: Quais métodos podem ser usados para garantir a uniformidade genética de mudas em viveiros florestais?

Verso: Métodos assexuados, como estaquia e enxertia, são utilizados para garantir a uniformidade genética das mudas em viveiros florestais.

 

Flashcard 4:

Frente: O que caracteriza a longevidade de um viveiro florestal?

Verso: A longevidade de um viveiro florestal pode ser temporária ou permanente, dependendo da finalidade e da escala de produção.

 

Flashcard 5:

Frente: Quais são os principais critérios de classificação dos viveiros florestais?

Verso:
Os viveiros florestais são classificados de acordo com:

  • Propriedade (pública ou privada)
  • Objetivo (produção, ensino, pesquisa, extensão, quarentena)
  • Produção (pequena, média ou grande escala)
  • Longevidade (temporários ou permanentes)

 

Flashcard 6:

Frente: Quais são os principais objetivos de um viveiro florestal?

Verso:
Os objetivos de um viveiro florestal incluem:

  • Produção de mudas
  • Quarentena
  • Ensino
  • Pesquisa
  • Extensão

 

Flashcard 7:

Frente: Quais métodos são usados na propagação de mudas em viveiros florestais?

Verso: Nos viveiros florestais, as mudas podem ser propagadas por métodos sexuados (sementes) e assexuados (estaquia, enxertia, alporquia).

 

Flashcard 8:

Frente: O que caracteriza o método assexuado na produção de mudas em viveiros florestais?

Verso: Métodos assexuados, como a estaquia e enxertia, permitem a reprodução de mudas sem a necessidade de sementes, preservando as características genéticas da planta original.

 

Flashcard 9:

Frente: Qual a importância dos viveiros florestais na pesquisa e extensão?

Verso: Viveiros florestais desempenham um papel importante em atividades de pesquisa e extensão, fornecendo suporte para o desenvolvimento de novas técnicas de cultivo e manejo florestal.

 

MAPA MENTAL DESSA QUESTÃO:

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QUESTÃO 2

Assunto: Silvicultura / Manejo Florestal

 

Banca/Concurso: CEBRASPE (CESPE) – 2024 – Profissional Nível Técnico I (ITAIPU)/Técnico Agrícola

 

No que se refere às práticas de desbaste e desrama no contexto de tratamento silvicultural, assinale a opção correta.

A) A intensidade e a frequência da desrama não afetam a área foliar, portanto não influenciam o crescimento da árvore.

B) O objetivo dos desbastes é aumentar a competição entre os indivíduos remanescentes, uma vez que reduz a quantidade dos recursos disponíveis na área.

C) A prática de desrama é considerada uma prática simples, de baixo custo e fácil mão de obra.

D) O desbaste seletivo consiste na retirada de árvores do povoamento sem uma prévia seleção dos indivíduos.

E) Espaçamentos mais adensados no início da implantação da floresta resulta na necessidade de desbastes mais precoces no povoamento.

 

Gabarito: Alternativa “E”

 

Comentário Sintético:

A questão aborda práticas de desbaste e desrama no tratamento silvicultural. A alternativa correta é a “E”, pois quando árvores são plantadas com espaçamentos mais adensados, a competição por recursos aumenta, levando à necessidade de desbastes mais precoces para promover melhores condições de crescimento para as árvores remanescentes. As outras alternativas estão incorretas: a intensidade e a frequência da desrama afetam o crescimento das árvores (A), o desbaste visa reduzir a competição (B), a desrama não é necessariamente uma prática de baixo custo (C), e o desbaste seletivo envolve uma seleção prévia das árvores (D).

 

 

Comentário Extensivo (mais detalhado):

 

Explicação dos Termos Técnicos:

Desbaste: Prática silvicultural que envolve a remoção de árvores de uma floresta plantada, com o objetivo de reduzir a competição por luz, água e nutrientes, favorecendo o crescimento das árvores remanescentes.

Desrama: Corte seletivo dos galhos e ramos das árvores, geralmente para melhorar a qualidade da madeira ao reduzir nós ou defeitos, além de favorecer a ventilação e a iluminação do povoamento.

Povoamento florestal: Conjunto de árvores em uma área florestal, geralmente de mesma espécie e idade, manejado para a produção de madeira ou outros produtos florestais.

 

Justificativa do gabarito:

A alternativa “E” está correta, pois, quando as árvores são plantadas em espaçamentos mais adensados (menor distância entre as plantas), há maior competição entre elas por recursos naturais como luz, água e nutrientes. Essa competição intensa leva à necessidade de realizar desbastes precoces, retirando algumas árvores para proporcionar melhores condições de crescimento às remanescentes.

 

Justificativa das demais alternativas:

Alternativa A (Incorreta): A intensidade e a frequência da desrama afetam a área foliar, e essa prática pode, sim, influenciar o crescimento da árvore. A remoção excessiva de ramos reduz a capacidade fotossintética da planta, impactando diretamente seu desenvolvimento.

Alternativa B (Incorreta): O objetivo dos desbastes é reduzir a competição entre os indivíduos remanescentes, e não aumentar a competição. Ao remover parte das árvores, mais recursos ficam disponíveis para as que permanecem no local, promovendo seu crescimento.

Alternativa C (Incorreta): Embora a desrama possa ser considerada uma prática simples em algumas circunstâncias, ela envolve custos consideráveis, especialmente quando feita manualmente em larga escala, exigindo uma mão de obra especializada para garantir que o procedimento seja executado corretamente.

Alternativa D (Incorreta): O desbaste seletivo consiste na retirada de árvores com uma prévia seleção, baseada em critérios como vigor, sanidade ou crescimento das árvores. A alternativa afirma erroneamente que o desbaste seletivo não envolve seleção prévia.

 

Flashcards dessa questão – perguntas:

Flashcard 1:

Frente: O que é o desbaste em florestas plantadas?

 

Flashcard 2:

Frente: Como a desrama influencia o crescimento das árvores?

 

Flashcard 3:

Frente: Qual a relação entre espaçamento e necessidade de desbaste?

 

Flashcard 4:

Frente: Qual o objetivo principal da desrama?

 

Flashcard 5:

Frente: O que acontece em povoamentos florestais com espaçamentos mais adensados no início da implantação?

 

Flashcard 6:

Frente: A intensidade e a frequência da desrama influenciam o crescimento das árvores?

 

Flashcard 7:

Frente: Qual é o objetivo dos desbastes em povoamentos florestais?

 

Flashcard 8:

Frente: O desbaste seletivo é realizado sem prévia seleção das árvores a serem retiradas?

 

Flashcard 9:

Frente: A prática de desrama é de baixo custo e fácil execução?

 

Flashcard 10:

Frente: A intensidade da desrama afeta o crescimento da árvore?

 

Flashcard 11:

Frente: Espaçamentos adensados requerem desbastes precoces?

 

Flashcards dessa questão – perguntas e respostas:

Flashcard 1:

Frente: O que é o desbaste em florestas plantadas?

Verso: O desbaste é a remoção de árvores para reduzir a competição entre as remanescentes, melhorando seu acesso a recursos como luz, água e nutrientes.

 

Flashcard 2:

Frente: Como a desrama influencia o crescimento das árvores?

Verso: A desrama pode reduzir a área foliar, impactando a fotossíntese e, consequentemente, o crescimento das árvores, dependendo da intensidade e da frequência da prática.

 

Flashcard 3:

Frente: Qual a relação entre espaçamento e necessidade de desbaste?

Verso: Espaçamentos mais adensados exigem desbastes mais precoces devido à maior competição entre as árvores.

 

Flashcard 4:

Frente: Qual o objetivo principal da desrama?

Verso: Melhorar a qualidade da madeira, produzindo troncos mais retos e com menos nós.

 

Flashcard 5:

Frente: O que acontece em povoamentos florestais com espaçamentos mais adensados no início da implantação?

Verso: Espaçamentos mais adensados resultam na necessidade de desbastes mais precoces, devido à maior competição entre as árvores por recursos naturais como luz, água e nutrientes.

 

Flashcard 6:

Frente: A intensidade e a frequência da desrama influenciam o crescimento das árvores?

Verso: Sim. A intensidade e a frequência da desrama afetam a área foliar e podem influenciar diretamente o crescimento das árvores, pois a remoção excessiva de ramos reduz a capacidade fotossintética.

 

Flashcard 7:

Frente: Qual é o objetivo dos desbastes em povoamentos florestais?

Verso: O objetivo dos desbastes é reduzir a competição entre as árvores remanescentes, permitindo que mais recursos naturais estejam disponíveis para promover o crescimento das árvores que permanecem.

 

Flashcard 8:

Frente: O desbaste seletivo é realizado sem prévia seleção das árvores a serem retiradas?

Verso: Não. O desbaste seletivo envolve uma prévia seleção das árvores a serem retiradas, com base em critérios como vigor, sanidade e crescimento das árvores.

 

Flashcard 9:

Frente: A prática de desrama é de baixo custo e fácil execução?

Verso: Não necessariamente. Embora possa ser simples em algumas circunstâncias, a desrama envolve custos consideráveis, especialmente em larga escala, e requer mão de obra especializada para garantir sua correta execução.

 

Flashcard 10:

Frente: A intensidade da desrama afeta o crescimento da árvore?

Verso: Sim, a intensidade e a frequência da desrama afetam a área foliar e, consequentemente, o crescimento da árvore.

 

Flashcard 11:

Frente: Espaçamentos adensados requerem desbastes precoces?

Verso: Sim, o espaçamento adensado gera maior competição entre as árvores, exigindo desbastes precoces.

 

MAPA MENTAL DESSA QUESTÃO:

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QUESTÃO 3

Assunto: Silvicultura / Análise de Vegetação

 

Banca/Concurso: CEBRASPE (CESPE) – 2024 – Profissional Nível Técnico I (ITAIPU)/Técnico Agrícola

 

Em relação aos parâmetros que são calculados na análise da estrutura horizontal da floresta, julgue os próximos itens.

I Densidade ou abundância refere-se ao número de indivíduos de cada espécie na composição do povoamento.

II Dominância é a estimativa da área basal da espécie e do povoamento florestal por hectare.

III A frequência mede a distribuição de cada espécie sobre a área, podendo ser absoluta ou relativa.

Assinale a opção correta.

A) Apenas o item II está certo.

B) Apenas o item III está certo.

C) Apenas os itens I e II estão certos.

D) Apenas os itens I e III estão certos.

E) Todos os itens estão certos.

 

Gabarito: Alternativa “E”

 

Comentário Sintético:

A questão trata da análise da estrutura horizontal da floresta, sendo a alternativa correta a “E”, já que todos os itens estão certos. O item I está correto ao afirmar que a densidade ou abundância se refere ao número de indivíduos de cada espécie. O item II também está correto ao definir dominância como a estimativa da área basal das espécies e do povoamento por hectare. O item III está correto ao indicar que a frequência mede a distribuição espacial das espécies, podendo ser absoluta ou relativa. Esses parâmetros são essenciais para entender a estrutura florestal.

 

 

Comentário Extensivo (mais detalhado):

 

Explicação dos Termos Técnicos:

Estrutura horizontal da floresta: Refere-se à distribuição espacial das árvores em uma área, considerando aspectos como número de indivíduos, área ocupada e frequência de ocorrência.

Densidade (ou Abundância): Refere-se ao número de indivíduos de uma espécie presentes em uma determinada área. Esse parâmetro é importante para medir o grau de ocupação de uma espécie na floresta.

Dominância: Representa a estimativa da área basal de uma espécie em relação à área total da floresta, expressa por hectare. A área basal corresponde à soma das seções transversais dos troncos das árvores à altura do peito, e sua importância está relacionada ao volume e biomassa da floresta.

Frequência: Mede a distribuição espacial de uma espécie dentro da área de amostragem. Pode ser expressa de duas maneiras:

  • Frequência Absoluta: Número total de parcelas onde a espécie está presente.
  • Frequência Relativa: Percentual que a espécie ocupa em relação à presença de outras espécies na área.

 

Justificativas:

Todos os itens estão corretos, pois refletem conceitos fundamentais da análise de estrutura horizontal da floresta, usados para descrever e caracterizar a composição das espécies dentro de um ecossistema florestal.

Item I: A densidade ou abundância é um parâmetro fundamental para caracterizar a estrutura horizontal da floresta, indicando a quantidade de indivíduos de cada espécie.

Item II: A dominância, medida pela área basal, reflete a importância de cada espécie em termos de ocupação do espaço e biomassa.

Item III: A frequência, tanto absoluta quanto relativa, indica a distribuição espacial das espécies e sua importância na composição do povoamento.

 

Flashcards dessa questão – perguntas:

Flashcard 1:

Frente: O que é a densidade ou abundância em uma análise florestal?

 

Flashcard 2:

Frente: O que significa a dominância em um povoamento florestal?

 

Flashcard 3:

Frente: Como se mede a frequência de uma espécie em uma área florestal?

 

Flashcard 4:

Frente: O que é estrutura horizontal da floresta?

 

Flashcard 5:

Frente: O que mede a densidade em uma análise fitossociológica?

 

Flashcard 6:

Frente: Qual a diferença entre densidade e dominância?

 

Flashcard 7:

Frente: O que mede a densidade ou abundância na análise da estrutura horizontal de uma floresta?

 

Flashcard 8:

Frente: O que a dominância representa na análise estrutural de um povoamento florestal?

 

Flashcard 9:

Frente: Como a frequência é utilizada na análise da estrutura horizontal de uma floresta?

 

Flashcard 10:

Frente: Qual parâmetro da estrutura horizontal florestal mede a quantidade de indivíduos de cada espécie?

 

Flashcard 11:

Frente: A dominância considera a quantidade de indivíduos ou a área ocupada por uma espécie?

 

Flashcard 12:

Frente: O que a frequência relativa indica na análise florestal?

 

Flashcards dessa questão – perguntas e respostas:

Flashcard 1:

Frente: O que é a densidade ou abundância em uma análise florestal?

Verso: É o número de indivíduos de cada espécie na composição do povoamento florestal.

 

Flashcard 2:

Frente: O que significa a dominância em um povoamento florestal?

Verso: Dominância é a estimativa da área basal de uma espécie e do povoamento por hectare.

 

Flashcard 3:

Frente: Como se mede a frequência de uma espécie em uma área florestal?

Verso: A frequência mede a distribuição da espécie na área, podendo ser absoluta (número total de parcelas onde a espécie está presente) ou relativa (percentual em relação a outras espécies).

 

Flashcard 4:

Frente: O que é estrutura horizontal da floresta?

Verso: É a distribuição espacial das árvores em uma área, considerando aspectos como número de indivíduos, área ocupada e frequência de ocorrência.

 

Flashcard 5:

Frente: O que mede a densidade em uma análise fitossociológica?

Verso: A densidade mede o número de indivíduos de uma espécie por unidade de área.

 

Flashcard 6:

Frente: Qual a diferença entre densidade e dominância?

Verso: A densidade refere-se ao número de indivíduos, enquanto a dominância mede a área basal ocupada por uma espécie.

 

Flashcard 7:

Frente: O que mede a densidade ou abundância na análise da estrutura horizontal de uma floresta?

Verso: A densidade ou abundância refere-se ao número de indivíduos de cada espécie na composição do povoamento florestal.

 

Flashcard 8:

Frente: O que a dominância representa na análise estrutural de um povoamento florestal?

Verso: A dominância é a estimativa da área basal da espécie e do povoamento florestal por hectare, refletindo a ocupação de espaço e biomassa de cada espécie.

 

Flashcard 9:

Frente: Como a frequência é utilizada na análise da estrutura horizontal de uma floresta?

Verso: A frequência mede a distribuição de cada espécie sobre a área da floresta, podendo ser absoluta ou relativa, e ajuda a caracterizar a importância espacial das espécies.

 

Flashcard 10:

Frente: Qual parâmetro da estrutura horizontal florestal mede a quantidade de indivíduos de cada espécie?

Verso: A densidade ou abundância mede a quantidade de indivíduos de cada espécie em um povoamento florestal.

 

Flashcard 11:

Frente: A dominância considera a quantidade de indivíduos ou a área ocupada por uma espécie?
Verso: A dominância considera a área ocupada por uma espécie, medida pela sua área basal, e reflete a importância da espécie em termos de biomassa e espaço.

 

Flashcard 12:

Frente: O que a frequência relativa indica na análise florestal?

Verso: A frequência relativa indica a proporção de parcelas onde uma determinada espécie está presente em relação ao total de parcelas amostradas, mostrando sua distribuição no povoamento.

 

MAPA MENTAL DESSA QUESTÃO:

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QUESTÃO 4

Assunto: Fatores climáticos / Queimadas e Incêndios Florestais

 

Banca/Concurso: CEBRASPE (CESPE) – 2024 – Profissional Nível Técnico I (ITAIPU)/Técnico Agrícola

 

Assinale a opção correta, no que diz respeito à influência dos fatores climáticos na ocorrência de queimadas.

A) A permanência do ar em baixas temperaturas deve promover a diminuição do conteúdo de água presente nos combustíveis.

B) A propagação do fogo é dificultada durante o início do período vespertino, o que facilita o combate de incêndios nesse período.

C) O microclima da floresta é fortemente influenciado pelo vento, por aumentar a umidade relativa do ar e diminuir as taxas de evaporação.

D) A intensidade do fogo é igual a quantidade de combustível disponível somada à velocidade de propagação do fogo.

E) Se a umidade relativa do ar for menor ou igual a 40%, às 10 horas da manhã de certo dia, então o perigo de incêndio poderá ser considerado muito alto.

 

Gabarito: Alternativa “E”

 

Comentário Sintético:

A questão aborda a influência de fatores climáticos nas queimadas, sendo correta a alternativa “E”. A umidade relativa do ar inferior ou igual a 40% às 10 horas da manhã indica um perigo elevado de incêndio, pois condições de baixa umidade tornam a vegetação mais suscetível à ignição. As demais alternativas estão incorretas: temperaturas baixas não secam o combustível, o período vespertino tende a aumentar a propagação do fogo, o vento geralmente diminui a umidade do ar, e a intensidade do fogo não é apenas uma soma simples de combustível e velocidade de propagação.

 

 

Comentário Extensivo (mais detalhado):

 

Explicação dos Termos Técnicos:

Umidade Relativa do Ar: A quantidade de vapor de água presente no ar em relação ao máximo que ele pode reter, dependendo da temperatura. Níveis baixos de umidade relativa indicam condições favoráveis à propagação de incêndios, pois a vegetação fica mais seca e inflamável.

Fatores Climáticos: Elementos como temperatura, umidade, vento e radiação solar, que influenciam diretamente a possibilidade de incêndios florestais. Esses fatores determinam a secagem da vegetação e a propagação do fogo.

Combustível Florestal: Refere-se à vegetação (viva ou morta), húmus e outros materiais orgânicos que podem queimar durante um incêndio.

Microclima: Condições climáticas em uma pequena área, como dentro de uma floresta, que podem diferir do clima geral da região.

 

Justificativa do gabarito:

A opção “E” está correta porque níveis de umidade relativa abaixo de 40% indicam condições propícias para a ocorrência e propagação de incêndios florestais. Isso ocorre porque a baixa umidade acelera a secagem da vegetação, que se torna mais inflamável. A análise de umidade do ar às 10 horas da manhã é uma prática comum na previsão de risco de incêndios.

 

Justificativa das demais alternativas:

Opção A: A permanência do ar em baixas temperaturas não promove a diminuição do conteúdo de água nos combustíveis, pois temperaturas baixas geralmente mantêm a umidade mais alta.

Opção B: Durante o período vespertino (meio da tarde), as temperaturas costumam ser mais elevadas e a umidade mais baixa, favorecendo a propagação do fogo e dificultando o combate a incêndios, ao contrário do que é sugerido na questão.

Opção C: O vento geralmente reduz a umidade relativa do ar e aumenta a evaporação, o que aumenta o risco de incêndios, não o contrário, como indicado na questão.

Opção D: A intensidade do fogo é influenciada por diversos fatores, como a quantidade de combustível disponível, a velocidade do vento e as condições de umidade, mas não pode ser simplificada como a soma de “quantidade de combustível” e “velocidade de propagação do fogo”.

 

Flashcards dessa questão – perguntas:

Flashcard 1:

Frente: O que significa umidade relativa do ar abaixo de 40% em termos de risco de incêndio?

 

Flashcard 2:

Frente: Como o vento influencia o microclima em áreas florestais?

 

Flashcard 3:

Frente: Quando a propagação de fogo é mais intensa durante o dia?

 

Flashcard 4:

Frente: Qual a relação entre umidade relativa do ar e o risco de incêndio?

 

Flashcard 5:

Frente: Qual a influência do vento nos incêndios florestais?

 

Flashcard 6:

Frente: Quais são os principais fatores que influenciam a intensidade de um incêndio florestal?

 

Flashcard 7:

Frente: A permanência de baixas temperaturas promove a diminuição do conteúdo de água nos combustíveis?

 

Flashcard 8:

Frente: Por que o combate ao fogo no período vespertino (meio da tarde) é mais difícil?

 

Flashcard 9:

Frente: A intensidade do fogo é simplesmente a soma da quantidade de combustível disponível e da velocidade de propagação?

 

Flashcards dessa questão – perguntas e respostas:

Flashcard 1:

Frente: O que significa umidade relativa do ar abaixo de 40% em termos de risco de incêndio?

Verso: Indica um risco muito alto de incêndios, pois a vegetação seca mais rapidamente e se torna inflamável.

 

Flashcard 2:

Frente:  Como o vento influencia o microclima em áreas florestais?

Verso: O vento reduz a umidade relativa do ar e aumenta a evaporação, tornando a vegetação mais suscetível a incêndios.

 

Flashcard 3:

Frente: Quando a propagação de fogo é mais intensa durante o dia?

Verso: No período vespertino, quando as temperaturas são mais altas e a umidade relativa do ar é mais baixa, favorecendo a propagação do fogo.

 

Flashcard 4:

Frente: Qual a relação entre umidade relativa do ar e o risco de incêndio?

Verso: Quanto menor a umidade relativa do ar, maior o risco de incêndio, pois os combustíveis ficam mais secos e inflamáveis.

 

Flashcard 5:

Frente: Qual a influência do vento nos incêndios florestais?

Verso: O vento aumenta a propagação do fogo, diminuindo a umidade relativa do ar e levando brasas para longas distâncias.

 

Flashcard 6:

Frente: Quais são os principais fatores que influenciam a intensidade de um incêndio florestal?

Verso: Quantidade e tipo de combustível, topografia, umidade, vento e temperatura.

 

Flashcard 7:

Frente: A permanência de baixas temperaturas promove a diminuição do conteúdo de água nos combustíveis?

Verso: Não. Baixas temperaturas geralmente mantêm a umidade mais alta, o que não favorece a diminuição do conteúdo de água nos combustíveis.

 

Flashcard 8:

Frente: Por que o combate ao fogo no período vespertino (meio da tarde) é mais difícil?

Verso: Porque as temperaturas costumam ser mais elevadas e a umidade mais baixa, o que favorece a propagação do fogo e dificulta o combate a incêndios.

 

Flashcard 9:

Frente: A intensidade do fogo é simplesmente a soma da quantidade de combustível disponível e da velocidade de propagação?

Verso: Não. A intensidade do fogo é influenciada por vários fatores, como a quantidade de combustível, velocidade do vento e condições de umidade, não podendo ser resumida como uma simples

 

MAPA MENTAL DESSA QUESTÃO:

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QUESTÃO 5

Assunto: Sistemas Agroflorestais / Conservação do Solo

 

Banca/Concurso: CEBRASPE (CESPE) – 2024 – Profissional Nível Técnico I (ITAIPU)/Técnico Agrícola

 

Os sistemas agroflorestais caracterizam-se

A) pela uniformidade de culturas, que diminui as fontes de renda e aumenta a insegurança alimentar e econômica.

B) pela incorporação de carbono nos troncos e nas raízes das árvores, que reduz a disponibilidade de matéria orgânica no solo.

C) pelo aumento da erosão e pela diminuição da perda de nutrientes por lixiviação.

D) pela recuperação e manutenção da fertilidade por meio da ação das árvores.

E) pela vulnerabilidade contra eventos climáticos extremos e ventos.

 

Gabarito: Alternativa “D”

 

Comentário Sintético:

Os sistemas agroflorestais (SAFs) se caracterizam por promover a recuperação e manutenção da fertilidade do solo, principalmente devido à ação das árvores, como indicado corretamente na alternativa “D”. As árvores auxiliam na ciclagem de nutrientes, aumentam a matéria orgânica e protegem o solo contra erosão e lixiviação. As outras alternativas estão incorretas, pois SAFs não reduzem matéria orgânica, aumentam a diversidade e resiliência econômica e ambiental, e não intensificam a erosão ou a vulnerabilidade a eventos climáticos extremos.

 

 

Comentário Extensivo (mais detalhado):

 

Explicação dos Termos Técnicos:

Sistemas Agroflorestais (SAFs): Práticas agrícolas que combinam o plantio de árvores, culturas agrícolas e, em alguns casos, pecuária, promovendo a recuperação de áreas degradadas e a manutenção da fertilidade do solo.

Recuperação da Fertilidade do Solo: Em SAFs, a presença de árvores auxilia na ciclagem de nutrientes, retenção de umidade, e no aumento da matéria orgânica, o que promove a recuperação e manutenção da fertilidade do solo.

Erosão: Processo de desgaste do solo que pode ser mitigado pela presença de árvores, que protegem a superfície do solo contra a ação de chuvas e ventos fortes.

Lixiviação: Processo pelo qual nutrientes do solo são dissolvidos em água e carregados para camadas mais profundas, diminuindo a disponibilidade de nutrientes para as plantas. SAFs ajudam a reduzir a lixiviação ao criar um ambiente de maior proteção para o solo.

Fertilidade do solo: Capacidade do solo em fornecer nutrientes para o crescimento das plantas.

 

Justificativa do gabarito:

A opção “D” é a correta, pois um dos principais benefícios dos sistemas agroflorestais é a capacidade de promover a recuperação e a manutenção da fertilidade do solo por meio da ação das árvores. As árvores desempenham um papel importante na ciclagem de nutrientes, na proteção do solo contra a erosão, no aumento da matéria orgânica e na retenção de umidade.

 

Justificativa das demais alternativas:

Opção A: Errada. SAFs são conhecidos pela diversidade de culturas, que aumentam as fontes de renda e segurança alimentar, ao invés de reduzi-las.

Opção B: Errada. As árvores em SAFs ajudam a aumentar a matéria orgânica do solo, tanto pela queda de folhas e galhos quanto pela contribuição das raízes.

Opção C: Errada. SAFs diminuem a erosão, pois a cobertura vegetal e a presença de árvores protegem o solo contra a ação de chuvas e ventos, além de melhorar a estrutura do solo, reduzindo a lixiviação.

Opção E: Errada. SAFs tendem a aumentar a resiliência das áreas de cultivo contra eventos climáticos extremos, já que a presença de árvores e maior biodiversidade criam microclimas e protegem as culturas.

 

Flashcards dessa questão – perguntas:

Flashcard 1:

Frente: O que são sistemas agroflorestais?

 

Flashcard 2:

Frente: Qual é uma das principais contribuições dos sistemas agroflorestais para o solo?

 

Flashcard 3:

Frente: Como os sistemas agroflorestais (SAFs) influenciam a erosão do solo?

 

Flashcard 4:

Frente: Os sistemas agroflorestais (SAFs) aumentam ou diminuem a lixiviação de nutrientes do solo?

 

Flashcard 5:

Frente: Qual é um dos principais benefícios dos sistemas agroflorestais (SAFs)?

 

Flashcard 6:

Frente: Os sistemas agroflorestais (SAFs) aumentam ou diminuem a diversidade de culturas?

 

Flashcard 7:

Frente: Como os sistemas agroflorestais (SAFs) impactam a matéria orgânica no solo?

 

Flashcard 8:

Frente: Os sistemas agroflorestais aumentam ou diminuem a erosão do solo?

 

Flashcard 9:

Frente: Sistemas agroflorestais (SAFs) são mais ou menos vulneráveis a eventos climáticos extremos?

 

Flashcard 10:

Frente: Qual é uma das principais características dos sistemas agroflorestais (SAFs)?

 

Flashcard 11:

Frente: Os sistemas agroflorestais (SAFs) promovem a uniformidade de culturas, diminuindo as fontes de renda?

 

Flashcard 12:

Frente: As árvores nos sistemas agroflorestais reduzem a disponibilidade de matéria orgânica no solo?

 

Flashcard 13:

Frente: Como os sistemas agroflorestais afetam a erosão do solo?

 

Flashcard 14:

Frente: Qual é o principal benefício dos sistemas agroflorestais em relação à fertilidade do solo?

 

Flashcards dessa questão – perguntas e respostas:

Flashcard 1:

Frente: O que são sistemas agroflorestais?

Verso: Sistemas de produção agrícola que integram árvores a cultivos agrícolas e/ou animais.

 

Flashcard 2:

Frente: Qual é uma das principais contribuições dos sistemas agroflorestais para o solo?

Verso: A recuperação e manutenção da fertilidade do solo por meio da ação das árvores.

 

Flashcard 3:

Frente: Como os sistemas agroflorestais (SAFs) influenciam a erosão do solo?

Verso: SAFs diminuem a erosão, pois as árvores protegem o solo da ação de chuvas e ventos.

 

Flashcard 4:

Frente: Os sistemas agroflorestais (SAFs) aumentam ou diminuem a lixiviação de nutrientes do solo?

Verso: SAFs ajudam a diminuir a lixiviação, criando um ambiente que protege o solo e retém mais nutrientes.

 

Flashcard 5:

Frente: Qual é um dos principais benefícios dos sistemas agroflorestais (SAFs)?

Verso: A recuperação e manutenção da fertilidade do solo por meio da ação das árvores, promovendo a ciclagem de nutrientes.

 

Flashcard 6:

Frente: Os sistemas agroflorestais (SAFs) aumentam ou diminuem a diversidade de culturas?

Verso: Aumentam a diversidade de culturas, o que contribui para aumentar as fontes de renda e a segurança alimentar.

 

Flashcard 7:

Frente: Como os sistemas agroflorestais (SAFs) impactam a matéria orgânica no solo?

Verso: SAFs aumentam a matéria orgânica no solo, com a contribuição das árvores por meio da queda de folhas, galhos e raízes.

 

Flashcard 8:

Frente: Os sistemas agroflorestais aumentam ou diminuem a erosão do solo?

Verso: Diminuem a erosão, pois a presença de árvores protege o solo contra a ação de chuvas e ventos, melhorando sua estrutura.

 

Flashcard 9:

Frente: Sistemas agroflorestais (SAFs) são mais ou menos vulneráveis a eventos climáticos extremos?

Verso: Menos vulneráveis, pois as árvores e a biodiversidade nos SAFs criam microclimas e protegem as culturas contra eventos climáticos extremos.

 

Flashcard 10:

Frente: Qual é uma das principais características dos sistemas agroflorestais (SAFs)?

Verso: SAFs são caracterizados pela recuperação e manutenção da fertilidade do solo por meio da ação das árvores.

 

Flashcard 11:

Frente: Os sistemas agroflorestais (SAFs) promovem a uniformidade de culturas, diminuindo as fontes de renda?

Verso: Não. SAFs são conhecidos por promoverem a diversidade de culturas, aumentando as fontes de renda e a segurança alimentar.

 

Flashcard 12:

Frente: As árvores nos sistemas agroflorestais reduzem a disponibilidade de matéria orgânica no solo?

Verso: Não. As árvores em SAFs aumentam a matéria orgânica no solo por meio da queda de folhas, galhos e pela contribuição das raízes.

 

Flashcard 13:

Frente: Como os sistemas agroflorestais afetam a erosão do solo?

Verso: SAFs diminuem a erosão, pois as árvores e a cobertura vegetal protegem o solo contra a ação de chuvas e ventos, além de melhorar a estrutura do solo.

 

Flashcard 14:

Frente: Qual é o principal benefício dos sistemas agroflorestais em relação à fertilidade do solo?

Verso: Os sistemas agroflorestais promovem a recuperação e manutenção da fertilidade do solo por meio da ação das árvores, que auxiliam na ciclagem de nutrientes, proteção contra erosão e aumento da matéria orgânica.

 

MAPA MENTAL DESSA QUESTÃO:

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QUESTÃO 6

Assunto: Bacias Hidrográficas / Uso Eficiente da Terra e Recursos Hídricos

 

Banca/Concurso: CEBRASPE (CESPE) – 2024 – Profissional Nível Técnico I (ITAIPU)/Técnico Agrícola

 

A respeito da gestão territorial e das bacias hidrográficas, assinale a opção correta.

A) Após a intensificação da mudança no uso da terra e o consequente incremento das áreas compactadas, ocorre um aumento na infiltração das águas das chuvas.

B) A identificação da aptidão das bacias hidrográficas não é considerada fator importante para a definição de políticas de uso econômico e ambiental da área.

C) Para a caracterização do uso da terra em uma bacia hidrográfica, prescinde-se da representação das áreas naturais, como florestas nativas, e das áreas antropizadas, como as urbanizadas e ocupadas pela agropecuária.

D) Embora a gestão ideal das bacias hidrográficas deva considerar os usos múltiplos da água, a definição de aptidão para cada área não contribui para o planejamento mais eficiente e para obtenção de melhores resultados.

E) Para uma bacia hidrográfica ter aptidão para irrigação, além de dispor de água com qualidade adequada e em volume suficiente para atendimento da demanda, é preciso que o acesso às águas seja facilitado e que os solos da área sejam férteis, profundos e planos.

 

Gabarito: Alternativa “E”

 

Comentário Sintético:

A questão aborda a gestão territorial e das bacias hidrográficas, destacando que, para uma bacia hidrográfica ser adequada para irrigação, é necessário que, além de haver água em quantidade e qualidade suficientes, o solo da área também seja fértil, profundo e plano, com fácil acesso à água, como corretamente indicado na alternativa “E”. As outras alternativas estão incorretas, pois a compactação do solo reduz a infiltração de água (A), a identificação da aptidão das bacias é essencial para políticas econômicas e ambientais (B), a caracterização do uso da terra é indispensável no planejamento territorial (C), e a definição de aptidão contribui significativamente para o planejamento eficiente das bacias (D).

 

 

Comentário Extensivo (mais detalhado):

 

Explicação dos Termos Técnicos:

Bacia hidrográfica: Área geográfica delimitada em que todas as águas pluviais convergem para um ponto comum, como um rio ou lago, representando a principal unidade de planejamento e gestão de recursos hídricos.

Uso do solo: Refere-se à maneira como o solo é utilizado, abrangendo atividades agrícolas, urbanas e florestais. O uso correto é fundamental para a conservação dos recursos hídricos e para a aptidão agrícola.

Aptidão de uso: Avaliação da capacidade natural de uma área para atividades específicas, como irrigação, que depende de fatores como qualidade e disponibilidade da água, solo fértil e acesso facilitado.

 

Justificativa do gabarito:

A opção “E” é a correta, pois, para que uma bacia hidrográfica seja apta para a irrigação, não basta apenas ter água em quantidade suficiente e de boa qualidade. É necessário que haja condições adequadas no solo, como fertilidade, profundidade e planicidade, além de acesso fácil à água. Esses fatores influenciam diretamente a eficiência do sistema de irrigação e o sucesso da produção agrícola, conforme orientações de gestão territorial sustentável e planejamento de uso de solo.

 

Justificativa das demais alternativas:

Opção A: Errada. A compactação do solo reduz a infiltração da água das chuvas, favorecendo o escoamento superficial, o que pode aumentar a erosão e diminuir a recarga dos aquíferos.

Opção B: Errada. Identificar a aptidão das bacias hidrográficas é crucial para a definição de políticas que integrem o uso econômico e ambiental de forma equilibrada, favorecendo a sustentabilidade.

Opção C: Errada. A caracterização do uso da terra é essencial para o planejamento adequado, considerando tanto as áreas naturais quanto as áreas antropizadas, como as urbanas e agropecuárias.

Opção D: Errada. Definir a aptidão de áreas dentro de uma bacia hidrográfica é fundamental para o planejamento eficiente, otimizando o uso de recursos e promovendo o desenvolvimento sustentável.

 

Flashcards dessa questão – perguntas:

Flashcard 1:

Frente: Quais fatores são necessários para que uma bacia hidrográfica seja apta para irrigação?

 

Flashcard 2:

Frente: O que acontece com a infiltração da água em áreas de solo compactado?

 

Flashcard 3:

Frente: Por que a identificação da aptidão de uma bacia hidrográfica é importante?

 

Flashcard 4:

Frente: O que é uma bacia hidrográfica?

 

Flashcard 5:

Frente: O que significa aptidão de uma bacia hidrográfica?

 

Flashcard 6:

Frente: Quais são as condições necessárias para que uma bacia hidrográfica tenha aptidão para irrigação?

 

Flashcard 7:

Frente: Como a compactação do solo afeta a infiltração das águas das chuvas?

 

Flashcard 8:

Frente: A definição de aptidão das áreas dentro de uma bacia hidrográfica contribui para o planejamento eficiente?

 

Flashcard 9:

Frente: O que ocorre com a infiltração da água das chuvas em áreas compactadas?

 

Flashcard 10:

Frente: A identificação da aptidão das bacias hidrográficas é importante para a definição de políticas de uso econômico e ambiental?

 

Flashcards dessa questão – perguntas e respostas:

Flashcard 1:

Frente: Quais fatores são necessários para que uma bacia hidrográfica seja apta para irrigação?

Verso: Disponibilidade de água de boa qualidade e volume suficiente, acesso facilitado à água, e solos férteis, profundos e planos.

 

Flashcard 2:

Frente: O que acontece com a infiltração da água em áreas de solo compactado?

Verso: A infiltração diminui, favorecendo o escoamento superficial e aumentando o risco de erosão.

 

Flashcard 3:

Frente: Por que a identificação da aptidão de uma bacia hidrográfica é importante?

Verso: Para orientar políticas de uso econômico e ambiental de maneira sustentável, garantindo o aproveitamento eficiente dos recursos hídricos e do solo.

 

Flashcard 4:

Frente: O que é uma bacia hidrográfica?

Verso: É a área de terra drenada por um rio principal e seus afluentes.

 

Flashcard 5:

Frente: O que significa aptidão de uma bacia hidrográfica?

Verso: É a capacidade de uma bacia para determinado uso, considerando aspectos como a qualidade da água, o tipo de solo e a topografia.

 

Flashcard 6:

Frente: Quais são as condições necessárias para que uma bacia hidrográfica tenha aptidão para irrigação?

Verso: A bacia precisa de água de boa qualidade e em volume suficiente, além de solos férteis, profundos e planos, com acesso facilitado à água.

 

Flashcard 7:

Frente: Como a compactação do solo afeta a infiltração das águas das chuvas?

Verso: A compactação do solo reduz a infiltração, aumentando o escoamento superficial e favorecendo a erosão.

 

Flashcard 8:

Frente: A definição de aptidão das áreas dentro de uma bacia hidrográfica contribui para o planejamento eficiente?

Verso: Sim, a definição de aptidão é fundamental para otimizar o uso dos recursos e promover o desenvolvimento sustentável.

 

Flashcard 9:

Frente: O que ocorre com a infiltração da água das chuvas em áreas compactadas?

Verso: A compactação do solo reduz a infiltração da água das chuvas, aumentando o escoamento superficial e diminuindo a recarga dos aquíferos.

 

Flashcard 10:

Frente: A identificação da aptidão das bacias hidrográficas é importante para a definição de políticas de uso econômico e ambiental?

Verso: Sim. A identificação da aptidão das bacias hidrográficas é essencial para a definição de políticas que integrem o uso econômico e ambiental de forma equilibrada.

 

MAPA MENTAL DESSA QUESTÃO:

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QUESTÃO 7

Assunto: Saúde Animal / Doenças crônicas e seus sinais clínicos em animais.

 

Banca/Concurso: CEBRASPE (CESPE) – 2021 – Assistente de Fiscalização da Defesa Agropecuária (ADAPAR)/Técnico de Manejo e Meio Ambiente

 

Algumas doenças evoluem de forma aguda e levam os animais a óbito em poucas horas; outras doenças evoluem para a forma crônica. Assinale a opção que apresenta sinal clínico de doença crônica.

A) estro intermitente

B) cólica intestinal

C) agressividade

D) febre

E) emagrecimento progressivo

 

Gabarito: Alternativa “E”

 

Comentário Sintético:

A questão aborda a identificação de um sinal clínico típico de doenças crônicas, e a alternativa correta é “E” (emagrecimento progressivo). Esse sintoma reflete a deterioração lenta e contínua do estado geral do animal, característico de condições de longa duração, como infecções persistentes ou doenças metabólicas. As demais alternativas referem-se a sinais clínicos de condições agudas ou específicas, como o estro intermitente (A), a cólica intestinal (B), a agressividade (C) e a febre (D), que não são indicativos de evolução crônica.

 

 

Comentário Extensivo (mais detalhado):

 

Explicação dos Termos Técnicos:

Doença aguda: Doença com início súbito, evolução rápida e sinais clínicos intensos.

Doença crônica: É uma doença de evolução lenta e persistente ao longo do tempo. Diferente das doenças agudas, que têm início rápido e muitas vezes levam ao óbito em curto prazo, as doenças crônicas duram meses ou anos e apresentam sinais progressivos, como o emagrecimento.

Emagrecimento progressivo: É uma perda gradual e contínua de peso, associada a várias doenças crônicas, como verminoses, problemas metabólicos, ou doenças infecciosas persistentes.

Sinais clínicos: São as manifestações visíveis ou detectáveis de uma doença em um animal, como febre, emagrecimento, ou comportamentos anormais.

 

Justificativa do gabarito:

A opção “E” (Emagrecimento progressivo) é a correta porque o emagrecimento gradual é um dos sinais mais comuns de doenças crônicas. Em doenças de longa duração, como verminoses ou doenças infecciosas crônicas, o corpo do animal se deteriora lentamente, levando à perda de peso contínua ao longo do tempo.

 

Justificativa das demais alternativas:

Opção A: Incorreta. O estro intermitente refere-se a ciclos reprodutivos irregulares, o que é mais um sinal de problemas reprodutivos do que de uma doença crônica.

Opção B: Incorreta. A cólica intestinal é uma condição aguda, muitas vezes grave, que exige intervenção rápida. Não é um sinal de doença crônica.

Opção C: Incorreta. A agressividade pode ser um comportamento relacionado a vários fatores, incluindo doenças agudas e estresse, mas não é tipicamente um sinal de doença crônica.

Opção D: Incorreta. A febre é um sintoma agudo comum em resposta a infecções ou inflamações, sendo geralmente uma reação imediata do corpo e não um sinal de doença crônica.

 

Flashcards dessa questão – perguntas:

Flashcard 1:

Frente: O que é um sinal clínico típico de doença crônica em animais?

 

Flashcard 2:

Frente: Qual é a diferença entre doenças agudas e crônicas?

 

Flashcard 3:

Frente: A febre é um sinal de doença crônica ou aguda?

 

Flashcard 4:

Frente: Por que o emagrecimento progressivo é associado a doenças crônicas?

 

Flashcard 5:

Frente: O que caracteriza uma cólica intestinal em animais, em termos de evolução da doença?

 

Flashcard 6:

Frente: A febre é um sinal típico de doença crônica ou aguda?

 

Flashcard 7:

Frente: O que é o estro intermitente e ele está associado a doenças crônicas?

 

Flashcards dessa questão – perguntas e respostas:

Flashcard 1:

Frente: O que é um sinal clínico típico de doença crônica em animais?

Verso: Emagrecimento progressivo.

 

Flashcard 2:

Frente:: Qual é a diferença entre doenças agudas e crônicas?

Verso: Doenças agudas evoluem rapidamente e têm curta duração, enquanto doenças crônicas evoluem lentamente e persistem por longo tempo.

 

Flashcard 3:

Frente: A febre é um sinal de doença crônica ou aguda?

Verso: A febre é geralmente um sinal de doença aguda.

 

Flashcard 4:

Frente: Por que o emagrecimento progressivo é associado a doenças crônicas?

Verso: Porque em doenças de longa duração, como verminoses ou infecções crônicas, o corpo do animal perde peso de forma contínua ao longo do tempo.

 

Flashcard 5:

Frente: O que caracteriza uma cólica intestinal em animais, em termos de evolução da doença?

Verso: A cólica intestinal é uma condição aguda, que exige intervenção rápida, e não um sinal de doença crônica.

 

Flashcard 6:

Frente: A febre é um sinal típico de doença crônica ou aguda?

Verso: Febre é um sinal típico de uma resposta aguda do corpo, geralmente em infecções ou inflamações.

 

Flashcard 7:

Frente: O que é o estro intermitente e ele está associado a doenças crônicas?

Verso: O estro intermitente refere-se a ciclos reprodutivos irregulares e está mais associado a problemas reprodutivos do que a doenças crônicas.

 

MAPA MENTAL DESSA QUESTÃO:

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QUESTÃO 8

Assunto: Entomologia / Controle Biológico de Pragas

 

Banca/Concurso: CEBRASPE (CESPE) – 2021 – Assistente de Fiscalização da Defesa Agropecuária (ADAPAR)/Técnico de Manejo e Meio Ambiente

 

No controle biológico de pragas, são utilizados inimigos naturais. Esse controle pode ser feito de forma natural, de forma clássica e de forma artificial ou aplicada. Em relação ao controle biológico de pragas, assinale a opção correta.

A) No controle biológico natural, é vedada a utilização de inseticidas com seletividade fisiológica ou ecológica para a preservação e(ou) incremento das populações de inimigos naturais.

B) O controle biológico clássico utiliza o aumento da diversidade vegetal nos agroecossistemas nas áreas vizinhas, uma vez que as árvores, arbustos e ervas servem de abrigo, local de nidificação e fonte de alimentação complementar para os inimigos naturais.

C) A manutenção do solo coberto por vegetação diminui as populações de inimigos naturais, uma vez que a umidade acarreta mortalidade de predadores e parasitoides de pequeno tamanho.

D) No controle biológico artificial ou aplicado, o inimigo natural, após criação massal em laboratório, é liberado no campo para o controle da praga.

E) O aumento da matéria orgânica nos solos diminui as populações de inimigos naturais, pois alguns deles, como besouros predadores e competidores, alimentam-se também da matéria orgânica.

 

Gabarito: Alternativa “D”

 

Comentário Sintético:

A questão trata das diferentes formas de controle biológico de pragas e destaca a alternativa correta como a opção “D”. No controle biológico artificial ou aplicado, os inimigos naturais das pragas, após serem criados em massa em laboratórios, são liberados no campo para realizar o controle da praga. Esse método é uma prática comum em áreas agrícolas para reduzir o uso de agrotóxicos. As demais alternativas apresentam erros conceituais, como a afirmação de que a vegetação ou a matéria orgânica reduziria a população de inimigos naturais, o que na realidade contribui para aumentar sua presença ao fornecer melhores condições ambientais para sua sobrevivência e atuação.

 

 

Comentário Extensivo (mais detalhado):

 

Explicação dos Termos Técnicos:

Controle biológico: É a utilização de inimigos naturais para reduzir a população de pragas agrícolas a níveis que não causem danos econômicos. Os inimigos naturais podem ser predadores, parasitoides ou patógenos.

Controle biológico natural: Ocorrência espontânea de inimigos naturais em um ecossistema, sem intervenção humana.

Controle biológico artificial (ou aplicado): Consiste em criar e liberar grandes quantidades de inimigos naturais no ambiente agrícola para combater as pragas. Esses inimigos são reproduzidos massalmente em laboratório.

Controle biológico clássico: Envolve a introdução de inimigos naturais em um novo ambiente, geralmente onde a praga não tem predadores naturais, visando restabelecer o equilíbrio ecológico.

Inimigos naturais: São organismos que atacam ou se alimentam de pragas, como joaninhas (predadoras de pulgões), vespas parasitoides, ou fungos entomopatogênicos.

 

Justificativa do gabarito:

A opção “D” está correta porque o controle biológico aplicado ou artificial refere-se à liberação intencional de inimigos naturais criados massalmente em laboratório para controlar populações de pragas. Essa estratégia é muito utilizada em culturas com alta infestação de pragas e é uma prática comum em programas de controle biológico em larga escala.

 

Justificativa das demais alternativas:

Opção A: Incorreta. O controle biológico natural refere-se à preservação dos inimigos naturais já presentes no ambiente, e o uso de inseticidas seletivos pode ser permitido para não prejudicar essas populações.

Opção B: Incorreta. O controle biológico clássico envolve a introdução de inimigos naturais em um novo ambiente, não necessariamente através da manipulação da diversidade vegetal.

Opção C: Incorreta. A cobertura vegetal geralmente ajuda a manter as populações de inimigos naturais ao fornecer um microclima favorável e abrigo, o que favorece sua sobrevivência.

Opção E: Incorreta. A matéria orgânica no solo geralmente melhora as condições ambientais para muitos inimigos naturais, como besouros predadores e outros insetos benéficos.

 

Flashcards dessa questão – perguntas:

Flashcard 1:

Frente: O que é controle biológico aplicado?

 

Flashcard 2:

Frente: Qual é a diferença entre controle biológico clássico e aplicado?

 

Flashcard 3:

Frente: Como a cobertura vegetal influencia o controle biológico natural?

 

Flashcard 4:

Frente: O que é controle biológico de pragas?

 

Flashcard 5:

Frente: Qual a diferença entre controle biológico natural e artificial?

 

Flashcard 6:

Frente: Cite uma vantagem do controle biológico.

 

Flashcard 7:

Frente: O aumento da matéria orgânica no solo prejudica ou favorece os inimigos naturais?

 

Flashcard 8:

Frente: O uso de inseticidas seletivos é permitido no controle biológico natural?

 

Flashcard 9:

Frente: A cobertura do solo com vegetação diminui as populações de inimigos naturais?

 

Flashcard 10:

Frente: O aumento de matéria orgânica no solo reduz as populações de inimigos naturais?

 

Flashcard 11:

Frente: O controle biológico clássico utiliza o aumento da diversidade vegetal nos agroecossistemas?

 

Flashcards dessa questão – perguntas e respostas:

Flashcard 1:

Frente: O que é controle biológico aplicado?

Verso: É a liberação massal de inimigos naturais criados em laboratório no campo para o controle de pragas.

 

Flashcard 2:

Frente: Qual é a diferença entre controle biológico clássico e aplicado?

Verso: O controle clássico envolve a introdução de inimigos naturais em um novo ambiente, enquanto o aplicado envolve a criação massal e liberação dos inimigos naturais.

 

Flashcard 3:

Frente: Como a cobertura vegetal influencia o controle biológico natural?

Verso: A cobertura vegetal favorece a sobrevivência dos inimigos naturais, fornecendo abrigo e melhorando o microclima.

 

Flashcard 4:

Frente: O que é controle biológico de pragas?

Verso: Utilização de inimigos naturais para controlar populações de pragas.

 

Flashcard 5:

Frente: Qual a diferença entre controle biológico natural e artificial?

Verso: O natural ocorre espontaneamente, enquanto o artificial envolve a criação e liberação de inimigos naturais em laboratório.

 

Flashcard 6:

Frente: Cite uma vantagem do controle biológico.

Verso: Maior seletividade, menor impacto ambiental e menor custo a longo prazo.

 

Flashcard 7:

Frente: O aumento da matéria orgânica no solo prejudica ou favorece os inimigos naturais?

Verso: Favorece, pois a matéria orgânica melhora o ambiente para muitos inimigos naturais, como besouros predadores.

 

Flashcard 8:

Frente: O uso de inseticidas seletivos é permitido no controle biológico natural?

Verso: Sim, inseticidas seletivos podem ser usados para não prejudicar os inimigos naturais presentes no ambiente.

 

Flashcard 9:

Frente: A cobertura do solo com vegetação diminui as populações de inimigos naturais?

Verso: Não. A cobertura vegetal ajuda a manter as populações de inimigos naturais, fornecendo abrigo e um microclima favorável para sua sobrevivência.

 

Flashcard 10:

Frente: O aumento de matéria orgânica no solo reduz as populações de inimigos naturais?

Verso: Não. O aumento de matéria orgânica no solo melhora as condições ambientais e pode aumentar as populações de inimigos naturais, como besouros predadores.

 

Flashcard 11:

Frente: O controle biológico clássico utiliza o aumento da diversidade vegetal nos agroecossistemas?

Verso: Não. O controle biológico clássico envolve a introdução de inimigos naturais em um novo ambiente, sem depender da diversidade vegetal.

 

MAPA MENTAL DESSA QUESTÃO:

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QUESTÃO 9

Assunto: Sanidade Animal / Doenças de Notificação Obrigatória

 

Banca/Concurso: CEBRASPE (CESPE) – 2021 – Assistente de Fiscalização da Defesa Agropecuária (ADAPAR)/Técnico de Manejo e Meio Ambiente

 

A Instrução Normativa n.º 50/2013 do MAPA apresenta uma lista de doenças que acometem animais e que, por consequência, geram grande impacto econômico no Brasil. De acordo com essa norma, assinale a opção em que as doenças indicadas estão erradicadas ou nunca foram registradas no país, mas requerem notificação imediata de caso suspeito ou diagnóstico laboratorial.

A) actinomicose; adenovirose; anaplasmose bovina

B) fasciolose hepática; coccidiose aviária; linfadenite caseosa

C) rinite atrófica; ceratoconjuntivite rickétsica; varíola bovina

D) peste dos pequenos ruminantes; brucelose (Brucella melitensis); síndrome reprodutiva e respiratória suína

E) pneumonia enzoótica (Mycoplasma hyopneumoniae); febre catarral maligna; tétano (Clostridium tetani)

 

Gabarito: Alternativa “D”

 

Comentário Sintético:

A questão trata da Instrução Normativa n.º 50/2013 do MAPA e pede que o candidato identifique doenças que nunca foram registradas ou já foram erradicadas no Brasil, mas que exigem notificação imediata em caso de suspeita ou diagnóstico. A resposta correta é a alternativa “D”, que lista doenças como a peste dos pequenos ruminantes, brucelose causada por Brucella melitensis e síndrome reprodutiva e respiratória suína, as quais, de fato, nunca foram registradas no Brasil ou estão erradicadas, mas são de alto impacto econômico e requerem notificação imediata. As demais alternativas citam doenças já registradas no Brasil e que não exigem notificação imediata em caso suspeito.

 

 

Comentário Extensivo (mais detalhado):

 

Explicação dos Termos Técnicos:

Instrução Normativa n.º 50/2013 (MAPA): Documento que regulamenta a lista de doenças de notificação obrigatória no Brasil, de acordo com os riscos de introdução ou disseminação, e o impacto econômico que podem causar.

Peste dos pequenos ruminantes: Doença viral grave que afeta principalmente cabras e ovelhas. Esta doença nunca foi registrada no Brasil, mas é notificada como de alta importância devido ao seu impacto potencial na pecuária.

Brucelose (Brucella melitensis): Doença bacteriana que afeta caprinos e ovinos. Não é endêmica no Brasil, mas, em caso de suspeita, requer notificação imediata, pois pode afetar a saúde pública e a pecuária.

Síndrome Reprodutiva e Respiratória Suína (PRRS): Doença viral que afeta suínos, causando graves perdas econômicas. Embora não registrada no Brasil, também deve ser notificada imediatamente em caso de suspeita.

 

Justificativa do gabarito:

A opção “D”está correta porque todas as doenças listadas — peste dos pequenos ruminantes, brucelose causada por Brucella melitensis e a síndrome reprodutiva e respiratória suína — são doenças que nunca foram registradas no Brasil ou já foram erradicadas. No entanto, de acordo com a Instrução Normativa nº 50/2013 do MAPA, qualquer caso suspeito dessas doenças deve ser notificado imediatamente, devido ao risco de introdução e ao impacto econômico que causariam.

 

Justificativa das demais alternativas:

Opção A (Actinomicose, Adenovirose, Anaplasmose bovina): Essas são doenças que já foram registradas no Brasil e não se enquadram como doenças de notificação obrigatória em casos suspeitos.

Opção B (Fasciolose hepática, Coccidiose aviária, Linfadenite caseosa): São doenças que ocorrem no Brasil e não estão erradicadas, nem são de notificação imediata.

Opção C (Rinite atrófica, Ceratoconjuntivite rickétsica, Varíola bovina): Também são doenças já registradas no Brasil, não fazendo parte das doenças erradicadas ou que nunca foram registradas.

Opção E (Pneumonia enzoótica, Febre catarral maligna, Tétano): São doenças que ocorrem no Brasil, sendo o tétano uma doença comum em várias espécies, incluindo animais de produção.

 

Flashcards dessa questão – perguntas:

Flashcard 1:

Frente: Qual é o status da peste dos pequenos ruminantes no Brasil?

 

Flashcard 2:

Frente: O que a Instrução Normativa n.º 50/2013 do MAPA regula?

 

Flashcard 3:

Frente: Quais doenças listadas na Instrução Normativa n.º 50/2013 do MAPA nunca foram registradas ou estão erradicadas no Brasil, mas requerem notificação imediata?

 

Flashcard 4:

Frente: A actinomicose, adenovirose e anaplasmose bovina requerem notificação imediata de caso suspeito no Brasil?

 

Flashcard 5:

Frente: Por que a peste dos pequenos ruminantes é de notificação imediata, apesar de nunca ter sido registrada no Brasil?

 

Flashcard 6:

Frente: Doenças como a rinite atrófica e a varíola bovina estão erradicadas ou nunca foram registradas no Brasil?

 

Flashcard 7:

Frente: Qual é a justificativa para notificar imediatamente casos suspeitos de doenças como peste dos pequenos ruminantes e síndrome reprodutiva e respiratória suína?

 

Flashcard 8:

Frente: Doenças como actinomicose, adenovirose e anaplasmose bovina exigem notificação imediata no Brasil?

 

Flashcard 9:

Frente: A fasciolose hepática e a linfadenite caseosa estão erradicadas no Brasil?

 

Flashcard 10:

Frente: Por que doenças como pneumonia enzoótica e tétano não exigem notificação imediata?

 

Flashcard 11:

Frente: A rinite atrófica, cerato conjuntivite rickétsica e varíola bovina são doenças erradicadas no Brasil?

 

Flashcards dessa questão – perguntas e respostas:

Flashcard 1:

Frente: Qual é o status da peste dos pequenos ruminantes no Brasil?

Verso: A peste dos pequenos ruminantes nunca foi registrada no Brasil, mas é de notificação obrigatória em caso de suspeita.

 

Flashcard 2:

Frente: O que a Instrução Normativa n.º 50/2013 do MAPA regula?

Verso: A lista de doenças que requerem notificação obrigatória no Brasil, classificadas de acordo com sua importância econômica e sanitária.

 

Flashcard 3:

Frente: Quais doenças listadas na Instrução Normativa n.º 50/2013 do MAPA nunca foram registradas ou estão erradicadas no Brasil, mas requerem notificação imediata?

Verso: Peste dos pequenos ruminantes, brucelose (Brucella melitensis), e síndrome reprodutiva e respiratória suína (PRRS).

 

Flashcard 4:

Frente: A actinomicose, adenovirose e anaplasmose bovina requerem notificação imediata de caso suspeito no Brasil?

Verso: Não, essas doenças já foram registradas no Brasil e não fazem parte das doenças de notificação imediata.

 

Flashcard 5:

Frente: Por que a peste dos pequenos ruminantes é de notificação imediata, apesar de nunca ter sido registrada no Brasil?

Verso: Porque sua introdução no Brasil teria grande impacto econômico e sanitário, justificando a notificação imediata de qualquer suspeita.

 

Flashcard 6:

Frente: Doenças como a rinite atrófica e a varíola bovina estão erradicadas ou nunca foram registradas no Brasil?

Verso: Não, essas doenças já foram registradas no Brasil e não estão erradicadas, portanto não são de notificação imediata.

 

Flashcard 7:

Frente: Qual é a justificativa para notificar imediatamente casos suspeitos de doenças como peste dos pequenos ruminantes e síndrome reprodutiva e respiratória suína?

Verso: Essas doenças nunca foram registradas ou já foram erradicadas no Brasil, e sua notificação imediata visa prevenir a reintrodução e minimizar seu impacto econômico.

 

Flashcard 8:

Frente: Doenças como actinomicose, adenovirose e anaplasmose bovina exigem notificação imediata no Brasil?

Verso: Não. Essas doenças já foram registradas no Brasil e não estão na lista de doenças que exigem notificação imediata.

 

Flashcard 9:

Frente: A fasciolose hepática e a linfadenite caseosa estão erradicadas no Brasil?

Verso: Não. Ambas ocorrem no Brasil e não exigem notificação imediata em casos suspeitos.

 

Flashcard 10:

Frente: Por que doenças como pneumonia enzoótica e tétano não exigem notificação imediata?

Verso: Essas doenças ocorrem no Brasil regularmente, sendo o tétano comum em várias espécies, por isso não estão na lista de doenças de notificação obrigatória imediata.

 

Flashcard 11:

Frente: A rinite atrófica, cerato conjuntivite rickétsica e varíola bovina são doenças erradicadas no Brasil?

Verso: Não, essas doenças já foram registradas no Brasil e não estão erradicadas.

 

MAPA MENTAL DESSA QUESTÃO:

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QUESTÃO 10

Assunto: Manejo e Conservação de Solo / Adubação Verde

 

Banca/Concurso: CEBRASPE (CESPE) – 2018 – Auxiliar Institucional (IPHAN)/Área 5

 

O uso adequado do solo e a adoção de um conjunto de práticas e procedimentos conservacionistas visam, não somente diminuir as forças do processo erosivo, mas também propiciar um melhor manejo do solo, para recuperar ou manter sua capacidade produtiva para a obtenção de melhor viabilidade econômica.

Tendo o texto precedente como referência e considerando os vários aspectos a ele relacionados, julgue o item a seguir.

De maneira geral, não há diminuição da produção da cultura imediata devido à incorporação de adubo verde de plantas não leguminosas, dispensando-se, portanto, a aplicação suplementar de outra fonte de nitrogênio.

C) Certo

E) Errado

 

Gabarito: Alternativa “E”

 

Comentário Sintético:

A questão trata da incorporação de adubo verde de plantas não leguminosas e a necessidade de suplementação de nitrogênio no solo. A afirmativa está incorreta (alternativa “E”) porque as plantas não leguminosas, ao contrário das leguminosas, não fixam nitrogênio atmosférico, o que pode resultar em deficiência desse nutriente no solo após a incorporação do adubo verde. Por isso, é necessário complementar com outras fontes de nitrogênio para garantir a produtividade da cultura seguinte. A falta de suplementação pode comprometer a produção, especialmente em culturas com alta demanda por nitrogênio.

 

 

Comentário Extensivo (mais detalhado):

 

Explicação dos Termos Técnicos:

Adubação verde: Técnica agrícola que consiste na incorporação de plantas, geralmente leguminosas ou outras espécies, no solo para aumentar sua fertilidade e melhorar suas características físicas, químicas e biológicas.

Plantas não leguminosas: São plantas que não fixam nitrogênio atmosférico. Diferente das leguminosas, que possuem a capacidade de fixar nitrogênio por meio de uma simbiose com bactérias do gênero Rhizobium, as não leguminosas não oferecem essa vantagem.

Nitrogênio: Nutriente essencial para o crescimento das plantas, necessário em grandes quantidades. Sua suplementação no solo é fundamental, principalmente em culturas que demandam altos níveis de nitrogênio.

 

Justificativas:

A afirmação é incorreta porque plantas não leguminosas, utilizadas como adubo verde, não têm a capacidade de fixar nitrogênio atmosférico como as leguminosas. Por isso, quando se utiliza adubação verde com plantas não leguminosas, é necessário complementar a adubação com uma fonte de nitrogênio, principalmente se a cultura a ser implantada tiver alta demanda desse nutriente. Se não houver a suplementação, pode ocorrer uma diminuição na produção, já que o solo pode não ter nitrogênio suficiente para suprir as necessidades da cultura.

Ou seja, a incorporação de adubo verde de plantas não leguminosas pode melhorar as propriedades físicas e biológicas do solo, mas, em geral, resulta em uma diminuição temporária do nitrogênio disponível para a cultura seguinte. Por isso, é comum a necessidade de suplementar o solo com outras fontes de nitrogênio, como fertilizantes nitrogenados, para garantir a produtividade da cultura.

 

Flashcards dessa questão – perguntas:

Flashcard 1:

Frente: Qual a diferença entre leguminosas e não leguminosas na adubação verde?

 

Flashcard 2:

Frente: Por que é necessário complementar com nitrogênio em adubação verde com plantas não leguminosas?

 

Flashcard 3:

Frente:  Qual é a importância do nitrogênio para a produtividade agrícola?

 

Flashcard 4:

Frente: O que é adubo verde?

 

Flashcard 5:

Frente: A incorporação de adubo verde de plantas não leguminosas aumenta ou diminui a disponibilidade de nitrogênio no solo para a cultura seguinte?

 

Flashcard 6:

Frente: Plantas não leguminosas utilizadas como adubo verde têm a capacidade de fixar nitrogênio atmosférico?

 

Flashcard 7:

Frente: É necessária a suplementação com outra fonte de nitrogênio ao utilizar adubação verde com plantas não leguminosas?

 

Flashcard 8:

Frente: O que pode ocorrer se não houver suplementação de nitrogênio após o uso de adubo verde de plantas não leguminosas?

 

Flashcard 9:

Frente: Qual é o impacto imediato no solo ao utilizar adubo verde de plantas não leguminosas?

 

Flashcard 10:

Frente: O uso de adubo verde de plantas não leguminosas dispensa a suplementação de nitrogênio?

 

Flashcard 11:

Frente: Qual é o impacto da incorporação de adubo verde de plantas não leguminosas no solo?

 

Flashcard 12:

Frente: Por que plantas leguminosas são preferíveis como adubo verde em relação às não leguminosas?

 

Flashcard 13:

Frente: O que pode ocorrer com a produção da cultura imediata se adubação verde com plantas não leguminosas for utilizada sem suplementação?

 

Flashcard 14:

Frente: As plantas não leguminosas utilizadas como adubo verde são capazes de fixar nitrogênio atmosférico?

 

Flashcards dessa questão – perguntas e respostas:

Flashcard 1:

Frente: Qual a diferença entre leguminosas e não leguminosas na adubação verde?

Verso: Leguminosas fixam nitrogênio atmosférico, enquanto não leguminosas não possuem essa capacidade, necessitando de suplementação de nitrogênio.

 

Flashcard 2:

Frente: Por que é necessário complementar com nitrogênio em adubação verde com plantas não leguminosas?

Verso: Porque as plantas não leguminosas não fixam nitrogênio, podendo deixar o solo deficiente desse nutriente, o que afeta a produtividade.

 

Flashcard 3:

Frente: Qual é a importância do nitrogênio para a produtividade agrícola?

Verso: O nitrogênio é essencial para o crescimento das plantas e deve ser reposto no solo, especialmente em culturas com alta demanda desse nutriente.

 

Flashcard 4:

Frente: O que é adubo verde?

Verso: Massa vegetal incorporada ao solo para melhorar suas propriedades.

 

Flashcard 5:

Frente: A incorporação de adubo verde de plantas não leguminosas aumenta ou diminui a disponibilidade de nitrogênio no solo para a cultura seguinte?

Verso: Diminui, pois as plantas não leguminosas absorvem o nitrogênio presente no solo.

 

Flashcard 6:

Frente: Plantas não leguminosas utilizadas como adubo verde têm a capacidade de fixar nitrogênio atmosférico?

Verso: Não, plantas não leguminosas não fixam nitrogênio atmosférico como as leguminosas.

 

Flashcard 7:

Frente: É necessária a suplementação com outra fonte de nitrogênio ao utilizar adubação verde com plantas não leguminosas?

Verso: Sim, é necessário complementar a adubação com uma fonte de nitrogênio, especialmente em culturas com alta demanda desse nutriente.

 

Flashcard 8:

Frente: O que pode ocorrer se não houver suplementação de nitrogênio após o uso de adubo verde de plantas não leguminosas?

Verso: Pode ocorrer uma diminuição na produção da cultura seguinte devido à insuficiência de nitrogênio no solo.

 

Flashcard 9:

Frente: Qual é o impacto imediato no solo ao utilizar adubo verde de plantas não leguminosas?

Verso: Melhora as propriedades físicas e biológicas do solo, mas pode haver uma diminuição temporária no nitrogênio disponível.

 

Flashcard 10:

Frente: O uso de adubo verde de plantas não leguminosas dispensa a suplementação de nitrogênio?

Verso: Não. Plantas não leguminosas não fixam nitrogênio atmosférico, por isso é necessário suplementar com uma fonte de nitrogênio para garantir a produtividade da cultura seguinte.

 

Flashcard 11:

Frente: Qual é o impacto da incorporação de adubo verde de plantas não leguminosas no solo?

Verso: A incorporação melhora as propriedades físicas e biológicas do solo, mas pode reduzir temporariamente a disponibilidade de nitrogênio, necessitando de suplementação.

 

Flashcard 12:

Frente: Por que plantas leguminosas são preferíveis como adubo verde em relação às não leguminosas?

Verso: Plantas leguminosas fixam nitrogênio atmosférico, o que reduz a necessidade de suplementação de nitrogênio, ao contrário das não leguminosas.

 

Flashcard 13:

Frente: O que pode ocorrer com a produção da cultura imediata se adubação verde com plantas não leguminosas for utilizada sem suplementação?

Resposta: A produção pode diminuir devido à insuficiência de nitrogênio no solo, que é necessário para o crescimento da cultura.

 

Flashcard 14:

Frente: As plantas não leguminosas utilizadas como adubo verde são capazes de fixar nitrogênio atmosférico?

Resposta: Não. Plantas não leguminosas não fixam nitrogênio atmosférico, ao contrário das leguminosas.

 

MAPA MENTAL DESSA QUESTÃO:

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Cristiano Gonçalves

Editor do Blog. Pós-Graduado em Direito. Advogado. Doutor em Ciência do Solo. Mestre em Agronomia. Engenheiro Agrônomo. Professor. Analista em Ciência e Tecnologia Sênior do CNPq.

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